PROTOCOLO DE CIRURGIA SEGURA: CRIAÇÃO DE UM STORYBOARD COMO ESTRATÉGIA DE ORIENTAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE
Introdução: A segurança do paciente é definida como a prevenção de erros e efeitos adversos relacionados à assistência de saúde, de modo que, ao ser observado o risco de eventos adversos, sejam realizadas intervenções para minimizá-los. A Organização Mundial de Saúde em 2004 instituiu a Aliança Mundial de Segurança do Paciente que tem como objetivo adotar medidas de melhorias no atendimento ao paciente e aumentar a qualidade dos serviços de saúde, de modo que haja consciência e comprometimento em relação à “segurança do paciente”. No Brasil, essa temática se tornou mais relevante em 2013 através da elaboração do Programa Nacional de Segurança do Paciente e do Protocolo de Cirurgia Segura, elaborado no intuito de reduzir as taxas de eventos adversos no paciente cirúrgico, por meio do uso da lista de verificação de cirurgia segura. Objetivos: Construir um Storyboard como estratégia de orientação para profissionais da saúde, acerca do protocolo de cirurgia segura. Métodos: Tratase de um estudo metodológico, em que para a elaboração da tecnologia educativa foi feito primeiramente a leitura do protocolo e manual de cirurgia segura, além de artigos extraídos da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), como critérios de inclusão, foram considerados artigos na língua portuguesa, disponíveis na íntegra e publicados nos últimos cinco anos. Logo em seguida, foram elencados os pontos-chaves do vídeo: ocorrência de incidentes e eventos adversos, lista de verificação de segurança cirúrgica, posteriormente iniciou a criação do vídeo através do aplicativo VideoScribe®. Resultados: O vídeo Storyboard conta com um tempo de três minutos e aborda como tema central a importância do correto preenchimento do checklist de cirurgia segura. Na introdução do vídeo é apresentado o protocolo de cirurgia segura, além de dados epidemiológicos sobre eventos adversos decorrentes dos procedimentos cirúrgicos. Após essa introdução, foram abordadas as três fases do checklist: antes da indução anestésica; antes da incisão cirúrgica e antes do paciente sair da sala de cirurgia. A proposta é que o Storyboard seja uma ferramenta de fácil acesso e de rápida divulgação, sendo a apresentação do conteúdo desenvolvida como uma história, na qual houve a apresentação gráfica por meio de desenhos. Conclusão: O centro cirúrgico se configura com um setor complexo, que exige recursos materiais, mas principalmente capacitação dos recursos humanos. Dessa maneira, esse vídeo servirá como método de ensino e de qualificação dos profissionais, tendo como objetivo sensibilizá-los sobre o correto preenchimento do checklist e a importância de sua aplicação. Assim, a assistência em saúde pode se tornar um processo dinâmico por meio da utilização dessas tecnologias educativas.
Referências: BRASIL. Ministério da Saúde. Segundo desafio global para a segurança do paciente: cirurgias seguras salvam vidas. Manual. Rio de Janeiro: Organização Pan-Americana da Saúde; Ministério da Saúde; Agência Nacional de Vigilância Sanitária; 2009.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n. 529, de 1° de abril de 2013. Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Brasília: Ministério da Saúde;2013.
CARMO, T.G.; CRIADO, J.V.N.; DIAS, B. F. Processo de implementação do protocolo de cirurgia segura. Revista Cubana de Enfermería, v. 33, n. 1, 2017.
OLIVEIRA, M. C. B. et al. Adesão do checklist cirúrgico à luz da cultura de segurança do paciente.Revista SOBECC, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 36-42, 2018.
Descritores: Enfermagem; Segurança do Paciente; Checklist de Segurança do Paciente; Tecnologia Educacional.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.