Introdução: Devido a incidência de doenças ocasionadas pelos maus hábitos alimentares, a procura por uma alimentação saudável composta principalmente por alimentos funcionais, tem crescido significativamente. A linhaça, portadora de propriedades funcionais, tem sido bastante utilizada, destacando entre seus componentes ativos as lignanas que podem prevenir e controlar câncer, além de outros benefícios ressaltados. Objetivo: Realizar uma revisão de literatura avaliando a importância do consumo de linhaça na alimentação. Metodologia: Realização de uma revisão bibliográfica de 10 artigos científicos publicados na língua portuguesa, utilizando as bases: SCIELO; GOOGLE ACADÊMICO e os descritores: linhaça, alimentos funcionais, câncer. Resultados: A linhaça, Linum usitatissimum L. da família Linaceae, semente da planta do linho, é composta por proteínas, lipídios e fibras dietéticas. Este componente possui as lignanas, que são compostos fenólicos que possuem ação antioxidante, ou seja, de prevenir os efeitos deletérios da oxidação, assim como são fotoquímicos biologicamente ativos com ação anticancerígeno. As lignanas apresentam uma semelhança ao estrogênio, tendo ação sobre o seu nível, bloqueando as enzimas atuantes no metabolismo hormonal, interferido no crescimento e metástase das células tumorais, agindo assim com ação preventiva do câncer de mama. No câncer de próstata tem função na diminuição da divisão celular e aumento da taxa de mortalidade das células malignas presentes nesse tipo de câncer. Os efeitos fotoquímicos da linhaça inibem a carcinogênese em qualquer fase que ela esteja. Possui ainda diversos benefícios, como o das suas fibras solúveis e insolúveis, com função reguladora sobre o trato intestinal, podendo prevenir o câncer de cólon. Os seus ácidos graxos polinsaturados ômega-3 e ômega-6 também possui um potencial preventivo, pelo fato de apresentar uma potente ação sobre as placas de ateroma formadas nos vasos, assim como a redução de colesterol total e LDL no sangue, os quais poderiam vir a causar sérios problemas cardiovasculares. Conclusão: A linhaça, através de seus compostos bioativos em especial as lignanas, ácidos graxos e fibras alimentares, são de grande importância à dieta, por proporcionar benefícios tanto na prevenção quanto no bloqueio do susrgimento de tumores e no controle da metástase.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.