TERAPIA COM PEDRAS QUENTES NA PREVENÇÃO DA SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE ESTÉTICA
Carolina Farias Magalhães; Rânyla Pereira Sampaio; Ítala Valéria Marques Sousa.
Centro Universitário Fametro - Unifametro
ranyla.sampaio@aluno.unifametro.edu.br)
Título da Sessão Temática: Procedimentos Físico-Químicos Utilizados em Estética
Evento: VII Encontro de Iniciação à Pesquisa
Introdução:.O termo Burnout é definido pela frase “algo que deixa de funcionar por exaustão de energia”. Este conceito indica um esgotamento proveniente de uma exposição crônica ao estresse laboral. A síndrome de Burnout é fundamentada em três aspectos: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização pessoal no trabalho. Tal disfunção se manifesta, principalmente, em profissionais da educação e da saúde, em razão do frequente contato direto com pessoas que causa fadiga, irritabilidade, aborrecimento, inflexibilidade e depressão acarretando o afastamento da vida profissional. Podemos utilizar a terapia com pedras quentes como uma forma de relaxamento para amenizar os sintomas da síndrome de Burnout. A terapia com pedras quentes consiste na aplicação de calor que produz diversas reações fisiológicas no organismo humano, como a vasodilatação; aumento da circulação local; diminuição da rigidez muscular; analgesia e relaxamento muscular Objetivos: Avaliar a terapia com pedras quentes na prevenção da síndrome de Burnout em professores da estética. Métodos: Mediante a um paralelo traçado entre os sintomas da síndrome de Burnout e os efeitos fisiológicos gerado pelo uso de terapia com as pedras quentes, foi realizado um estudo através da utilização de artigos, teses, dissertações e livros. Resultados: A etapa de concepção da pesquisa indicou a possibilidade de prevenção da síndrome de Burnout em profissionais da saúde e educação, por meio da terapia com as pedras quentes. Conclusão: Visto que a síndrome de Burnout afeta principalmente, os profissionais da educação e da saúde, os tornando suscetíveis a apresentar sintomas de exaustão emocional, falta de ânimo, ansiedade e irritabilidade. Sendo assim a terapia com pedras quentes contribui como recurso preventivo na síndrome de Burnout, pois promove relaxamento e bem-estar. Referências: AGNE. J.E. Eletrotermoterapia: teoria e prática. Porto Alegre: Palotti, 2004, 365p.
CARLOTTO, M. S.; CAMARA, S. G.. Preditores da Síndrome de Burnout em professores. Psicologia Escolar e Educacional (Impressa), Campinas, v. 11, n. 1, Jun 2007 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 Jun. 2014.
KOHAN, A.; MAZMANIAN, D. Police work, burnout, and pro-organizational behavior: a consideration of daily work experiences. Crim Justice Behav, [S.l.], n. 30, p. 559-83, 2003.
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OLIVEIRA, J. R. A. A síndrome de Burnout nos cirurgiões dentistas de Porto Alegre-RS. Dissertação .109 fls. Mestrado -Programa de Pós-graduação em Odontologia pela Universidade federal do Rio Grande do Sul. 2001. Faculdade de Odontologia. Porto Alegre, 2001. http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/1533/000301167.pdf?sequence=1. Acesso em : 01 Jul.2014.
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Descritores: Síndrome de Burnout; Pedras quentes; estresse.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.