Introdução: A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é definida como uma enfermidade do trato respiratório inferior, considerada como prevenível e tratável, tendo como peculiaridade o bloqueio do fluxo de ar. É comumente progressiva e não reversível em sua totalidade. Manifesta-se por sinais como tosse, dispneia e expectoração. É reputada como uma das doenças crônicas que mais acometem adultos e uma das principais causas de morbimortalidade em todo o mundo. A intervenção da fisioterapia respiratória visa promover uma ventilação adequada, otimizando os volumes e capacidades pulmonares, no intuito de propiciar satisfatória permeabilidade das vias aéreas inferiores, minimizando os sinais e sintomas.Objetivos: Identificar a efetividade da fisioterapia no tratamento da DPOC por meio de técnicas que favorecem melhor ventilação e higiene brônquica.Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática realizada através das bases de dados LILACS e Medline, do diretório de revistas Scielo, com cruzamento de palavras-chave: fisioterapia respiratória; DPOC; fisioterapia na DPOC. Foram selecionados artigos em português, dos últimos 5 anos, e excluídos trabalhos de conclusão de curso, teses e dissertações. Foram selecionados doze artigos, sendo utilizados quatro e excluídos oito.Resultados: O principal órgão acometido pela DPOC é o pulmão, embora com o passar do tempo haja alterações no tórax e de estruturas adjacentes, em partes, pela fraqueza muscular.Pacientes com DPOC apresentam redução da mobilidade diafragmática quando comparados a indivíduos idosos saudáveis. O aprisionamento aéreo é o principal fator limitante da mobilidade diafragmática nesses pacientes. O tratamento fisioterapêutico pode beneficiar os acometidos, através das técnicas passivas e ativas de desobstrução de vias aéreas. Métodos de respiração profunda para ajudar e aliviar no relaxamento e tensões musculares. Sendo assim, o fisioterapeuta ajuda a controlar os sintomas melhorando na autoestima do paciente, e diminuindo o quadro álgico e principais queixas restabelecendo a capacidade do paciente.Conclusão: A ação fisioterapêutica com métodos e tratamento de expansão pulmonar tem apresentado bons resultados na diminuição de secreções, intensidade e frequência das crises de tosse, o que interfere de forma direta na qualidade de vida das pessoas acometidas. No entanto, percebe-se a necessidade de uma maior quantidade de estudos relacionados à temática, uma vez que os estudos referentes ao tema ainda são escassos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.