A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NA SAUDE DA MULHER: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Camilla Rêgo de Melo
Maria Évyla Lima da Silva
Beatriz Gomes Mendes de Carvalho
Maria Letícia Cordeiro Morais
Marcia Maria Gonçalves Felinto Chaves
Centro Universitário Fametro – Unifametro
Título da Sessão Temática: Processo de cuidar
Evento: VII Encontro de Iniciação à Pesquisa
Introdução: As ações de saúde da mulher atuam na prevenção, promoção, tratamento, recuperação e manutenção da saúde. E tem como objetivo a melhoria da atenção obstétrica (Pré-natal, pós-parto, urgências e emergências obstétricas e aborto), o planejamento reprodutivo (métodos contraceptivos), saúde mental, vigilância do óbito materno, do abortamento inseguro, o combate à violência doméstica e sexual, cuidado da mulher no climatério e da saúde da adolescente. Acrescenta, também, a prevenção e o tratamento de mulheres com HIV/AIDS. Os atendimentos são feitos nas Unidades básicas de saúde (ABS) como também nas Unidades de atenção secundária e terciaria. As mulheres contam com um acompanhamento multidisciplinar, sendo assim são acolhidas por profissionais de todas as áreas, como por exemplo, Medico, Psicólogo e Fisioterapeuta. É fundamental que entendamos a importância da saúde da mulher, pois são ações especificas e voltadas as características anatomo-fisiológicas do sexo feminino.
Objetivos: Relatar a experiência de acadêmicos de Fisioterapia na visita ao Hospital Gonzaguinha de Messejana.
Métodos: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado após uma visita ao Hospital Gonzaguinha de Messejana, localizado no município de Fortaleza-CE, em março de 2019. Na visita foi apresentado toda a estrutura do hospital, em especial a parte da fisioterapia, onde a fisioterapeuta nos explicou o publico alvo, que são os acompanhamentos das gravidas no pós parto e gravidez de risco. Além disso, existem programas de educação em saúde, onde fazem a promoção em escolas do bairro e encontros mensais com os acompanhantes e as mães para tirar duvidas e promover uma melhor interação entre eles. Visualizamos também a UTI, onde ficam os recém nascidos que nasceram com alguma morbidade e os prematuros. Quanto as mães desses bebês, são alocadas próximas a UTI, para que possam ter contato e assim passar a construir uma relação mãe-filho e também ser acompanhadas pela equipe. Ademais, a fisioterapia também atua nas mulheres que após o parto sentem dores no ato da relação sexual, com intuito de reduzir a dor e promover uma melhor qualidade de vida.
Resultados: A visita realizada pelos acadêmicos de Fisioterapia proporcionou a eles uma visão multidisciplinar no atendimento da mulher e puderam tirar suas duvidas relacionadas a atuação da Fisioterapia.
Conclusão: Concluiu-se que é de suma importância a atuação do Fisioterapeuta no acompanhamento das gravidas, no pre parto e pos parto, pois além de prepara-las fisicamente para ter o bebê, após disso, elas tem todo um aparato não só focando na funcionalidade mas também o psicológico.
Referências:
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.