A inserção das tecnologias no processo de ensino/aprendizagem das pessoas com necessidades especiais em um Município do litoral leste do Ceará.

  • Autor
  • Kettlen Lima Pessoa
  • Co-autores
  • Angelina do Nascimento Silva , Ácassia Nicole Rodrigues da Costa Resende , Árita Gomes da Silva , Francisca Mendes de Paula , Maria Raiane Batista da Silva
  • Resumo
  •  

    Introdução: As novas tecnologias educacionais têm sido muito discutidas no campo educacional por professores, teóricos e estudiosos. Diante do mundo tecnológico no qual vivemos há uma preocupação em inserir as linguagens tecnológicas no processo de aprendizagem dos educandos. Faz necessário que busque a inserção e inclusão de crianças e adolescentes com deficiência no âmbito escolar e facilitem seu desenvolvimento no processo de aprendizagem. Nesse sentido entende-se que as novas tecnologias são primordiais para a aquisição de novas aprendizagens e inclusão das pessoas com necessidades especiais no ambiente escolar. O propósito do uso das tecnologias na Educação Inclusiva é permitir aos educandos novas possibilidades de ensino e aprendizagem, dinamização de interações entre seus pares, motivação, tomadas de decisões, desenvolvimento do raciocínio lógico- matemático, uma vez que estas estejam vinculadas as propostas pedagógicas das instituições de ensino e ações pedagógicas do professor. O uso das tecnologias na perspectiva da Educação Inclusiva busca assegurar os diretos de todos os indivíduos à educação, uma vez que independentemente do gênero, classe social, etnias, cultura ou alterações cognitivas, todos tem o direito de aprender e desenvolver suas potencialidades. Nesse sentido, o presente trabalho buscou compreender a inserção das tecnologias no processo de ensino/ aprendizagem das pessoas com necessidades especiais. Objetivos: Identificar como acontece a inserção das tecnologias no processo de ensino/aprendizagem das pessoas com necessidades especiais em um Município do litoral leste do Ceará. Métodos: Na realização desse trabalho realizou-se uma pesquisa bibliográfica, discutidos e relacionados textos de alguns autores, tais como Rodrigues et al. (2014), Figueredo et al. (2010), Kenski (2012) que salientam uma visão sobre Tecnologia na Educação e Educação Inclusiva. A técnica utilizada foi estudos bibliográficos para melhor familiarização com o tema e entrevista semiestruturada em um Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado do referido Município para melhor compreensão da inserção das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem das crianças e adolescentes com deficiência. Para tanto, inicialmente foi realizado um termo de consentimento livre e esclarecido para realização da pesquisa. Vale destacar que a relevância desta temática reside na reflexão sobre as propostas pedagógicas das instituições de ensino na perspectiva da contribuição das tecnologias na inclusão de crianças e adolescentes com deficiência. Resultados: O ensino na perspectiva da Educação Inclusiva tem como finalidade incluir todos os indivíduos independentemente de classe social, etnia, gênero e necessidades especiais, uma vez que á educação é um direito que lhes deve ser assegurado. Destaca-se ainda a importância do uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem das pessoas com deficiência. De acordo com Figueredo (2010), a partir do século XX novos conceitos de educação e práticas educativas surgiram para as crianças com deficiência. Os termos como “integração escolar” e “educação inclusiva” tornaram termos habituais no mundo da educação, porém deve- se questionar essas terminologias e que possíveis impactos podem ocasionar sobre as representações e as práticas educativas.  A obrigatoriedade da escolarização, a mobilidade das pessoas e as consequentes diversificações de seus públicos, fizeram com que a escola repensasse suas práticas pedagógicas para que pudesse atender a todos em suas dimensões possibilitando- lhes o desenvolvimento integral e harmônico. Diante da coleta dos dados da entrevista foi constatado que o Município do litoral leste do Estado do Ceará possui 59 escolas, sendo que 30% oferece o atendimento educacional especializado, vale ressaltar que o referido Município oferece atendimento especializado para pessoas com deficiência no núcleo de atendimento pedagógico especializado, o qual desenvolve um importante trabalho de apoio pedagógico as crianças com necessidades especiais, bem como as famílias, porém ainda não supre todas as demandas do Município. Pode-se verificar que o uso das tecnologias vem conquistando seu espaço e inserindo nas ações pedagógicas, porém faz-se necessário maior disponibilidade desse recurso tecnológico para atender as crianças e adolescentes com necessidades especiais, bem como implementação de formações pedagógicas e cursos de capacitação para os professores do ensino regular. Dessa forma, concorda-se com Kenski (2012) que diante do mundo tecnológico que vivemos a educação e as tecnologias devem envolver a democratização das pessoas , dando origem a comunidades para o desenvolvimento compartilhado de programas, objetos de aprendizagem, bibliotecas virtuais e arquivos temáticos de todas as áreas do conhecimento. Desta forma a escola precisa repesar suas estruturas e seu funcionamento, bem como sua reformulação curricular. Conclusão: Diante de nossos estudos, considera-se que a inclusão escolar é permitir que a criança e o adolescente vivam na classe comum e seja percebido  como um sujeito ativo, capaz de produzir conhecimento e que a presença deste é igual á de todas as demais crianças.  Compreende-se que a inclusão social deve promover o desenvolvimento físico, motor, intelectual, social, afetivo das crianças e adolescentes como um todo, promovendo desta forma sua inserção na sociedade. Para tanto, é necessário, que a escola crie estratégias que possibilite a aprendizagem do aluno com o uso de tecnologias e novas metodologias, percebendo-os em suas dimensões cognitivas, motora, ética, social e cultural, conhecendo e valorizando as diferenças de ritmo de aprendizagem de cada um, seus estilos de aprendizagem, de preferência e nível de desenvolvimento, percebendo-os em suas individualidades.  Referências: FIGUEREDO, Rita. Escola, Educação e Inclusão. Fortaleza: Edições UFC, 2010.

    KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação.

    Campinas: Editora Papirus, 2012. 141p.

    RODRIGUES, E.B.T; SILVA, J.A; SANTOS, R.C.F. Importância das Tecnologias na Educação Inclusiva. In: Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación( ISBN: 978-84-7666-210-6 – Artículo 1269) Disponível em: file:///C:/Users/PC/Downloads/1269%20(1).pdf Acessado em: 10 de setembro de 2019.

    Descritores: Educação Inclusiva. Tecnologias. Ensino aprendizagem.

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Educação Inclusiva, Tecnologias, Ensino aprendizagem.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Políticas Públicas e Direitos Sociais
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!

 

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis. 

 

Boa leitura!

Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019 

As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.

  • Alimentos, nutrição e saúde
  • Análise e Cálculo Estrutural
  • Análises Clínicas e Toxicológicas
  • Assistência Farmacêutica
  • Bem-estar animal, medicina veterinária preventiva e saúde pública veterinária
  • Business Inteligence Artificial e Sistemas de Apoio à decisão
  • Clínica e biotecnologias aplicadas em medicina veterinária
  • Constituição, Cidadania e Efetivação de Direitos
  • Contabilidade, Controladoria e Finanças
  • Desenvolvimento de Produtos e Projetos
  • Doenças Crônicas Não-transmissíveis
  • Engenharia de Software e Computação em Nuvem
  • Estratégias e Auditorias Organizacionais
  • Estudos de Utilização de Medicamentos
  • Farmácia Hospitalar e Clínica
  • Fitoterapia
  • Gestão, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil
  • História, Patrimônio e Identidade
  • Inovação e Inteligência Artificial
  • Lean Manufacturing e Gestão
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Políticas Públicas e Direitos Sociais
  • Procedimentos Físico-Químicos Utilizados em Estética
  • Processo de Cuidar
  • Produção do Espaço, Ocupação, Gestão e Cidadania
  • Produção e Processamento de Alimentos
  • Produtos Naturais, Farmacológicos e Cosméticos
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
  • Qualidade e inovação em alimentos e nutrição
  • Saneamento Ambiental, Poluição do Ar, Recursos Hídricos e Geotecnia
  • Saúde Mental e o processo de Adoecimento no Trabalho
  • Tecnologia em Engenharia de Tráfego e Transporte
  • Teoria do Projeto, da Arquitetura e da Cidade
  • Auditorias nas Organizações
  • Alimentos, nutrição e saúde
  • Análise e Cálculo Estrutural
  • Análises Clínicas e Toxicológicas
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  • Gestão, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil
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  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
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  • Saneamento Ambiental, Poluição do Ar, Recursos Hídricos e Geotecnia
  • Saúde Mental e o processo de Adoecimento no Trabalho
  • Tecnologia em Engenharia de Tráfego e Transporte
  • Teoria do Projeto, da Arquitetura e da Cidade

Comissão Organizadora

Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues

Comissão Científica

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)

Representações docentes

Ana Carolina de Oliveira e Silva 
Anne Caroline Moraes de Assis   
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto 
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças  
Solange Sousa Pinheiro 

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018