A bronquiolite viral aguda (BVA) é uma infecção respiratória contagiosa, tendo como principal causador o Vírus Sincicial Respiratório (RSV). O qual acomete as vias aéreas de pequeno calibre (os bronquíolos), que são ramificados à partir dos brônquios, levando a um quadro respiratório do tipo obstrutivo, com graus de intensidade. O principal público acometido pela BVA são crianças menores de 2 anos, sendo mais grave nos primeiros 6 meses de vida, especialmente, em prematuros. Como fatores de risco tem-se: falta de amamentação, comorbidades cardíacas e pulmonares, sistema imunológico deficitário, exposição à agentes tóxicos, entre outros. No âmbito hospitalar o enfermeiro tem um importante papel no processo saúde-doença da BVA, visando aumentar o conforto do paciente, melhorar processo respiratório, monitorização clínica, educação em saúde para sua equipe e familiares, a partir dos diagnósticos de enfermagem adequados e intervenções no momento oportuno para alcance dos resultados.
Estudo descritivo, do tipo relato de experiência acerca da assistência de Enfermagem a uma lactente com BVA durante o estágio curricular da disciplina de Processo do Cuidar em Saúde da Criança, abril de 2019, realizado em um hospital de referência Norte e Nordeste em assistência pediátrica e neonatal localizado no município de Fortaleza-CE. O estudo foi realizado com um paciente aleatório, de acordo com a divisão dos discentes pela preceptoria do campo de estágio. Por não se tratar de uma pesquisa que envolve seres humanos diretamente não foi necessário aprovação do comitê de ética, no entanto todas informações foram mantidas em sigilos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.