ANÁLISE DO EMPREGO DA PLANTA MEDICINAL “CONFREI” SOB O PARADIGMA POPULAR
Introdução: Confrei (Symphytum officinale L.), uma planta medicinal originada da Ásia, é conhecida popularmente por diversas denominações, tais como consólida, confrei-russo, leite vegetal, além de outras. O emprego deste vegetal varia desde peça para ornamentação de jardins a participante medicamentoso no tratamento de doenças dermatológicas, atuando principalmente como cicatrizante, emoliente e anti-inflamatório. Ademais, a utilização do confrei como fitoterápico restringe-se apenas ao uso tópico, ou seja, por meio de pomadas. Apesar disso, é bastante comum encontrar receitas de chás que contêm o confrei como ingrediente principal, listando os benefícios que este vegetal pode apresentar quando assim utilizado. Objetivos: A finalidade desse estudo está diretamente relacionada ao uso popular da planta medicinal “confrei” (Symphytum officinale L.), assim como quanto à apresentação do modo apropriado de extração e das atividades terapêuticas referidas à planta, as quais são conhecidas e efetivadas pela grande maioria da população nacional. Métodos: A análise dos dados aqui contidos configurou-se por uma pesquisa de cunho descritivo e qualitativo, na qual o modo de uso do confrei pela população ganhou grande destaque, abrangendo tanto aspectos positivos e negativos do manejo desse vegetal. Ademais, as informações analisadas foram coletadas a partir de artigos científicos e pesquisas realizadas por universidades e centros especializados, tal como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Resultados: Na medicina popular, o uso do confrei está relacionado ao tratamento de doenças musculoesqueléticas, sendo utilizado principalmente no formato de chás e de sucos, além disso, comumente, esta planta também é encontrada como um ingrediente central na produção de pomadas de cunho cicatrizante. Entretanto, a partir da análise realizada por meio de cruzamentos de informações atribuídas ao vegetal, foi possível constatar a sua alta toxicidade ao organismo, já que quando ingerida, o confrei pode causar malefícios hepáticos irreversíveis, devido à presença de alcaloides pirrolizidínicos em sua composição. Apesar dessa constatação, o emprego da planta é recomendável, restringindo-se ao uso tópico, visto que possui propriedades cicatrizantes, as quais estimulam o crescimento e a regeneração de tecidos. Conclusão: Com base na análise sobre o confrei foi possível inferir o quão importante é promover o uso correto e esclarecer sobre as características terapêuticas desse vegetal à grande população, visando um emprego racional dos medicamentos fitoterápicos produzidos a partir da planta em questão.
Referências: DIAS, N. S.; SILVA, T. C.; FILHO, G. P. B.; BADREDDINE, J. F.; MATOZINHO, H. H. S.; RESENDE, M. R.; GOMES F. O. Revista Eletrônica de Farmácia Vol. X (3), 20 - 29, 2013.
PINTO, Erika de Paula Pedro; AMOROZO, Maria Christina de Mello; FURLAN, Antonio. Conhecimento popular sobre plantas medicinais em comunidades rurais de mata atlântica - Itacaré, BA, Brasil. Acta Bot. Bras., São Paulo, v. 20, n. 4, p. 751-762, Dec. 2006 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062006000400001&lng=en&nrm=iso>. acessos em 12 set. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-33062006000400001.
TOMAZZONI, Marisa Ines; NEGRELLE, Raquel Rejane Bonato; CENTA, Maria de Lourdes. Fitoterapia popular: a busca instrumental enquanto prática terapêuta. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 15, n. 1, p. 115-121, Mar. 2006. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000100014&lng=en&nrm=iso>. acessos em 12 set. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072006000100014.
LIMA, A.P. Efeito do Symphytum officinale L. (confrei) fitoterápico e homeopático na reparação óssea em tíbias de ratos [tese]. São José dos Campos, UNESP – Univ Estadual Paulista; 2012.
Descritores: Confrei; Medicina Popular; Etnofarmacologia.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.