Introdução: O grupo de pesquisa proporciona interação de cada integrante, onde podem aprender juntos e ajudar uns aos outros e quando liderada com princípios norteadores e ancorada em conhecimento científico sólido, tem o potencial de se transformar em um lugar de desenvolvimento pessoal e profissional. O grupo é um espaço privilegiado para que os indivíduos tenham oportunidades de aprender e através desses encontros de pesquisa é possível realizar dinâmicas educativas com o intuito de fixar assuntos estudados, determinar o perfil dos indivíduos que frequentam o grupo e conhecer as expectativas dos participantes. Dentro dessas dinâmicas, nesse estudo, destaca-se a escultura em barra de sabão, pois as barras de sabão podem tomar qualquer forma e construir o que o aluno queira. Objetivos: Relatar a experiência como acadêmicos de enfermagem na participação em uma dinâmica utilizada para conhecer as expectativas dos integrantes do grupo de pesquisa em Enfermagem em Estomaterapia e Geriatria. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre a participação em uma dinâmica utilizada para conhecer as expectativas dos integrantes do grupo de pesquisa em Enfermagem em Estomaterapia e Geriatria que ocorreu no mês de março de 2019, em um Centro Universitário na cidade de Fortaleza-CearáBrasil. Resultados: Em um dos encontros do grupo de pesquisa em Estomaterapia e Geriatria foi aplicado uma dinâmica com o intuito de conhecer as expectativas e o perfil sociodemográfico dos alunos e enfermeiros que participam do Grupo de Pesquisa em Estomaterapia e Geriatria (GRUPEG). A dinâmica constituiu-se em dois momentos: 1) No primeiro momento os participantes foram divididos em grupos de cinco pessoas, onde cada
grupo precisou conversar, refletir e entrar em acordo sobre o significado do grupo de pesquisa e só depois, esculpir em uma barra de sabão o que compreendem a inserção em um grupo de pesquisa. As esculturas de sabão apresentaram a descrição das seguintes imagens: livros para caracterizar a busca pelo conhecimento que o grupo proporciona, escadas para simbolizar a evolução que o estudante percorre durante sua jornada no grupo de pesquisa e lápis com o intuito de escrever o que é vivenciado. 2) No segundo momento responderam um questionário sociodemográfico. Conclusão: Para as autoras conclui-se que a dinâmica “Escultura em barra de sabão” é uma forma lúdica e inovadora de proporcionar conhecimento, reflexão, interação e sensibilização sobre a importância da inserção de alunos e enfermeiros em grupos de pesquisa para o aumento da produção científica na área de Enfermagem em Estomaterapia e Geriatria, possibilitando também uma experiência para futuros trabalhos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.