Introdução: Adolescência é a transmutação da infância para a fase adulta, onde o sujeito manifesta seu desenvolvimento social, fisiológico e anatômico. Nesse período, a produção hormonal, faz com que este desenvolva curiosidades sobre diversos assuntos, incluindo a vida sexual, iniciada normalmente na adolescência. Nesta fase de descobertas, se faz necessário a intervenção da família e de alguns profissionais de educação e da saúde. Um atendimento por parte dos profissionais da saúde, dentro de uma equipe multidisciplinar com tratamento humanizado e com sabedoria acolhe esses adolescentes, o que é fundamental para que essas curiosidades não causem problemas para o indivíduo e nem para a sociedade. O apoio da escola nesse momento, agrega valores, sendo um importante aliado para a promoção da saúde nesses indivíduos, orientando-os para que não haja o risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis. Estas infecções são adquiridas em contato sexual direto, causadas por variados agentes infecciosos e ocasionam abundantes sintomas e manifestações clínicas, embora, na maioria dos casos, possam evoluir com poucos ou nenhum sintoma. Objetivos: Expor a vivência de acadêmicos do curso de fisioterapia durante atividades de promoção da saúde voltada para alunos do ensino fundamental de uma escola pública. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado em Agosto de 2019 por estudantes universitários do curso de fisioterapia na disciplina de estágio supervisionado voltado à atenção primária. As ações acontecem em uma escola pública de Fortaleza, onde já foram desenvolvidas atividades de orientação voltadas para: Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Uso de drogas, combate ao suicídio. Na ação sobre ISTs, foram utilizados cartazes com fotos, rodas de conversa e dinâmicas em equipes. Resultados: A partir da vivência no ambiente escolar, foi observado a necessidade da orientação como promoção de saúde para esses jovens. Os alunos demonstravam interesse e atenção aos temas abordados, visto que eram de extrema importância. Percebe-se a necessidade de sanar as dúvidas e quebrar tabus em meio aos adolescentes, para que esses possam se sentir parte do processo, se empoderando dos conhecimentos necessários para a prevenção das IST. Conclusão: Tendo em vista tamanha curiosidade e dúvidas relacionadas ao assunto, por ser pouco divulgado e discutido seja na sala de aula ou na vida familiar dos adolescentes conclui-se que existe a necessidade de mais orientações para esses jovens. A atuação da fisioterapia na atenção primária é extremamente importante, pois este profissional tem competência para todas as atenções do âmbito de saúde. Ressalta que para os acadêmicos é relevante vivenciar ações desse tipo para vislumbrar um olhar do futuro profissional de fisioterapia com foco na atenção primária.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.