COLETA SELETIVA E SEUS BENEFÍCIOS: EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA.
Introdução: A educação ambiental como estratégia de prevenção e promoção em saúde é fundamental para motivar a sensibilização das pessoas para a preservação do meio em que vivem proporcionando melhor qualidade de vida. Os resíduos descartados de maneira inadequada trazem consequências para o meio ambiente e a saúde pública. Sabe-se que a coleta seletiva é uma prática antiga para minimizar a precária situação do lixo no meio urbano e que deve ser incentivada por meio de estratégias de educação em saúde. Objetivo: Relatar a experiência de construir e conduzir uma atividade educativa sobra à temática de coleta seletiva e seus benefícios. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência de uma atividade educativa realizada por acadêmicos do 5° semestre do curso de enfermagem, em maio de 2019, no Centro Universitário privado do município de Fortaleza-Ceará- Brasil, tendo como público alvo os estudantes da instituição. Resultados: A atividade foi desenvolvida inicialmente com a transmissão de informações junto à distribuição de um folheto educativo, contendo os seguintes aspectos: O que é coleta seletiva? Quais os benefícios? E a ilustração de coletores identificados com as cores padrões da coleta seletiva e exemplos de seus respectivos resíduos. Em seguida foi realizada uma dinâmica sobre a separação do lixo, na qual cada participante jogava os vários tipos de resíduos em coletores confeccionados de caixas de papelão e customizados com papel TNT nas cores verde, vermelha, amarelo, azul e marrom. Para atrair a atenção do público, foi usado pelos acadêmicos de enfermagem durante a realização da atividade, aventais também com as cores da coleta seletiva. A prática pedagógica foi satisfatória, contando com o envolvimento dos alunos e a participação na dinâmica de caráter avaliativo mediante o tema exposto. Conclusão: Acredita-se que a atividade de educação em saúde pode promover aos alunos uma melhor compreensão sobre a importância da coleta seletiva e seus benefícios para prevenir o ambiente e a saúde, capacitando-os como multiplicadores de conhecimento no ambiente acadêmico, familiar e na comunidade. Referências: TRINDADE, Naianne. Consciência ambiental: coleta seletiva e reciclagem no ambiente escolar. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, vol.7, N.12; 2011 Pág. 1.
Descritores: Enfermagem; Promoção da Saúde; Coleta seletiva.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.