TERAPIA COM PEDRAS QUENTES NA PREVENÇÃO DA SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ESTÉTICA

  • Autor
  • Rânyla Pereira Sampaio
  • Co-autores
  • Carolina Farias Magalhães , Ítala Valéria Marques Sousa
  • Resumo
  •  

    TERAPIA COM PEDRAS QUENTES NA PREVENÇÃO DA SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ESTÉTICA

     

    Carolina Farias Magalhães; Rânyla Pereira Sampaio; Ítala Valéria Marques Sousa.  

    Centro Universitário Fametro - Unifametro

     ranyla.sampaio@aluno.unifametro.edu.br)

     

    Título da Sessão Temática: Procedimentos Físico-Químicos Utilizados em Estética

    Evento: VII Encontro de Iniciação à Pesquisa

     

    Introdução:.O termo Burnout é definido pela frase “algo que deixa de funcionar por exaustão de energia”. Este conceito indica um esgotamento proveniente de uma exposição crônica ao estresse laboral. A síndrome de Burnout é fundamentada em três aspectos: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização pessoal no trabalho. Tal disfunção se manifesta, principalmente, em profissionais da educação e da saúde, em razão do frequente contato direto com pessoas que causa fadiga, irritabilidade, aborrecimento, inflexibilidade e depressão acarretando o afastamento da vida profissional. Podemos utilizar a terapia com pedras quentes como uma forma de relaxamento para amenizar os sintomas da síndrome de Burnout. A terapia com pedras quentes consiste na aplicação de calor que produz diversas reações fisiológicas no organismo humano, como a vasodilatação; aumento da circulação local; diminuição da rigidez muscular; analgesia e relaxamento muscular Objetivos: Avaliar a terapia com pedras quentes na prevenção da síndrome de Burnout em professores da estética. Métodos: Mediante a um paralelo traçado entre os sintomas da síndrome de Burnout e os efeitos fisiológicos gerado pelo uso de terapia com as pedras quentes, foi realizado um estudo através da utilização de artigos, teses, dissertações e livros. Resultados: A etapa de concepção da pesquisa indicou a possibilidade de prevenção da síndrome de Burnout em profissionais da saúde e educação, por meio da terapia com as pedras quentes. Conclusão: Visto que a síndrome de Burnout afeta principalmente, os profissionais da educação e da saúde, os tornando suscetíveis a apresentar sintomas de exaustão emocional, falta de ânimo, ansiedade e irritabilidade. Sendo assim a terapia com pedras quentes contribui como recurso preventivo na síndrome de Burnout, pois promove relaxamento e bem-estar. Referências: AGNE. J.E. Eletrotermoterapia: teoria e prática. Porto Alegre: Palotti, 2004, 365p.

    CARLOTTO, M. S.; CAMARA, S. G.. Preditores da Síndrome de Burnout em professores. Psicologia Escolar e Educacional (Impressa), Campinas, v. 11, n. 1, Jun 2007 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22  Jun. 2014.

    KOHAN, A.; MAZMANIAN, D. Police work, burnout, and pro-organizational behavior:  a consideration of daily work experiences. Crim Justice Behav, [S.l.], n. 30, p. 559-83, 2003.

    MILLAN, L. R . A síndrome de Burnout: realidade ou ficção?. Revista da Associação de Medicina Brasileira, São Paulo, v. 53, n. 1, Feb. 2007. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302007000100004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em : 20 Jun. 2014.

    OLIVEIRA, J. R. A. A síndrome de Burnout nos cirurgiões dentistas de Porto Alegre-RS. Dissertação .109 fls. Mestrado -Programa de Pós-graduação em Odontologia pela Universidade federal do Rio Grande do Sul. 2001. Faculdade de Odontologia. Porto Alegre, 2001.   http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/1533/000301167.pdf?sequence=1. Acesso em : 01  Jul.2014.

    PEREIRA, J. Síndrome de Burnout. Revista Eletrônica Tecnologias e Produção, Vol. 1, No 1 (2013). Disponível em http://www.faceca.br/revista/index.php/revisistemasdeinfor/article/viewArticle/558. Acesso em: 10 de jun.2014.

    Descritores: Síndrome de Burnout; Pedras quentes; estresse.

     

  • Palavras-chave
  • Síndrome de Burnout, Pedras quentes, estresse.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Procedimentos Físico-Químicos Utilizados em Estética
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!

 

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.

Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis. 

 

Boa leitura!

Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019 

As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.

  • Alimentos, nutrição e saúde
  • Análise e Cálculo Estrutural
  • Análises Clínicas e Toxicológicas
  • Assistência Farmacêutica
  • Bem-estar animal, medicina veterinária preventiva e saúde pública veterinária
  • Business Inteligence Artificial e Sistemas de Apoio à decisão
  • Clínica e biotecnologias aplicadas em medicina veterinária
  • Constituição, Cidadania e Efetivação de Direitos
  • Contabilidade, Controladoria e Finanças
  • Desenvolvimento de Produtos e Projetos
  • Doenças Crônicas Não-transmissíveis
  • Engenharia de Software e Computação em Nuvem
  • Estratégias e Auditorias Organizacionais
  • Estudos de Utilização de Medicamentos
  • Farmácia Hospitalar e Clínica
  • Fitoterapia
  • Gestão, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil
  • História, Patrimônio e Identidade
  • Inovação e Inteligência Artificial
  • Lean Manufacturing e Gestão
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Políticas Públicas e Direitos Sociais
  • Procedimentos Físico-Químicos Utilizados em Estética
  • Processo de Cuidar
  • Produção do Espaço, Ocupação, Gestão e Cidadania
  • Produção e Processamento de Alimentos
  • Produtos Naturais, Farmacológicos e Cosméticos
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
  • Qualidade e inovação em alimentos e nutrição
  • Saneamento Ambiental, Poluição do Ar, Recursos Hídricos e Geotecnia
  • Saúde Mental e o processo de Adoecimento no Trabalho
  • Tecnologia em Engenharia de Tráfego e Transporte
  • Teoria do Projeto, da Arquitetura e da Cidade
  • Auditorias nas Organizações
  • Alimentos, nutrição e saúde
  • Análise e Cálculo Estrutural
  • Análises Clínicas e Toxicológicas
  • Assistência Farmacêutica
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  • Saúde Mental e o processo de Adoecimento no Trabalho
  • Tecnologia em Engenharia de Tráfego e Transporte
  • Teoria do Projeto, da Arquitetura e da Cidade

Comissão Organizadora

Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues

Comissão Científica

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)

Representações docentes

Ana Carolina de Oliveira e Silva 
Anne Caroline Moraes de Assis   
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto 
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças  
Solange Sousa Pinheiro 

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018