IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • DEISYLANE DA SILVA PIRES
  • Co-autores
  • GISELE DOS SANTOS PINTO , PATRICIA DA SILVA TADDEO , RINNA ROCHA LOPES , GLICIA TAVARES DE ARAUJO , NATALIA AGUIAR MORAES VITORIANO
  • Resumo
  •  

    Introdução: O ambiente escolar é considerado de grande relevância, pois nele está inserido o futuro da sociedade. Neste espaço há uma troca de saberes, permitindo a reflexão e a formação de uma consciência crítica. A geração de jovens e crianças deve estar preparada para o futuro, pois a mesma passará por situações envolvendo problemas familiares, pessoais, sociais, políticos e de saúde, necessitando assim, de orientações a cerca de assuntos diversos. Ao educar em saúde, no âmbito escolar, promovemos a construção de um indivíduo mais consciente quanto às doenças, suas formas de prevenção e estímulo ao autocuidado. Objetivos: Descrever as experiências vivenciadas por acadêmicos do curso de fisioterapia sobre a importância de atividades educativas em saúde no ambiente escolar. Métodos: Trata-se de um relato de experiência, realizado no período de agosto de 2019, por acadêmicos do curso de fisioterapia, em parceria com alguns profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), durante a disciplina de estágio supervisionado na atenção primária. As atividades ocorreram em uma escola municipal, localizada em Fortaleza-CE, sendo abordadas as temáticas sobre o “Tabagismo” e “Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)”. As turmas participantes variaram entre o 8° ano até o 3° ano do ensino médio, com alunos na faixa etária de 12 a 19 anos, ambos os sexos. Nas ações foram realizadas palestras com esclarecimentos a cerca dos assuntos e uma dinâmica sobre mitos ou verdades, contemplando diversas perguntas, com intuito de tornar a abordagem lúdica e interessante para o público-alvo. Resultados: Durante a abordagem sobre o Tabagismo percebeu-se, entre os participantes, a carência de informações quanto os malefícios provocados pelo cigarro. Diversos questionamentos a cerca das consequências referentes ao uso de drogas ilícitas, apresentaram certo destaque, devido a presença de dúvidas em todas as turmas contempladas pela ação. Além disso, foram relatadas preocupações quanto os riscos à saúde entre os indivíduos que conviviam com outros fumantes em seu próprio domicílio, tornando-se fumantes passivos, demonstrando preocupação com os possíveis efeitos das substâncias presentes no cigarro, confirmadas na literatura. Ao longo da aplicação da dinâmica, foi possível verificar intensa participação e relatos de adolescente que já haviam fumado. Sobre a temática das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), evidenciou-se a presença de um relativo constrangimento na maioria dos alunos, durante a exposição do assunto, e sua falta de conhecimento em determinadas questões. No entanto, a grande maioria, foi participativa frente à atividade realizada e interagiram com os acadêmicos sobre o assunto. Conclusão: Percebemos que os temas abordados despertaram a atenção dos alunos, o interesse e participação. Desta forma, faz-se necessário o incentivo à oferta de temas voltados para educação em saúde, dentro do âmbito escolar, além de maior participação dos profissionais de saúde neste processo para o fortalecimento de orientações em saúde e prevenção de agravos.

     

  • Palavras-chave
  • Atenção Primária, Educação em Saúde, Programa Saúde na Escola
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!

 

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis. 

 

Boa leitura!

Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019 

As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.

  • Alimentos, nutrição e saúde
  • Análise e Cálculo Estrutural
  • Análises Clínicas e Toxicológicas
  • Assistência Farmacêutica
  • Bem-estar animal, medicina veterinária preventiva e saúde pública veterinária
  • Business Inteligence Artificial e Sistemas de Apoio à decisão
  • Clínica e biotecnologias aplicadas em medicina veterinária
  • Constituição, Cidadania e Efetivação de Direitos
  • Contabilidade, Controladoria e Finanças
  • Desenvolvimento de Produtos e Projetos
  • Doenças Crônicas Não-transmissíveis
  • Engenharia de Software e Computação em Nuvem
  • Estratégias e Auditorias Organizacionais
  • Estudos de Utilização de Medicamentos
  • Farmácia Hospitalar e Clínica
  • Fitoterapia
  • Gestão, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil
  • História, Patrimônio e Identidade
  • Inovação e Inteligência Artificial
  • Lean Manufacturing e Gestão
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Políticas Públicas e Direitos Sociais
  • Procedimentos Físico-Químicos Utilizados em Estética
  • Processo de Cuidar
  • Produção do Espaço, Ocupação, Gestão e Cidadania
  • Produção e Processamento de Alimentos
  • Produtos Naturais, Farmacológicos e Cosméticos
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
  • Qualidade e inovação em alimentos e nutrição
  • Saneamento Ambiental, Poluição do Ar, Recursos Hídricos e Geotecnia
  • Saúde Mental e o processo de Adoecimento no Trabalho
  • Tecnologia em Engenharia de Tráfego e Transporte
  • Teoria do Projeto, da Arquitetura e da Cidade
  • Auditorias nas Organizações
  • Alimentos, nutrição e saúde
  • Análise e Cálculo Estrutural
  • Análises Clínicas e Toxicológicas
  • Assistência Farmacêutica
  • Auditorias nas Organizações
  • Bem-estar animal, medicina veterinária preventiva e saúde pública veterinária
  • Business Inteligence Artificial e Sistemas de Apoio à decisão
  • Clínica e biotecnologias aplicadas em medicina veterinária
  • Constituição, Cidadania e Efetivação de Direitos
  • Contabilidade, Controladoria e Finanças
  • Desenvolvimento de Produtos e Projetos
  • Doenças Crônicas Não-transmissíveis
  • Engenharia de Software e Computação em Nuvem
  • Estratégias e Auditorias Organizacionais
  • Estudos de Utilização de Medicamentos
  • Farmácia Hospitalar e Clínica
  • Fitoterapia
  • Gestão, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil
  • História, Patrimônio e Identidade
  • Inovação e Inteligência Artificial
  • Lean Manufacturing e Gestão
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Políticas Públicas e Direitos Sociais
  • Procedimentos Físico-Químicos Utilizados em Estética
  • Processo de Cuidar
  • Produção do Espaço, Ocupação, Gestão e Cidadania
  • Produção e Processamento de Alimentos
  • Produtos Naturais, Farmacológicos e Cosméticos
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
  • Qualidade e inovação em alimentos e nutrição
  • Saneamento Ambiental, Poluição do Ar, Recursos Hídricos e Geotecnia
  • Saúde Mental e o processo de Adoecimento no Trabalho
  • Tecnologia em Engenharia de Tráfego e Transporte
  • Teoria do Projeto, da Arquitetura e da Cidade

Comissão Organizadora

Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues

Comissão Científica

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)

Representações docentes

Ana Carolina de Oliveira e Silva 
Anne Caroline Moraes de Assis   
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto 
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças  
Solange Sousa Pinheiro 

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018