FISIOTERAPIA EM AÇÃO EDUCATIVA E PREVENTIVA SOBRE O COMBATE AO TABAGISMO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Introdução: A atenção primária em saúde é reconhecidamente um componente-chave no sistema de saúde público do Brasil. Essa declaração fundamenta-se em evidências sobre seu impacto na saúde por meio de indicadores que comprovam a eficiência no fluxo dos usuários dentro do sistema, o tratamento mais efetivo de condições crônicas, cuidado integralizado, maior utilização de práticas preventivas, diminuição das iniquidades sobre o acesso aos serviços e melhora no estado geral de saúde. Com o intuito de estimular as unidades de saúde na oferta para apoio efetivo à cessação ao fumo foi desenvolvido o Programa "Unidades de Saúde Livres do Cigarro - Saúde e Coerência" que envolve um conjunto de ações educativas, normativas e organizacionais, visando estimular mudanças culturais na aceitação social do livre consumo de derivados do tabaco e apoiar os tabagistas a abandonarem o uso do cigarro. Objetivos: Descrever a vivência de acadêmicos de fisioterapia durante uma abordagem educativa e preventiva sobre o combate ao tabagismo na atenção primária. Métodos: Trata-se de um relato de experiência realizado por acadêmicos de fisioterapia durante a disciplina de estágio supervisionado na atenção primária a saúde. A ação educativa abordou a temática sobre “Tabagismo” durante o período de agosto de 2019, em três locais da cidade de Fortaleza-CE, sendo uma unidade básica de saúde, uma paróquia e um centro comunitário. Foram repassadas informações sobre a importância do combate ao tabagismo, composição do cigarro, consequências do tabaco, principais complicações e os benefícios à saúde de quem decide parar de fumar. Como estratégia facilitadora para fixação das informações foram distribuídos panfletos e realizada exposição ilustrativa de um pulmão artesanal, como demonstração dos danos do cigarro à saúde. Resultados: Foi possível perceber que uma grande parcela da população teve a oportunidade de participar da atividade. Durante a abordagem se evidenciou a intensa interação do público alvo, bem como, a presença de trocas de experiências entre os indivíduos. Além disso, a boa aceitação e interesse sobre o assunto encorajou os acadêmicos à idealização de um grupo para o combate ao fumo na unidade Os serviços voltados para o combate ao tabagismo devem ofertar ações de promoção à saúde, prevenção dos fatores de risco, assistência aos danos e reabilitação segundo a dinâmica do processo saúde-doença, e estas devem estar articuladas e integradas em todos os espaços organizacionais do sistema de saúde para a melhoria da qualidade de vida da população. É preciso atuar com maior ímpeto em prol das políticas de saúde e das normas de convívio social que contribuem diretamente para melhorar a saúde e a vida da coletividade. Referências: BESEN, C.B; NETTO, M.S. et al. A estratégia saúde da família como objeto de educação em saúde. Saúde e Sociedade, v.16, n.1, p.57-68, jan-abr 2017.
MACHADO, M.F; MONTEIRO, E.M.L.M. et al. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS - uma revisão conceitual. Ciência & Saúde Coletiva, v. 12, n. 2, p. 335-342, 2017.
OLIVEIRA, M.A.C, PEREIRA, I.C. Atributos essenciais da Atenção Primária e a Estratégia Saúde da Família. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 66, n. spe, p.158-164, 2013.
SILVA, L.C.C; ARAÚJO, A.J; QUEIROZ, A.M.D. et al. Controle do tabagismo: desafios e conquistas. J. Bras Pneumol. v. 42, n.4, p.290-298, 2016.
SILVA, S.T; MARTINS, M.C. et al. Combate ao Tabagismo no Brasil: a importância estratégica das ações governamentais. Ciênc. Saúde Coletiva, v.19, n.2, fev. 2014.
Descritores: Hábito de Fumar; Política de Saúde; Tabagismo; Promoção à saúde; Atenção Básica.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.