Introdução: O tabagismo é responsável por vitimar em torno de 6 milhões de pessoas ao ano em todo planeta segundo dados da Organização Mundial de Saúde. No decorrer das últimas duas décadas, o Brasil conseguiu diminuir o consumo do tabaco através de instrumentos de educação e promoção de saúde e medidas econômicas e legislativas para a venda de cigarros. Objetivos: Relatar a experiência de acadêmicos sobre ação desenvolvida na sala de espera de unidades básica de saúde em combate o tabagismo. Métodos: Trata-se de um relato de experiência de ação desenvolvida por acadêmicos de fisioterapia na disciplina de estágio supervisionado na atenção primária à saúde na sala de espera em unidades básicas de saúde em combate ao tabagismo. Os materiais utilizados foram banner, cartaz, réplicas de cigarro feita de cartolina de 40 centímetros e advertências das embalagens de cigarro. Todos os materiais citados anteriormente foram idealizados e confeccionados pelo os próprios acadêmicos. Resultados: Nas unidades básicas de saúde foram identificados alguns problemas para realização da ação, como: o alto fluxo de pessoas dentro da unidade, barulhos e pouco espaço. Afim de superar esses obstáculos foi idealizado uma palestra rápida de 10 minutos que consistia em curiosidades e indagações acerca do tabagismo com demonstração de materiais confeccionas pelo os acadêmicos. Observou-se que os instrumentos utilizados ajudaram de certa forma a atrair os usuários e que a criatividade e a dinamização dos acadêmicos foram habilidades fundamentais para o desenvolvimento desta ação, pois os mesmos apresentaram interesse sobre o tabagismo, apesar de ser um assunto muito falado, os participantes apresentaram várias dúvidas acerca da temática. Questionamentos como o tabaco na gravidez, se o fumante passivo pode adquirir o vicio do fumante ativo, os efeitos do cigarro no cérebro e as diferenças entre os tipos de fumo foram levantadas pelo os próprios usuários. Além disso questões e vivencias sobre outras drogas como a maconha e cocaína comparando-as com o cigarro foram faladas por eles. Por meio dessa ação também se constatou que a relação entre usuário e acadêmico é bastante produtiva, pois nos proporcionou uma maior integração com a população acerca das irresoluções que a temática aborda fazendo com que a comunicação e o contato com espaço público sejam desenvolvidos e aperfeiçoados. Conclusão: É de extrema relevância a promoção e educação de saúde, acerca do tabagismo, seja aplicado dentro da sala de espera em unidades básicas de saúde. O tabagismo por ser um assunto clássico não deve ser depreciado pelos profissionais da saúde, pois ainda é uma temática circundada por dúvidas e interrogações que devem ser respondidas. Acerca da nossa percepção como acadêmicos, a proximidade que esta ação proporciona junto aos usuários é um momento ponderoso de modo que a troca de saberes é fundamental para o engrandecimento como alunos e futuros profissionais da área.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.