Introdução: O exame físico se caracteriza como um dos métodos subjetivos da avaliação nutricional. Tem por finalidade analisar os sinais e sintomas apresentados pelo paciente no ato da consulta e enquadrá-los nas deficiências nutricionais correspondentes. No entanto, por ser um método subjetivo é ideal que seja sempre aplicado em associação aos demais métodos, a fim de garantir um diagnóstico mais completo e isento de erros. Objetivos: o presente trabalho tem por objetivo levantar considerações sobre uma atividade didática realizada para o uso em sala de aula como ferramenta de aprendizado entre estudantes de graduação em nutrição. Métodos: o grupo de estudantes desenvolveu o material didático em formato de audiovisual, dirigido e encenado pelas próprias estudantes. Foi realizado em associação a atividade lúdica uma revisão de bibliografia sobre a temática, para garantir a fundamentação teórica necessária. Foram pesquisados trabalhos nas bases de dados SciELO, PubMed e LILACS, publicados entre os anos de 2006 e 2017. Resultados: No vídeo foi retratado um atendimento clínico nutricional de rotina em uma paciente do sexo feminino, tendo o exame físico como método de avaliação selecionado para reconhecimento dos sinais e sintomas observados na paciente. Além da demonstração de execução correta do exame, o vídeo também mostra os principais locais de verificação, as alterações relacionadas a cada um e a possível deficiência causadora. O vídeo foi apresentado à turma para que os demais estudantes avaliassem a efetividade desse método educativo. A avaliação realizada obteve resultado positivo, e observou-se ao final que os estudantes consideram esse tipo de abordagem educativa um excelente método de aprendizado por apresentar dinamicidade, objetividade e diversão. Conclusão: Diante da quantidade de sintomas que são diagnosticados durante a execução do exame físico, observou-se ser este um método essencial ao atendimento clínico da(o) nutricionista, que ao associar-se aos demais métodos, objetivos e subjetivos, irá garantir uma resposta de conduta eficiente a cada quadro clínico. A efetividade do uso do audiovisual como método de aprendizagem evidenciou a necessidade de metodologias ativas, para garantir um maior engajamento e assimilação dos conteúdos pelos discentes.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.