Uma ferramenta eficaz durante a revisão de conhecimentos é o aprendizado baseado em
problemas e na interação entre os alunos e o mentor. Essa atividade se fundamenta na ideia de
reunir todo o conhecimento assimilado da turma sobre determinado tema para, a partir disso,
buscar a resolução de um problema chave. A análise de casos clínicos é um instrumento de
ensino utilizado com esse intuito, e tem mostrado resultados positivos no aperfeiçoamento do
raciocínio clínico de graduandos na área da saúde. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é
relatar a experiência da aplicabilidade da resolução de casos clínicos como ferramenta de ensino
para a melhor fixação do conteúdo da disciplina. Trata-se de um relato de experiência, realizado
a partir dos encontros de monitoria da disciplina de Fisioterapia em neonatologia e pediatria do
curso de Fisioterapia do Centro Universitário Fametro-UNIFAMETRO, no período de fevereiro
a junho de 2019 sendo realizado 2 vezes por semana, durante 60 minutos. Os casos clínicos
estudados abordavam a análise de uma patologia com o conteúdo teórico e prático envolvidos
no conhecimento e tratamento da mesma. Durante as monitorias, a aplicabilidade dessa
atividade era diária, sendo reservados minutos finais para a execução da mesma, abordando
patologias estudadas durante a disciplina e casos já em tratamento pelos alunos durante os
atendimentos realizados. A experiência que essa ferramenta trouxe mostrou como é
imprescindível a aplicabilidade da mesma para a fixação do aprendizado, uma vez que os pontos
que são abordados fazem uma vasta revisão de conteúdos teóricos e práticos já estudados.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.