Introdução: A doença Alzheimer caracterizasse pela neurodegeneração progressiva e irreversível, que tem maior incidência em pessoas acima de 60 anos, com taxas de prevalência que chegam a 50% dos casos de demência, sendo a quarta maior causa de morte. (SANTANA; FARINHA; FREITAS; SANDRA; CARVALHO, 2015) Atualmente conta-se com diversas formas de diagnóstico da doença Alzheimer que conta com avaliações do estado cognitivo do paciente, avaliação do senso percepção entre outros. A obtenção de conhecimento sobre a doença é indispensável para o enfermeiro e o desenvolvimento de atividades educativas se torna necessário para tal. (NITRINI; CARAMELLI; BOTTINO; DAMASCENO; BRUCKI; ANGHINAH, 2005) Objetivos: Relatar a experiência da realização de uma atividade educativa com acadêmicos de enfermagem, sobre a doença Alzheimer. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência de uma atividade de educativa em saúde realizada durante a disciplina de Saúde do Homem de uma Instituição de Ensino Superior – IES, no município de Fortaleza - CE. A atividade foi realizada no mês de maio de 2019, nas dependências da própria instituição sob orientação do professor que ministra a disciplina. Utilizou-se como estratégia metodológica exposição dialogada, sendo necessário data show para projeção de material expositivo que mesclaram imagens e informações escritas. Resultados: Essa atividade nos ajuda a quebrar o paradigma de que as atividades educativas devem ser centradas no educador, único detentor do conhecimento. O planejamento da atividade educativa com a construção de objetivos comportamentais centradas nos aprendizes nos trouxeram mais segurança para preparar e implementar as etapas de ensino. Objetivos comportamentais não são tão fáceis de escrever, porém eles direcionaram nossas ações educativas de forma que facilitou a determinação do domínio de aprendizagem, que no caso foi a identificação de sintomas e sinais importantes para o diagnóstico precoce da doença. Essa clareza na determinação do objetivo de aprendizagem também facilitou o processo de avaliação da atividade, uma vez que sabíamos exatamente as habilidades cognitivas que deveriam ser adquiridas. Conclusão: Percebemos que ema atividade educativa bem planejada traz benefícios no processo de ensino e possibilita melhor aproveitamento dos aprendizes, a experiencia educativa foi significativamente positiva para a nossa percepção e construção do enfermeiro enquanto educador em saúde.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.