Vocês sabiam que é muito mais fácil aprender brincando? Um dos mais importantes pensadores do século XX, Jean Piaget, observando seus filhos, descobriu que as crianças só podiam aprender algo novo, se elas pudessem assimilares. Assim também, a professora de graduação e pós graduação nas áreas do brinquedo e educação infantil da USP, Tizuko Morchida Kishimoto em entrevista ao portal do professor no site do Mec, destacou a importância do lúdico dentro das aulas, o benefício dessa modalidade para um aprendizado permanente, sendo um fator relevante a participação ativa proporcionada pela brincadeira e o prazer de estar fazendo algo que se gosta assimilando a atividade escolar à um jogo. Então, pensando em como proporcionar atividades prazerosas em disciplinas que talvez para alguns alunos sejam complicadas e impossíveis de aprenderem somente com as aulas tradicionais, foi criado um jogo (em virtude da área que os mesmos estão inserido, está baseado até o momento em perguntas de Tecnologia da Informação, tendo em vista a propagação para outras disciplinas), para demonstrar a capacidade dos alunos no aprendizado coletivo e identificação que eles (alunos) podem aprender mesmo sem serem do curso em que o jogo está direcionado. Nesse jogo de tabuleiro, será usada a disciplina de sistemas operacionais (SO), a história e suas gerações, preocupando-se com a dificuldade de cada etapa e o aprendizado rápido e permanente, o jogo tem várias fases, divididas em três etapas: fácil, médio, difícil. Mas que independe do curso, qualquer aluno pode estar jogando, pois o foco é o lúdico e facilidade de aprendizagem. E preocupando-se com a sustentabilidade o jogo será feito com materiais recicláveis que podem se encontrado com facilidades em nossas casas para que outras pessoas possam estar utilizando dessa técnica para levar a outros lugares essa modalidade sendo útil e agradável. Estudos realizados entre o público estudantil é perceptível a dificuldade de aprendizado dos alunos, tanto crianças quanto adultas. Ao analisar esse fato foi desenvolvido um jogo de tabuleiro com o objetivo de auxiliar os professores em seus métodos de ensino e principalmente o aluno para melhor fixação do conteúdo. O jogo vem com o objetivo de relacionar o aluno e o professor, em métodos lúdicos para dessa forma o educando tenha uma facilidade maior de compreensão de determinado conteúdo. Aprender se divertindo é uma metodologia aprovada e comprovada por muitas instituições, pois estimula o aluno e o motiva a aprender de maneira eficiente e compreensiva. Terá cores vibrantes que será também um dos grandes destaques do jogo, sendo possível trabalhar todos os sentidos, tato, visão, percepção, trabalho em equipe, lógica, isso tudo para garantir a memorização, assimilação, sem tirar o foco do objetivo proposto. Portanto, sabemos que sim, aprender brincando ajuda 100% no aprendizado tanto de crianças como de adultos. Pois o jogo contribuirá para a memorização, assimilação do lúdico com a realidade, tornando estudantes mais preparados, aumentando a participação, dando a sensação de prazer por está aprendendo muito e entendendo todo o conteúdo.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.