Introdução: O destino final dos resíduos de origem farmacêutica é um assunto que envolve a saúde pública, uma vez que os inúmeros tipos de moléculas farmacológicas de medicamentos um dia irão ser descartados sem um destino adequado, não recebendo um correto tratamento, culminando na contaminação do meio ambiente, de modo que rios, lagoas, lençóis freáticos e o próprio solo ficarão deveras prejudicado. Aqui no Brasil, os órgãos que regulam o descarte de medicamentos e resíduos farmacêuticos são o Ministério da Saúde e o Ministério do Meio ambiente. Apesar da atuação desses órgãos, o modo incorreto de descarte continua ocorrendo; mais e mais resíduos farmacêuticos se acumulam nos lixos e esgotos. Objetivos: Esse resumo explica o correto descarte dos resíduos farmacêuticos e medicamentos, a importância do manejo adequado desses resíduos e como prevenir a contaminação do meio ambiente pela realização do descarte correto dos mesmos, através do desenvolvimento de um material educativo: folder. Métodos: Foi criado um folder de modo a demonstrar as devidas informações para o processo do correto descarte de resíduos biológicos. O folder consiste em uma descrição do que são resíduos farmacêuticos e medicamentos, o que ocorre quando se faz um descarte incorreto de tais resíduos ou medicamentos, como realizar esse correto descarte e a importância do descarte feito de modo eficaz. Também é descrito o descarte de equipamentos de proteção individual, secreções, sangue e substâncias químicas manipuladas, pois também são resíduos. Resultados: A produção do folder seguiu as informações obtidas pelo site da ANVISA e CRF que dispõem artigos e tratados sobre o uso e o descarte de medicamentos e resíduos farmacêuticos, mostrando a importância desse cuidado para com o meio ambiente e os possíveis danos caso as normas e recomendações de descarte sejam negligenciadas. Conclusão: A importância de um correto descarte de resíduos farmacêuticos e medicamentos proporciona uma melhor qualidade de vida, já que o meio ambiente não estará contaminado. Um dos desafios encontrados hoje é a pretensão de diminuir o impacto ecológico e a deterioração do meio ambiente. O descarte inadequado de resíduos farmacêuticos e de medicamentos, pode ocasionar diversas mudanças negativas no meio ambiente e por fim, ao ser humano, que faz uso da natureza. É preciso cuidar dela para que possamos cuidar de nossa saúde.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.