Introdução: A Insuficiência Cardíaca se constitui em um dos principais problemas de saúde pública no mundo inteiro, apresentando uma prevalência de 1 a 2% da população, apesar do avanço clínico e tecnológico nesta área, nas últimas décadas. Em consequência, verifica-se um alto índice de internações, que ocasionam alto custo, bem como o aumento de reinternações, que têm sido atribuídas a não adesão ao tratamento farmacológico e às medidas não-farmacológicas. A enfermagem em um ambiente que permite a prática profissional voltada para o ensino e a pesquisa baseados em evidências que fundamentem a assistência, determina que o cuidado sistematizado reduz o impacto negativo dos desfechos cardiovasculares mediante suas complicações. Para implementar o cuidado de enfermagem de forma sistematizada deve-se utilizar a SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem) como instrumento para a construção de afirmativas de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem, que favorece o registro e a qualidade do atendimento na prática. Objetivos: Relatar a experiência da consulta de enfermagem utilizando a SAE em pacientes com Insuficiência Cardíaca. Métodos: Trata-se de um relato de experiência vivenciado no estágio da disciplina Processo do Cuidar Saúde do Adulto I, no período de março a maio de 2019 em um hospital de referência de Fortaleza, onde a equipe de estágio fez a consulta de enfermagem utilizando todas as etapas da SAE na visita ao paciente na beira do leito Resultados: A experiência vivida no estágio possibilitou entender a consulta de enfermagem melhor e colocar em prática a SAE utilizando de todas as ferramentas necessárias. Pode-se compreender as fases do processo de enfermagem na qual foi coletado os dados subjetivos e objetivos do paciente junto com exame físico realizado, para diagnosticar achados encontrados em sua coleta e assim fazer intervenções de enfermagem relacionadas aos achados na consulta. Foram encontrados alguns diagnósticos tais como: Troca de gases prejudicada; Insônia; Ansiedade; Déficit no autocuidado, traçamos assim intervenções necessárias para estes diagnósticos, utilizando como base nos domínios NIC e NANDA. Conclusão: Conclui-se que o estudo contribuiu para o aprendizado, proporcionando segurança para os futuros enfermeiros que seremos através da interação com o paciente, utilizando o processo de enfermagem para uma assistência segura e de qualidade.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.