Os biomateriais são materiais usados em contato com sistemas biológicos e que possuem a finalidade de regenerar ou substituir tecidos, órgãos e funções do organismo com o objetivo de manter sua funcionalidade. Estes devem apresentar um conjunto de propriedades eficazes, sejam elas químicas, físicas ou biológicas, como a biocompatibilidade (que é definido pela capacidade do material de desencadear uma resposta biológica adequada quando ele é introduzido no organismo, sem que haja uma reação inflamatória e alérgica, adversas ao organismo), osteocondutividade (indicando o caminho para o crescimento ósseo, que pode acontecer na superfície ou por poros) e bioatividade (capacidade de interagir diretamente com o tecido biológico e unir-se a ele, promovendo a bioadesão e permitindo a proliferação de células ósseas que são os fibroblastos e osteoblastos). Como o dente é um tecido mineralizado e que são realizados diversos procedimentos objetivando corrigir defeitos congênitos, traumáticos ou causados por doenças, a utilização desses materiais odontologia se apresentam como alternativa viável para esses fins, visando melhorias nas praticas e técnicas odontológicas, que contribuem significativamente para o avanço da área de atuação do cirurgião-dentista . Nessa revisão de literatura serão apresentadas algumas alternativas de biomateriais que podem ser usados na área odontológica e que se mostram prósperos. Dentre eles temos as células tronco, que se definem como células diferenciadas com capacidade de se diferenciar em células especializadas, que podem ser usados na odontologia, no ramo da engenharia tecidual, para preenchimento de defeitos ósseos, regeneração periodontal e formação de estruturas semelhantes ao complexo dentino-polpa, além de poderem reparar toda a estrutura dentária. Além deste, uma outra alternativa promissora na doença periodontal é a sinvastatina, um medicamento que a principio é usado para hipercolesterolemia e arteriosclerose , mas é capaz de promover formação óssea , reparar lesões periodontais e periapicais e regenerar defeitos ósseos no alvéolo ou associados a implantes. Também temos a Tilápia, cujo sua pele e sua escama, possuem colágeno, principalmente tipo1, que auxilia na cicatrização e reconstrução de tecido e por possuir uma fonte de fosfato de cálcio (hidroxiapatita), apresenta semelhança com o osso natural e é considerado uma alternativa para o enxerto ósseo.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.