Introdução: A Atenção básica é um local de promoção de saúde e disseminação de informações. Assim, os profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) agem em conjunto para que o sistema envolva todos os indivíduos. O fisioterapeuta, como integrante da equipe multidisciplinar, deve estar apto para exercer ações de orientação e prevenção de doenças. Dentre as atribuições da fisioterapia na Atenção primária está a propagação sobre hábitos posturais saudáveis, não apenas como quesito estético, mas como um estilo de vida saudável. Essas orientações são de extrema importância em âmbito coletivo, mas devem ser trabalhados desde a infância, visando prevenir futuras alterações estruturais.Objetivos: Relatar a experiência de acadêmicos do curso de fisioterapia frente a um projeto de orientação postural. Métodos: Trata-se de um relato de experiência sobre a vivência de alunos do curso de fisioterapia inseridos em um projeto de orientação postural realizado com crianças, durante o estágio supervisionado em uma Unidade básica de Saúde de Fortaleza. A ação foi realizada em uma Igreja, na qual acontecia um evento destinado aos usuários da unidade básica de saúde, nos dias 28 de agosto e 04 de setembro de 2019. Os acadêmicos envolvidos no projeto, realizaram avaliações posturais de crianças utilizando como critério o teste de Adams, observação em relação ao alinhamento de cabeça, avaliação sobre a simetria de ombros, escápulas, coluna vertebral, pelve, joelho e tornozelo. Após a avaliação, eram repassadas orientações sobre posturas corretas no dia a dia, inclusive para as crianças que não apresentaram alterações, com o intuito de prevenir futuras deformidades posturais. Em seguida, os envolvidos participaram de atividades de cinesioterapia através de alongamentos e exercícios. Resultados: Durante as avaliações percebeu-se uma maior incidência no aumento da cifose torácica s e anteriorização de cabeça das crianças. Assim, foram realizados alongamentos globais e logo após foram repassadas orientações às mães quanto à postura dos filhos e os riscos da má postura à longo prazo. As mães se apresentaram extremamente atentas às informações, algumas relataram que o celular poderia ser fator para má postura, já outras enfatizaram que a maneira como os filhos ficam sentados para assistir televisão poderia estar ligado a causa, então foram dadas informações quanto à utilização do mesmo. Visto que as crianças estavam em idade escolar, as orientações de como levar a mochila também foram repassadas. Conclusão: A experiência de avaliação e orientação permitiu com que os estagiários pudessem vivenciar na prática como funciona a atuação fisioterapêutica na atenção primária. Sendo assim, entende-se que o profissional deve estar capacitado para identificar possíveis alterações e ser capaz de orientar precisamente com ênfase na promoção da saúde, trazendo uma visão global dos pacientes onde o foco está na prevenção de futuros problemas estruturais.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.