Envolver os acadêmicos no processo de aprendizado é uma preocupação das instituições de ensino uma vez que buscam melhores resultados frente as avaliações institucionais e as que quantificam o nível do egresso. As monitorias são ferramentas que contribuem nesse dinamismo, pois conectam professor e aluno de modo prático e claro. O uso das metodologias ativas nessa atividade pode favorecer a absorção do conteúdo uma vez que torna o aluno ativo no processo de aprendizado por meio de ferramentas de problematização e as tecnologias de informação e comunicação. Desse modo, o presente estudo busca relatar a experiência vivenciada no curso de Fisioterapia do Centro Universitário FAMETRO nas atividades desenvolvidas de monitoria da disciplina de Dermatofuncional. Durante o período de 2019.1 foram aplicados métodos de problematização como a discussão de casos clínicos e elaboração de possíveis tratamentos para os mesmos, discussões sobre artigos científicos, aplicação de questionários sobre os temas abordados e revisão dos assuntos de menor resolutividade, desse modo, favorecendo uma análise ao estudante o seu nível de conhecimento sobre os conteúdos. Contudo, pode-se notar um bom trabalho realizado pois os estudantes obtiveram bom desempenho ao final da disciplina, demonstrando segurança e conhecimento do conteúdo. Assim, também se observa bom aproveitamento da experiência pelo aluno monitor onde o mesmo pode desenvolver habilidades de líder, organização e responsabilidade ao longo do processo, evidenciando a importância dessa prática no meio acadêmico pois há aproveitamento de todos os envolvidos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.