CONTEXTUALIZANDO AS TECNOLOGIAS IMERSIVAS NOS DIAS ATUAIS ATRAVÉS DA REALIDADE VIRTUAL

  • Autor
  • Williame correia de lima
  • Co-autores
  • João Marcos Dos Santos Batista
  • Resumo
  •  

    CONTEXTUALIZANDO AS TECNOLOGIAS IMERSIVAS NOS DIAS ATUAIS ATRAVÉS DA REALIDADE VIRTUAL

    Introdução: Desde tempos remotos tem buscado uma "fuga da realidade", um momento onde há uma fuga do cotidiano; momento onde seja capaz de realizar coisas impossíveis, feitos que sempre consideramos como impossíveis de serem realizados no nosso dia a dia. Não há limites para a imaginação, porém estamos limitados ao nosso espaço físico, as leis que regem o mundo, as limitações do nosso corpo. E se fossemos capazes de realizar o impossível? De poder voar livremente sem as leis físicas do universo que nos rege? Se um cego pudesse voltar a enxergar? Se pudéssemos brincar de "Deus" em um mundo espelho da nossa mente que não estivesse presente apenas na imaginação ao ler um livro? Algo que fosse palpável, próximo, capaz de ser sentido e não ficasse apenas no âmbito da nossa loucura trivial. É nesse contexto que se percebe que há muito tempo o homem busca essa "realidade alternativa" (TORI, 2006).

    Assim, surge o conceito de Realidade Virtual (VR, do inglês Virtual Reality), que é uma simulação do mundo real capaz de enganar os nossos sentidos em um ambiente virtual criado a partir de um sistema computacional. Com o surgimento do computador e o desenvolvimento das suas capacidades tecnológicas, a indústria foi capaz de tornar real o “irreal” (TECHTUDO, 2015). Hoje, podemos ter acesso a dispositivos como os óculos de Realidade Virtual capazes de nos colocar em mundos próprios e experimentar sensações inéditas até então (EXAME, 2019). Finalmente podemos ter acesso, ainda que de forma limitada, a simulação de um ambiente virtualizado onde conseguimos ter noção de escala e profundidade além da interação parcial com este mundo (FIALHO, 2018). Como toda e qualquer tecnologia nova, abre-se um leque de possibilidades para o seu uso como entretenimento, medicina, Engenharia, Arquitetura e etc. Para além da indústria do entretenimento e mercado coorporativo, encontramos várias pesquisas científicas empregando o uso da realidade virtual no tratamento de doenças relacionadas ao cérebro: da reabilitação motora de pacientes com paralisia cerebral; como ferramenta na luta contra o Alzheimer; no tratamento da síndrome do pânico, entre outras. A empregabilidade cotidiana do uso da Realidade Virtual – E aumentada – é imensa e seu potencial máximo ainda está longe de ser alcançado. É diante desse cenário que esta pesquisa se dá, afim de entender o surgimento dessa tecnologia, as suas possibilidades, suas limitações, aonde ela já é empregada no contexto atual e para onde ela vai.

     

    Objetivos: Relatar a análise do estudo acadêmico realizado sobre o tema Realidade Virtual e Tecnologias Imersivas. Com isso, essa pesquisa visa abordar o surgimento da Realidade Virtual, conceituando o termo com base em pesquisas realizadas e no uso de dispositivos de visualização e interação, como vídeo-capacetes, sistemas de projeção, luvas de dedos e sensores biológicos e etc.

     

    Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva, na qual seu objetivo é descrever as características e as experiências dos estudos realizados na disciplina Projeto Integrador. Realizou-se também a Analise de diversos Documentos sobre o tema. A pesquisa foi desenvolvida a partir de pesquisa Bibliográfica onde os conceitos analisados foram: Fundamentos e tecnologia da Realidade Virtual e Aumentada, como funciona a Realidade virtual e HoloLens. Os principais Autores que contribuíram com o trabalho foram: Cláudio Kinner (2010), Robson Siscoutto (2010) e Arivelto Bustamante (2018).

     

    Resultados: Apesar dos grandes avanços da tecnologia em relação a realidade Virtual, incluindo imagens foto-realistas, imersão em ambientes imagináveis, som estereofônicos e até mesmo sensação de toques nos objetos, podemos observar fatores negativos inerente da precocidade da tecnologia: Os equipamentos (ex. óculos, luvas, capacetes, etc.) ainda são caros, pesados, desconfortáveis e outros são delicados e de serviços escasso de manutenção. O que dificulta um pouco a sua adesão, um dos grandes obstáculos é o seu alto custo. percebe-se que as tecnologias imersivas disponíveis atualmente são seletivas e restritivas quanto ao seu público, o que infelizmente pode dificultar – e muito – a sua adoção por parte das pessoas e atrasar o seu desenvolvimento sócio cultural em geral. É nesse panorama que se encontra a realidade virtual e aumentada hoje em dia. São muitas ideias, muitos projetos e diversas possibilidades, mas ainda limitadas pelo fator financeiro e ao ambiente físico. Pensando adiante na evolução da tecnologia, é de se esperar que em um futuro, aparentemente não muito próximo, exista uma total desconexão do mundo físico com o mundo real, permitindo a realidade virtual plena. É uma possibilidade remota, ao menos do ponto de vista hipotético, mas ainda longe de ser realizada.

     

    Conclusão: Mediante as abordagens apresentadas nesse trabalho, é certo afirmar que a Realidade Virtual é um tipo de interação com o computador auxiliadas por dispositivos como: capacete, óculos, luvas e trajes especiais. E a imersão em imagens tridimensionais realista, dando a ilusão de estar presente em um ambiente criado pela máquina. Dado os exemplos e discussões pesquisadas e apresentadas no trabalho, podemos concluir o quão promissor é o futuro para as tecnologias imersivas. Há projetos diversos sendo produzidos hoje e surgirão muitos outros em um futuro próximo. É incrível pensar como essa tecnologia parece ser quase que ilimitada mesmo enfrentando algumas dificuldades e como ela tem se disseminado diante dessas dificuldades. Diante do que nos é oferecido hoje, o homem finalmente pode pôr em prática a sua busca pelo mundo alternativo. No entanto, àqueles que esperam uma imersão completa de uma experiência dessas ainda pode decepcionar-se com as limitações.

    O potencial da tecnologia é vasto, mas o que temos hoje é ainda um embrião dos modelos que cinema tem nos retratado ao longo dos anos. Ainda há muito a ser feito para que haja uma total desconexão do mundo físico com o real. Até lá, é uma pena se não estivermos presentes para poder ver a evolução dessa fantástica tecnologia.

  • Palavras-chave
  • Realidade Virtual, Tecnologias Imersivas, Inovação
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Inovação e Inteligência Artificial
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!

 

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis. 

 

Boa leitura!

Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019 

As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.

  • Alimentos, nutrição e saúde
  • Análise e Cálculo Estrutural
  • Análises Clínicas e Toxicológicas
  • Assistência Farmacêutica
  • Bem-estar animal, medicina veterinária preventiva e saúde pública veterinária
  • Business Inteligence Artificial e Sistemas de Apoio à decisão
  • Clínica e biotecnologias aplicadas em medicina veterinária
  • Constituição, Cidadania e Efetivação de Direitos
  • Contabilidade, Controladoria e Finanças
  • Desenvolvimento de Produtos e Projetos
  • Doenças Crônicas Não-transmissíveis
  • Engenharia de Software e Computação em Nuvem
  • Estratégias e Auditorias Organizacionais
  • Estudos de Utilização de Medicamentos
  • Farmácia Hospitalar e Clínica
  • Fitoterapia
  • Gestão, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil
  • História, Patrimônio e Identidade
  • Inovação e Inteligência Artificial
  • Lean Manufacturing e Gestão
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Políticas Públicas e Direitos Sociais
  • Procedimentos Físico-Químicos Utilizados em Estética
  • Processo de Cuidar
  • Produção do Espaço, Ocupação, Gestão e Cidadania
  • Produção e Processamento de Alimentos
  • Produtos Naturais, Farmacológicos e Cosméticos
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
  • Qualidade e inovação em alimentos e nutrição
  • Saneamento Ambiental, Poluição do Ar, Recursos Hídricos e Geotecnia
  • Saúde Mental e o processo de Adoecimento no Trabalho
  • Tecnologia em Engenharia de Tráfego e Transporte
  • Teoria do Projeto, da Arquitetura e da Cidade
  • Auditorias nas Organizações
  • Alimentos, nutrição e saúde
  • Análise e Cálculo Estrutural
  • Análises Clínicas e Toxicológicas
  • Assistência Farmacêutica
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  • Gestão, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil
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  • Procedimentos Físico-Químicos Utilizados em Estética
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  • Produção e Processamento de Alimentos
  • Produtos Naturais, Farmacológicos e Cosméticos
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
  • Qualidade e inovação em alimentos e nutrição
  • Saneamento Ambiental, Poluição do Ar, Recursos Hídricos e Geotecnia
  • Saúde Mental e o processo de Adoecimento no Trabalho
  • Tecnologia em Engenharia de Tráfego e Transporte
  • Teoria do Projeto, da Arquitetura e da Cidade

Comissão Organizadora

Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues

Comissão Científica

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)

Representações docentes

Ana Carolina de Oliveira e Silva 
Anne Caroline Moraes de Assis   
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto 
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças  
Solange Sousa Pinheiro 

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018