FORMAÇÃO IDENTITÁRIA NA ADOLESCÊNCIA
Segundo Ferreira, Farias e Silvares (2003) a formação de identidade se dá por influência de razões intrapessoais, que são as capacidades inatas e as características obtidas da personalidade; por razões interpessoais, que são identificações com outras pessoas e também por razões culturais, que são os valores sociais que uma pessoa está submetida. Trabalhar esses processos de identidade proporcionou aos adolescentes conhecer mais sobre quem são e quem estão se tornando, levando em conta a grande importância de sua própria identidade, pois revela sobre o modo de pensar, agir e se comportar de cada indivíduo.
Carvalho (2012) afirma que, as instituições sociais as quais estamos inseridas apresentam um significado importante no processo de formação de identidade, visto que se constituem no espaço de produção de saberes, experiências, de comunicações, de interrelações. Proporcionar reflexão aos adolescentes sobre os meios que estão inseridos lhes proporciona maior entendimento sobre eles mesmos e sobre o outro.
Objetivos: Relatar sobre contribuição no processo de formação identitária de adolescentes do ensino médio; explanar sobre a percepção dos adolescentes sobre si mesmos durante as intervenções; discutir sobre relatos de experiências adquiridas durante a vivência de acadêmicas de Psicologia ao longo do estágio supervisionado.
As intervenções foram realizadas durante o semestre 2018.2, em uma escola pública de ensino médio, localizada em Fortaleza, CE. Foram realizadas intervenções com grupos de alunos do segundo ano do ensino médio, que consistiu em abordar temáticas sobre a formação identitária, onde a proposta das facilitadoras do grupo, foi trabalhar esse tema geral, mas com subtemas diferentes a cada encontro. Utilizando-se de textos, músicas, desenhos e outras ferramentas que envolveriam os adolescentes ao grupo e proporcionasse aos mesmos uma percepção sobre sua identidade, de como os mesmos se vião e como vião o meio em que estavam inseridos, assim como de como são vistos pelo meio, sendo esse meio como a família, os amigos, a escola e também a sociedade como um todo. Acreditando que a percepção sobre si e sobre o outro tem bastante relevância para a formação e desenvolvimento de indivíduos saudáveis, foi visado proporcinar um ambiente confortável e acolhedor, onde os participantes pudessem expressar suas ideias, pensamentos e vivências, através de atividades realizadas a cada encontro, com duração média de 1h e 30 minutos, que aconteciam em salas de aulas ou na biblioteca da própria escola, em horários disponibilizado pela coordenação da escola para o grupo, não prejudicando os horários normais de aula do estudantes. Foram realizados seis encontros com dois grupos diferentes, e as atividades abordadas respectivamente foram: atividade para abordar a percepção dos alunos sobre ser adolescente; sobre percepção de como o adolescente é visto pelo outro; como o adolescente é visto em seu meio familiar; atividades que abordaram sobre valores pessoais; atividades para abordar sobre autoestima e reflexões sobre o ser adolescente em relação a tudo que foi abordado e tudo o que eles mesmos trouxeram em seus discursos.
Por fim, consideramos relevante para a comunidade acadêmica a partilha das vivências, e das atividades realizadas na graduação, afim de visualizarmos experiências que outras pessoas estão vivenciando.
Referências:
Carvalho, Mauro. A construção das identidades no espaço escolar – Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, V.20, nl, p. 209-227, jan./jun. 2012;
Lakatos, Eva Maria; Marconi, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cientifica. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Descritores: Adolescência; Identidade; Percepção.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2019!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e IX Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da Conexão Unifametro 2019 foi “Diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, reforçando a demanda da sustentabilidade como eixo norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação com uso da tecnologia e seus impactos sustentáveis.
Boa leitura!
Drª. Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2019
As normas para submissão e apresentação de trabalhos foram dispostas neste edital.
Comissão Organizadora
Renata Eugênia de Almeida Duarte (coordenação)
Ailton Pereira da Silva
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
André Macedo de Oliveira
José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho
Maria Nataline da Silva Rocha
Rafael Santana da Silva Azevedo
Rita Maria Lima Rebouças
Sérgio Murilo Costa Ribeiro
Thalita do Nascimento Rodrigues
Comissão Científica
Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques (Coordenação)
Representações docentes
Ana Carolina de Oliveira e Silva
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Moisés Maia Neto
Patrícia da Silva Taddeo
Pedro Diniz Rebouças
Solange Sousa Pinheiro
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.