Introdução: Atualmente 75% da população do sexo feminino sofrem com vários desconfortos físicos e emocionais no período pré-menstrual. A síndrome da tensão pré-menstrual (STPM) atinge a mulher na fase reprodutiva provocando alterações físicas, psíquicas e sociais, comprometendo o relacionamento e afetando a produtividade no ambiente familiar, social, escolar e profissional. Caracteristicamente a STPM se apresenta sob a forma de múltiplas manifestações, não se observando casos em que ocorra apenas uma alteração isolada. Em uma mesma mulher, os sintomas não são sempre os mesmos e a intensidade destes pode flutuar a cada ciclo. É bastante vasta a lista dos sintomas representativos da síndrome, podendo ser afetivos, cognitivos e comportamentais, neurovegetativos e somáticos. Ao contrário do que pensam esta síndrome é passível de tratamento. Dentre estes tratamentos estão os florais de Bach, que visam tratar dores e problemas emocionais e é um importante aliado nas queixas que acometem esta síndrome. Objetivos: Construir uma cartilha educativa sobre o uso dos florais de Bach no alívio dos sintomas da tensão pré-menstrual. Métodos: Estudo com abordagem metodológica desenvolvido em três etapas de construção da cartilha, onde a primeira etapa foi realizada uma seleção de conteúdos para revisão bibliográfica que foi utilizado na cartilha através de livros e artigos, a segunda etapa constituiu-se na escolha das imagens e ilustrações em correlação ao conteúdo proposto e em seguida a montagem do layout da cartilha, onde foi realizado o agrupamentos das informações juntamente com as ilustrações coletadas. Resultados: A Cartilha foi composta por conteúdos de esclarecimento sobre o que é a TPM, sintomas e por fim o tratamento com florais de bach específicos que agem na síndrome. De acordo com os estudos para compor o conteúdo da cartilha e como via de tratamento foi indicado um blend de florais que tem ação direta no tratamento dos sintomas da síndrome pré-menstrual, dentre eles Cherry Plum, Star of Bethelehem, floral Holly e Walnut. Conclusão: O trabalho demonstrou que a cartilha é de grande valia para favorecer informações e melhor entendimento sobre o assunto. Percebeu-se que os florais de Bach atuam de forma positiva ao contribuir para a melhoria do quadro de sintomas durante a “TPM”. A cartilha apresentou-se como uma ferramenta de ensino e informação nas atividades educacionais e saúde sugerindo então a validação da mesma. Referências: Tavares C. Iniciação à visão holística. Rio de Janeiro: Nova Era; 2000. Romão AP. O impacto da ansiedade e da depressão na qualidade de vida de mulheres com dor pélvica crônica [dissertação]. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo; 2008.
Barnard J. Um guia para os remédios florais do Dr. Bach. 14a ed. São Paulo: Pensamento; 2006.
Bach E. Os Remédios florais de Dr. Bach. 19a ed. São Paulo: Pensamento; 2006Introdução: Atualmente 75% da população do sexo feminino sofrem com vários desconfortos físicos e emocionais no período pré-menstrual. A síndrome da tensão pré-menstrual (STPM) atinge a mulher na fase reprodutiva provocando alterações físicas, psíquicas e sociais, comprometendo o relacionamento e afetando a produtividade no ambiente familiar, social, escolar e profissional. Caracteristicamente a STPM se apresenta sob a forma de múltiplas manifestações, não se observando casos em que ocorra apenas uma alteração isolada. Em uma mesma mulher, os sintomas não são sempre os mesmos e a intensidade destes pode flutuar a cada ciclo. É bastante vasta a lista dos sintomas representativos da síndrome, podendo ser afetivos, cognitivos e comportamentais, neurovegetativos e somáticos. Ao contrário do que pensam esta síndrome é passível de tratamento. Dentre estes tratamentos estão os florais de Bach, que visam tratar dores e problemas emocionais e é um importante aliado nas queixas que acometem esta síndrome. Objetivos: Construir uma cartilha educativa sobre o uso dos florais de Bach no alívio dos sintomas da tensão pré-menstrual. Métodos: Estudo com abordagem metodológica desenvolvido em três etapas de construção da cartilha, onde a primeira etapa foi realizada uma seleção de conteúdos para revisão bibliográfica que foi utilizado na cartilha através de livros e artigos, a segunda etapa constituiu-se na escolha das imagens e ilustrações em correlação ao conteúdo proposto e em seguida a montagem do layout da cartilha, onde foi realizado o agrupamentos das informações juntamente com as ilustrações coletadas. Resultados: A Cartilha foi composta por conteúdos de esclarecimento sobre o que é a TPM, sintomas e por fim o tratamento com florais de bach específicos que agem na síndrome. De acordo com os estudos para compor o conteúdo da cartilha e como via de tratamento foi indicado um blend de florais que tem ação direta no tratamento dos sintomas da síndrome pré-menstrual, dentre eles Cherry Plum, Star of Bethelehem, floral Holly e Walnut. Conclusão: O trabalho demonstrou que a cartilha é de grande valia para favorecer informações e melhor entendimento sobre o assunto. Percebeu-se que os florais de Bach atuam de forma positiva ao contribuir para a melhoria do quadro de sintomas durante a “TPM”. A cartilha apresentou-se como uma ferramenta de ensino e informação nas atividades educacionais e saúde sugerindo então a validação da mesma. Referências: Tavares C. Iniciação à visão holística. Rio de Janeiro: Nova Era; 2000. Romão AP. O impacto da ansiedade e da depressão na qualidade de vida de mulheres com dor pélvica crônica [dissertação]. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo; 2008. Barnard J. Um guia para os remédios florais do Dr. Bach. 14a ed. São Paulo: Pensamento; 2006. Bach E. Os Remédios florais de Dr. Bach. 19a ed. São Paulo: Pensamento; 2006
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.