Introdução: A técnica acadêmica nas faculdades de arquitetura e urbanismo ensina a elaborar projetos de variadas tipologias arquitetônicas, sobre aspectos ergonômicos, antropométricos e legislativos, soluções estruturais e de uso do solo e mesmo alternativas energéticas e de sustentabilidade, porém de forma geral não prepara o futuro profissional para o relacionamento com o cliente e para o desenvolvimento da empatia profissional-contratante.
Da mesma forma que um médico trata a anamnese do paciente, de forma a descobrir as origens do mal que o acomete e das limitações que o seu estado de saúde impõe, o arquiteto trata a entrevista inicial com o cliente como a ocasião para travar conhecimento com as preferências pessoais e dinâmicas familiares do contratante, as peculiaridades da demanda para a qual será contratado e limitações de orçamento, elementos a partir dos quais elaborará o briefing para orientar o programa de necessidades e desenvolvimento do projeto.
Trata-se de um momento delicado, especialmente em se tratando de arquitetura residencial, quando as informações a levantar envolvem aspectos da intimidade familiar, o que pode parecer invasivo para o cliente se conduzida sem os devidos cuidados, além de inibitório para o profissional inexperiente. Neste aspecto, o uso da leitura comportamental pode fazer grande diferença na interação inicial com o contratante, permitindo a percepção, pelo arquiteto, de informações não-declaradas.
Neste sentido, a disciplina Psicologia Ambiental é ministrada nos semestres iniciais do curso na UNIFAMETRO, posto que é vista como uma preparação para as relações sociais e socioespaciais. A referida cadeira permite a aproximação com aspectos comportamentais, aprimorando a percepção e cognição social através da intersubjetividade em dinâmicas práticas - relação pessoa-pessoa, e sobre o ambiente - relação pessoa-objeto (NOGUEIRA; DE MOURA, 2007).
Objetivos: Assim, o objetivo do presente artigo é relatar a experiência docente na disciplina de Arquitetura de Interiores, na condução dos alunos em seu primeiro contato com uma situação de complexidade real - a elaboração do projeto de interiores residencial para um apartamento de alto padrão, iniciado a partir do contato interpessoal no momento da entrevista com o contratante (cliente). O exercício envolvia os alunos do sétimo semestre num contexto pragmático de resposta às demandas de um contratante, uma pessoa desconhecida para a qual se desenvolveria o trabalho em várias etapas.
Métodos: Dessa forma, a primeira fase do trabalho acadêmico iniciou com a preparação para o encontro com o personagem “contratante”, interpretada por uma empresária - cliente da docente da disciplina com aspirações reais à elaboração de um projeto residencial de interiores, que foi entrevistada coletivamente pelos estudantes.
Os alunos foram orientados a elaborar antecipadamente as perguntas e, no momento da entrevista, observar os aspectos relativos à apresentação pessoal, postural, e suas respostas psicofísicas aos questionamentos (WEIL; TOMPAKOW, 1986), de modo a perceber o que o indivíduo comunica através de ações comportamentais e gestuais, especialmente os sinais negativos quanto à invasão do espaço pessoal (HALL, 1989) e as manifestações de apreciação e aprovação.
Após o encerramento da entrevista com o cliente, ainda na sala de aula, a segunda etapa ocorreu em momento entusiástico de troca de experiências entre os discentes, quando foram feitas ponderações sobre os diversos aspectos apreendidos, considerações a respeito da interpretação da personalidade e preferências não pronunciadas, e, em conjunto, elaborou-se o briefing - programa de necessidades do projeto.
Na aula seguinte, a terceira fase do exercício foi a elaboração, em duplas, dos painéis semânticos ou mood boards, a tradução em imagens das expectativas e personalidade do contratante, e subsequente início da primeira abordagem projetual – o Estudo Preliminar, que em uma situação real, é o primeiro desenho que se mostra ao cliente.
Para o prosseguimento da atividade, seriam apresentados os Estudos Preliminares dos ambientes juntamente com os mood boards de cada dupla, em banca julgadora composta pela docente e pelo contratante, com o objetivo de escolher a versão que melhor traduzisse as expectativas do cliente. Após a banca, seria iniciada a etapa final do exercício, que é o Projeto Executivo detalhado, objetivo da disciplina.
Resultados: Visto que as experiências se deram no semestre 2020.01, na etapa anterior à exposição dos produtos ao cliente, as aulas foram interrompidas em decorrência da decretação do período de isolamento sanitário preventivo, em função da pandemia de COVID-19. Naquele momento, como muitas instituições de ensino em vários lugares do mundo, a UNIFAMETRO rapidamente adaptou suas atividades para a versão remota, ministrando aulas a distância através da plataforma Google, exceção feita às disciplinas práticas do curso, como o caso de Arquitetura de Interiores, que não pôde ser finalizada dentro do tempo regulamentar do semestre, ficando temporariamente suspensa.
Com o agendamento do retorno das atividades práticas para os próximos meses, alunos e cliente se mostram ansiosos para a conclusão da atividade e a exibição dos resultados do exercício. Dessa forma, tanto o sucesso da interpretação da entrevista, quanto da análise comportamental serão avaliados então, por ocasião do julgamento que o contratante fará dos diversos projetos a serem apresentados pelos alunos.
Conclusão/Considerações finais: Não obstante não tenham sido ainda concluídas as atividades da cadeira, os resultados da vivência em um cenário de complexidade real podem ser aferidos pelo entusiasmo com o qual os estudantes abraçaram a proposta, descobrindo que, através de experiências acadêmicas semelhantes podem se preparar adequadamente para o enfrentamento de situações profissionais reais.
Referências:
HALL, Edward T. A dimensão oculta. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.
NOGUEIRA, Susana Engelhard; DE MOURA, Maria Lucia Seidl. Intersubjetividade: perspectivas teóricas e implicações para o desenvolvimento infantil inicial. Journal of Human Growth and Development, v. 17, n. 2, p. 128-132, 2007. Disponível em http://www.revistas.usp.br/jhgd/article/view/19839.
WEIL, Pierre; TOMPAKOW, Roland. O corpo fala. Petrópolis: Vozes, 1986.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2020!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, X Encontro de Pós-graduação e I Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. A Conexão Unifametro 2020 teve como tema Virtualize-se, trazendo o convite ao olhar das potencialidades que esse novo mundo nos apresenta, o que se reflete na produção científica compartilhada em nossos Encontros Científicos.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima CONEXÃO.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2020
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Unifametro
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Thalita Rodrigues
Juliana Pereira Pessoa
Denise Moreira Lima Lobo
Pedro Henrique Teixeira Cruz
Rita Maria Lima Rebouças
Pedro Convertte
Douglas Joca Paiva
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques - Coordenação de Pesquisa e Monitoria
CURSO REPRESENTAÇÃO
Administração – Fortaleza Cristiane Madeiro Araújo
Administração - Maracanaú Ana Carla Cavalcante das Chagas
Análise e Desenvolvimento de Sistemas Marcondes Josino Alexandre
Arquitetura e Urbanismo Simone Menezes Mendes
Ciências Contábeis Allan Pinheiro Holanda
Direito Rogério da Silva e Souza
Educação Física Raíssa Fortes Pires Cunha
Enfermagem - Fortaleza Antônio Adriano Rocha Nogueira
Enfermagem – Maracanaú Renato Carneiro da Silva
Engenharia Civil/ Engenharia de Produção - Fortaleza Eliezer Fares Abdala Neto
Engenharia de Produção - Maracanaú Karol Wojtila Chaves Lima
Estética e Cosmética Solange Sousa Pinheiro
Farmácia Felipe Rodrigues Magalhães
Fisioterapia Denise Moreira Lima Lobo
Gastronomia Larissa Pereira Aguiar
Gestão (Tecnólogos) Ana Carla Cavalcante das Chagas
Medicina Veterinária Ana Karine Rocha de Melo Leite
Nutrição Leonardo Furtado de Oliveira
Odontologia Pedro Diniz Rebouças
Pedagogia Webster Guerreiro Belmino
Psicologia Olivia Lima Guerreiro de Alencar
Serviço Social Evania Maria Oliveira Severiano
Sistemas de Informação Marcondes Josino Alexandre
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Devido a pandemia, seguimos com agendamento de atendimento presencial ou via Meet.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.