A intolerância alimentar é uma resposta do organismo, caracterizada pela dificuldade de digestão de algum tipo de alimento, o exemplo mais comum é a intolerância à lactose, que é a deficiência ou ausência da enzima lactase, essa patologia pode ser classificada em três tipos: congênita, primária e secundária. No Brasil, o desenvolvimento da intolerância a lactose é frequente, sua incidência varia de 46 a 67%, a depender da etnia e população. O nutricionista é o profissional essencial para adequar as necessidades nutricionais destes pacientes, o que justifica a importância dos conhecimentos dos estudantes de nutrição sobre esta patologia. Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar os conhecimentos fisiopatológicos dos alunos ingressantes e concludentes do curso de nutrição de um Centro Universitário em Fortaleza, sobre a intolerância à lactose e sua respectiva incidência nessa população. Trata-se de uma pesquisa quantitativa-qualitativa, que investigou através da coleta de dados numéricos, a incidência de intolerância à lactose de alunos ingressantes (n=43) e alunos concludentes (n=59), assim como, o conhecimento fisiopatológico, através da aplicação de um questionário, foi realizado entre os meses de agosto a novembro de 2018. Com base na análise das respostas dos alunos, foi possível obter uma nota para cada um destes, e uma média de nota geral para os ingressantes (4,70) e concludentes (5,55). Observou-se que os alunos concludentes apresentaram mais conhecimentos que os alunos ingressantes, e a incidência da patologia nesta população é maior entre os concludentes, quando comparada aos ingressantes.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.