Introdução: O baby-led weaning (BLW) é um método de alimentação infantil onde o próprio bebê, a partir dos 6 meses de idade, pratica seu ‘’auto-desmame’’. O BLW pode estar associado a aspectos positivos como as crianças não serem forçadas a comer, gerando menos ansiedade dos cuidadores, e consequentemente, menos pressão para a criança se alimentar. Outros benefícios do BLW são que as crianças adeptas a esse método estão mais sujeitas ao aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida como determina a Organização Mundial da Saúde (OMS), o que consequentemente gera a criança uma proteção importante contra infecções, excesso de peso, diabetes mellitus e má oclusão dentária. Objetivos: O presente trabalho tem como objetivo explicar o método baby-led weaning e os seus benefícios nutricionais para crianças Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa descritiva, no qual foram utilizadas as plataformas de pesquisa Literatura Internacional em Ciências da Saúde e Biomédica (MEDLINE),National Libary of Medicine National Institutes of Health dos EUA (PUBMED), Scientific Eletronic Library Online ( SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência da Saúde (LILACS), Índice Bibliografico Espanhol e Ciência0 da Saúde (IBECS). A pesquisa utilizou a combinação dos descritores, ‘’weaning’’,‘’desmame’’,‘’baby-led weaning’’,‘’children’’,‘’criança’’,‘’baby’’,‘’bebê’’. Foram considerados como critérios de inclusão artigos cientificos publicados em inglês e português, no período de 2001 a 2019, que avaliaram o método BLW e realizados com bebês a partir de seis meses de idade, avaliando o método blw na teória e na prática. A coleta de dados foi realizada através da exploração de estudos que abordam o método BLW durante os meses de junho a agosto de 2019. Houve a exclusão de artigos que não foram localizados na integra, duplicados, que não trataram da temática e não gratuitos.
Resultados: Em um estudo realizado por (BRONW E LEE, 2011), com 655 mães de bebês entre 6 e 12 meses de idade, teve como um de seus resultados, a duração do aleitamento materno exclusivo foi maior entre as mães que aderiram ao método BLW, em maior número a ingestão de alimentos complementares foi iniciada por volta do sexto mês, estando, assim, dentro das recomendações da OMS. Além disso, sugere-se que pelo o fato de no método BLW os alimentos serem todos separados, fazendo com que o bebê sinta a textura e o sabor de cada alimento oferecido, ocorra um maior aprendizado sobre as capacidades saciantes dos alimentos, fazendo com que assim, a criança possa ter mais saciedade na hora das refeições. De acordo com (RAPLEY, 2011), bebê tem todo o controle das refeições, o que torna esse momento mais divertido para os bebês e menos estressantes para os pais. Segundo (ANDRIES, 2018), também destaca-se que o BLW gera menos estresse na hora das refeições, pois é mais simples de segui-lo já que a criança é quem determina o ritmo das refeições. Além disso, a participação da família nos momentos de refeição, é de extrema importância pois a imitação contribui no processo de aprendizagem, e formação do comportamento alimentar do bebê. Amy Brown (2016), realizou um estudo com 604 mães no intuito de descobrir sobre personalidade materna, bem-estar, comportamento alimentar e decisões em torno da introdução alimentar das crianças, diante desse estudo foi descoberto que mães adeptas ao BLW, tinham menos ansiedade, sintomas de obssesão e compulsão, insegurança, alimentação reprimida e introversão Conclusão: Considerando que o método BLW, traz inúmeros beneficíos tanto para o bebê como para a família, faz-se necessário uma maior divulgação do método, tanto para as famílias como para os profissionais de saúde, pois faz-se importante a orientação e conhecimento do método para uma adesão e continuidade do mesmo.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.