Introdução: Sendo uma das causas mais constante de lesão no complexo do ombro, as lesões do manguito rotador (MR) estão entre as disfunções mais comuns para indicação cirúrgica. Os tendões dos músculos supra espinhoso, infra espinhoso, redondo menor e subescapular juntos formam uma “capa” que recobre superiormente a cabeça do úmero, gerando estabilidade na cavidade glenoumeral. A compressão, sobrecarga de tensão e o macro trauma, são exemplos de fatores que contribuem para a manifestação das lesões do MR, uma vez que esses traumas não são tratados, provocam uma descontinuidade dos tecidos moles, resultante da redução na estabilidade articular, seguidamente da danificação da articulação, precisando esse tipo de lesão de um olhar cada vez mais minucioso em relação ao diagnóstico e à construção de um plano de tratamento, pois corresponde atualmente a um grupo de patologias que necessitam de um cuidado multidisciplinar. O tratamento fisioterapêutico nas lesões de MR tem como finalidade a redução do quadro álgico do paciente, ganho de amplitude de movimento (ADM) e restabelecimento da força muscular (FM) de modo que possibilite uma melhora da funcionalidade no membro lesionado, restituindo o paciente as suas atividades de vida diária. Objetivos: Relatar a experiência acadêmica da fisioterapia no tratamento de um paciente com lesão de ombro. Métodos: Trata-se de um relato de experiência, realizado durante os atendimentos supervisionados da disciplina de Estagio secundário do Curso de Fisioterapia do centro universitário - UNIFAMETRO, no período de março a junho de 2019, sendo realizado três vezes por semana com duração média de 50 minutos. Os atendimentos realizados abordaram técnicas de liberação miofascial na região de peitoral, cervical e tórax, inibição de Trigger Point, alongamentos ativos e ativos-assistidos, exercícios de fortalecimento da cadeia muscular posterior, pompagem, tração e a utilização da eletroterapia para fins analgésicos. Resultados: Após os atendimentos, o paciente apresentou redução do quadro álgico, aumento da amplitude de movimento do ombro, relaxamento da musculatura cervical tensa, alongamento da musculatura que estava encurtada e fortalecimento dos músculos fracos, melhora do posicionamento postural, e evolução da funcionalidade nas atividades de vida diária (AVD’s). Foi recompensador para a equipe passar pela experiência acadêmica de acompanhar um paciente e ver resultados positivos que resultaram no bem-estar do indivíduo. Conclusão: Os atendimentos supervisionados proporcionaram uma vivencia acadêmica gratificante, onde foi possível aliar teoria e prática proporcionando resultados benéficos ao paciente de lesão de Manguito rotador, e consequentemente favorecendo o crescimento e evolução do acadêmico como futuro profissional.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.