Introdução: Nos serviços de saúde, a comunicação que o profissional tem com o usuário pode interferir na sua qualidade de vida, pois as habilidades comunicativas são ferramentas potencializadoras de humanização que busca atender cada indivíduo baseado em sua singularidade aliada a uma maior aproximação do profissional com o paciente. É necessário salientar também a importância da comunicação assistencialista, descartando a total utilização de modelos biomédicos e abranger relações sociais e psíquicas que são intrínsecas ao paciente. Objetivos: Identificar na literatura a importância o uso da comunicação como tecnologia leve a fim de humanizar o atendimento entre enfermeiro-paciente no serviço de saúde. Métodos: Optou-se por realizar uma Revisão Integrativa utilizando como meio de pesquisa, as bases de dados LILACS e SciELO,, estabelecendo como critérios de inclusão: estudos em língua portuguesa disponíveis na íntegra, publicados no período de 2009 a 2018, que abordavam a temática da comunicação entre enfermeiro-paciente ressaltando as vantagens de um atendimento de qualidade garantindo uma boa prestação de serviço. Por ser um trabalho bibliográfico, não foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Resultados: O material desenvolvido contou com 5 artigos, possibilitando assim a construção de duas categorias temáticas: 1) A importância da comunicação entre enfermeiro-paciente e 2) O cuidado humanizado do atendimento em serviços de saúde. Os principais fatores de benefícios identificados nos estudos foram: qualidade na prestação de serviço, boa comunicação interpessoal, assiduidade ativa, criação de vínculos, respeito a individualidade do paciente, confiabilidade e fluidez no atendimento. Conclusão: A utilização dos dados analisados nessa revisão pode contribuir para a utilização de novas habilidades comunicativas que fortaleça e favoreça a construção do vínculo entre enfermeiro-paciente a fim de informar e gerar confiabilidade aos usuários do serviço, respeitando sua individualidade com empatia facilitando assim o alcance dos objetivos na assistência de saúde.
Referências: 1. MACHADO, Eliara Pilecco.; HADDAD, Jerusa Gomes Vasconcellos.; ZOBOLI, Elma Lourdes Campos Pavone. A comunicação como tecnologia leve para humanizar a relação enfermeiro-usuário na atenção básica. Centro Universitário São Camilo. Set. 2010. 2. MARQUES, Isaac Rosa.; SOUZA, Agnaldo Rodrigues de. Tecnologia e humanização em ambientes intensivos. Universidade de Santo Amaro. São Paulo. Dez. 2009. 3. KOERICH, M.S. et al. Tecnologias de cuidado em saúde e enfermagem e suas perspectivas filosóficas. Florianópolis. 2006. 4. ARAÚJO, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de. Comunicação em saúde: contribuições do enfoque observacional para pesquisa e atuação. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Jul. 2009. 5. MENDES, Isabel Amélia Costa.; TREVIZAN, Maria Auxiliadora.; ÉVORA, Yolanda Dora Martinez. Comunicação e enfermagem: tendências e desafios para o próximo milênio. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem. Rio de Janeiro. Ago. 2000.
Descritores: Humanização da assistência; Serviço de saúde; Métodos de comunicação
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.