Introdução: Fake News são notícias, relatos, boatos falsos que tem o grande poder de persuadir a sociedade com o intuito de prejudicar uma pessoa ou atingir um ponto de vista objetivo. Apesar de não ser recente na história humana, a principal fonte de disseminação utilizada na atualidade são as redes sociais devido ao acesso da maioria da população. Em 2016, tivemos uma ocasião onde este tipo de notícias ganhou notoriedade. Na concorrência a presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton e Donald Trump, a então candidata foi a principal vítima de fatos inverídicos orquestrados por apoiadores de Trump. Desde então novos fatos foram surgindo e em escala global. Quando observamos a história, sempre tivemos situações onde as informações falsas acabaram ganhando ares de verdadeira, desde coisas simples, como por exemplo, manga com leite faz mal, até situações onde para manipular a história de um país, o ditador Stalin, mandou retirar pessoas de fotografias oficiais. Atualmente não existe lei para tratar exclusivamente das Fake News, existe uma ação judicial no qual é autorizado a retirada de conteúdos do provedor quando da solicitação de direitos em caso de difamação da reputação de uma pessoa ou instituição. Para evitar punições deve-se conferir sempre se a fonte é confiável, analisar a forma como o assunto é abordado e nunca compartilhar informações que envolva o outro, a não ser com autorização. Objetivos: Compreender a questão social e histórica das Fake News, analisando o impacto delas entre estudantes de uma universidade situada no litoral leste do Ceará. Realizar pesquisa empírica entre estudantes universitários para verificar nível de alcance das Fake News. Métodos: Inicialmente realizamos um estudo bibliográfico sobre a temática para aprofundarmos o entendimento filosófico histórico e ético sobre as Fake News. Em seguida resolvemos aplicar um questionário com uma amostra dos estudantes de uma universidade para compreendermos como as Fake News estão presentes em suas vidas. Posteriormente trabalhamos a tabulação dos dados e a relação práxis dos estudos, uma vez que partimos da teoria para encontrar a prática ocorrida entre os estudantes e assim construir uma síntese sobre a questão. Resultados: O estudo teórico sobre as Fake News possibilitou a compreensão que apresar de não ser uma situação recente na história humana, graças a revolução tecnológica e comunicativa que estamos vivendo pode afetar a situação social de uma forma jamais pensada anteriormente. O cenário é preocupante. Para evidenciarmos as situações, foi decidido verificar entre um grupo de universitários o alcance destas notícias falaciosas. Participaram da pesquisa 52 (cinquenta e dois) estudantes, o que corresponde a aproximadamente 15% do total de estudantes do turno noturno da universidade em questão. Dos participantes da pesquisa 63,4% eram do sexo feminino e 36,6% do sexo masculino. Com relação ao significado da expressão Fake News, 92,30% dos pesquisados afirmaram que conhecem o termo. Também questionamos se já havia recebido em seu número privado alguma Fake News, sendo que 53,8% disseram que já passaram por esta situação. Questionamos se em algum momento já havia repassado alguma Fake News e 73% afirmaram positivamente, o que demonstra que mesmo entre universitários, o hábito de verificar informações antes de repassá-las não é recorrente. Levantamos também o questionamento sobre os possíveis prejuízos que as Fake News podem trazer, se existem, se não existem ou se parcialmente; para 92,3% dos estudantes, este tipo de notícia falsa pode sim trazer prejuízos para a sociedade como um todo. Por fim, questionamos se os universitários consideram importante que a educação de forma geral discuta a problemática das fake News, sendo que 100% afirmaram que sim. Conclusão: Após termos o real conhecimento do que é Fake News, e o que ela pode gerar na vida das pessoas, ou em sociedade, compreende-se que é necessário discutir formas de punição para quem compartilhar notícias falsas, bem como outras situações vinculados ao mundo digital das redes sociais, como utilizar imagens sem autorização. Compreende-se a defesa inalienável da liberdade de expressão, mas esta não existe quando da utilização de Fake News. Faz-se necessário entender que a ética é um princípio histórico e filosófico do qual não podemos abrir mão, para compreender e conscientizar a sociedade na correta utilização das redes sociais e de seus processos informativos. Segundo a pesquisa realizada com os universitários, existe um entendimento de que a sociedade está de acordo que este assunto seja discutido ou abordado em sociedade como forma de orientação, educação e aprendizado. A principal forma de minimizar esse problema é antes de compartilharmos uma notícia sempre analisar a veracidade dela, checando fontes, discutindo seus impactos e valorizando a informação.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.