Introdução: As lesões por pressão (LPPs) se caracterizam por um dano localizado na pele ou tecido, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivos médicos ou a outros artefatos. Estas lesões são classificadas em quatro estágios: I. Epiderme integra com eritema que não embranquece, II. Perda da pele em sua espessura parcial com exposição da derme, apresenta-se como uma úlcera superficial brilhante ou seca sem esfacelo ou arroxeamento (aspecto de equimose), III. Exposição de tecido subcutâneo, a profundidade da úlcera por pressão em estágio III varia conforme a localização anatômica, IV. Exposição de fáscia, músculo, tendão, ligamento, cartilagem e osso, as úlceras em estágio IV podem estender-se aos músculos e/ou estruturas de suporte. .Além desses, existem os estágios adicionais, como as ulceras que não podem ser classificadas, lesão com perda total de tecido, na qual a base da úlcera está coberta por esfacelo e/ou há escara no leito da lesão. Sendo essa condição de saúde um evento adverso, ou seja, poderia ser evitado. Dentre as medidas preventivas, destaca-se a mudança de decúbito a cada duas horas, a realização da hidratação na pele, a manutenção da nutrição, dentre outros cuidados de Enfermagem. Objetivos: Relatar as Ações de Enfermagem na prevenção e tratamento de lesões por pressão. Método: Estudo do tipo relato de experiência das ações de enfermagem na prevenção e tratamento de lesões por pressão, realizado com aproximadamente vinte alunos do Curso de Enfermagem de uma Universidade privada em Fortaleza-Ceará-Brasil. A abordagem ocorreu por meio de apresentação em Datashow com uma participação dialogada dos alunos, simulação realística de posição dos pacientes no leito, além de um Workshop de produtos para prevenção e tratamento de LPPs, destacando os curativos a base de hidrogel, curativo de carvão, alginato de cálcio e sódio, películas de proteção para prevenção, entre outras. Resultados: Os resultados foram divididos em três abordagens, a destacar: 1. Aula teórica dialogada, 2. Aula por meio de simulação realística da mudança de decúbito e 3. Workshop de produtos para prevenção e tratamento de LPPs. Na Aula teórica dialogada foram abordados os seguintes cuidados: mudança de decúbito a cada duas horas. Aprendemos técnicas eficazes para prevenção e tratamento dessas LPPs, assim podemos ter um cuidado mais especifico e com melhores resultados para nossos pacientes, na segunda abordagem identificamos a maneira correta de se fazer uma mudança de decúbito, proporcionando mais conforto ao acamado, na terceira abordagem conseguimos visualizar os produtos utilizado no tratamento e prevenção das LPPs. Na Conclusão: Conclui-se que o aprendizado com foco em prevenção e tratamento de LPPs no curso sobre Segurança do Paciente foi enriquecedor para os alunos de graduação, pois esses puderam adquirir mais conhecimentos e poderão multiplicar esse aprendizado possibilitando a melhora da qualidade de vida dos pacientes.
Descritores: Segurança do paciente; Prevenção; Enfermagem.
Referências: GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010;
CALIRI, M. H. L. Úlcera por Pressão / Definição e Classificação. Disponível em: <http://www2.eerp.usp.br/site/grupos/feridascronicas/index.php?option=com_content&view=article&id=1&Itemid=4[AC1] >>. Acesso em: 13 set. 2019.
National Pressure Ulcer Advisory Panel. Pressure Ulcer Stages revised.Washington, 2016 – Acesso em 13set. 2019.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.