Introdução: Existem, cerca de 14 milhões de diabéticos no Brasil gerando lixo com material perfurocortante (seringas, agulhas, frascos de insulina e lancetas), assim como fitas de glicemia contendo sangue que foram usadas para suas medições de glicose diariamente. Provavelmente, os insulinodependentes são os responsáveis pelo maior volume desse tipo de material. É necessário ter uma atenção especial para este problema, pois, o descarte inadequado, como no lixo doméstico comum, pode contaminar o meio ambiente, ferir os profissionais responsáveis pela coleta do lixo e pessoas que catam lixo nos aterros sanitários. Conforme a Resolução da Diretoria colegiada, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária/ANVISA- RDC Nº 306 de 07 de dezembro de 2004 da e a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA nº 358 de 29 de abril de 2005 os perfurocortantes devem ser descartados em um coletor especifico rígido, resistente a ruptura e vazamento. Os profissionais de saúde devem alertar os pacientes sobre os coletores disponíveis gratuitamente em algumas Unidades Básicas de Saúde ou que podem ser adquiridos em farmácias e lojas especializadas. Existe também o descarte sustentável, que pode ser feito em recipientes de plásticos por possuírem paredes rígidas e resistentes, com tampa de rosca para facilitar o manuseio e boca larga para acomodar todos os materiais. Devem está identificados e entregues à Unidade Básica de Saúde. Eles iram destinar este lixo para ser incinerado, junto com o lixo hospitalar gerado por eles. Objetivos: Orientar sobre o descarte correto de resíduos gerado no tratamento de pessoas com diabetes através da elaboração de um folder educativo aos discentes e docentes da Unifametro. Métodos: Será elaborado um folder educativo pelas alunas do 8°semestre da graduação do curso de Farmácia do Centro Universitário Fametro. O assunto irá ser abordado de forma simples e objetiva, com ilustrações e cores que destaquem o tema. Para a construção do folder foram selecionados assuntos, como: descarte correto do lixo gerado no tratamento de pessoas com diabetes e descarte correto de perfurocortantes em base de dados. Resultados e Discussão: A construção do folder educativo será dividido em: curiosidades, onde descartar, onde adquirir os coletores, onde armazená-los, quando trocar e onde entregá-los. Busca-se levar conhecimento aos discentes e docentes da Unifametro através da conscientização do descarte gerado no tratamento de diabéticos em locais adequados. Considerações Finais: O descarte correto dos materiais utilizados para o controle de diabetes é uma questão de cidadania. Pois, além de contribuir para o meio ambiente, evita que outras pessoas se machuquem e se contaminem. É necessário a orientação pelos profissionais da saúde aos diabéticos sobre acondicionamento e descarte dos resíduos perfurocortantes produzido em suas residências.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.