Introdução: O envelhecimento é um fenômeno natural do corpo humano que não pode ser evitado nem contido, porém envelhecer de uma forma saudável em todos os aspectos da vida, tanto socialmente quanto psicologicamente, é a forma mais adequada para o idoso viver bem. Atividades de movimento, seja em ginástica, dança, artesanato, estudos, proporcionam o bem estar do idoso, diminuindo os efeitos negativos do envelhecimento, pois melhora sua saúde, tornando-o mais independente para cuidar de si mesmo, além de proporcionar uma maior socialização com trocas de saberes e novas amizades. Para envelhecer saudável é necessário um trabalho multidisciplinar, onde juntos, profissionais darão a assistência necessária que aquele idoso necessita. Objetivos: Relatar a vivência de acadêmicos de fisioterapia em uma abordagem multidisciplinar durante o estágio supervisionado na atenção primária em uma unidade básica de saúde na cidade de Fortaleza-CE. Métodos: Trata-se de um relato de experiência, de caráter descritivo, realizado pelos acadêmicos de fisioterapia da disciplina de estágio fisioterapêutico supervisionado na atenção primária à saúde em uma unidade básica. A atividade ocorreu em setembro de 2019 durante uma ação multiprofissional e interdisciplinar envolvendo os acadêmicos da fisioterapia, nutrição, e profissional de educação física pertencente ao NASF. Estes foram separados em 4 estações distintas para prestar auxílio aos idosos em diferentes informações. Estação 1 e 2 foram divididas entre os acadêmicos de fisioterapia, onde na primeira ocorreu uma sala de espera com ação voltada para promoção e prevenção de quedas, e a segunda, tinha como por objetivo promover relaxamento através de técnicas de terapia manual, bambuterapia e terapias complementares; a estação 3 foi conduzida por acadêmicos da nutrição onde em uma sala de espera falaram sobre hábitos alimentares; e a educadora física esteve na estação 4 com exercícios de alongamento e da dança. Resultados: O público de idosas aderiram a ação de forma satisfatória, foram bastante receptivas e participativas, o que tornou o momento agradável para todos. Essa atividade foi de suma importância, pois mostrou como um trabalho multiprofissional pode interferir positivamente no cuidado. Deste modo, concentrou-se em proporcionar ao público de idosas informações e demonstrações de como envelhecer pode ser bom quando o cuidado é integrado e humanizado. Conclusão: É demasiadamente importante a participação em conjunto dos profissionais pois é a chave para trocas de informações e conhecimento entre os integrantes e os usuários. Diante disso, a ação foi de suma importância para a vida acadêmica, pois através da experiência junto a uma equipe multiprofissional, percebeu-se a interação entre usuários e profissionais participantes.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.