Introdução:A Dirofilariose é uma zoonose parasitária não contagiosa que pode acometer o cão doméstico, gato e várias espécies de animais silvestres. Em cães, o agente etiológico é o nematóide Dirofilaria immitis. Ele alberga principalmente as artérias pulmonares, podendo migrar para o átrio esquerdo, saco pericárdio, brônquios ou articulações.A doença induz com frequência distúrbios circulatórios, levando à insuficiência cardíaca congestiva direita, trombose, endocardite nas válvulas cardíacas, hipertensão pulmonar, glomerulonefrite e, até mesmo, ao óbito. Objetivos: Objetiva-se relatar um caso de dirofilariose em uma cadela. Métodos:Foi atendida em um hospital veterinário, Fortaleza (CE), uma cadela, da raça Poodle, de 6 anos de idade, com 7 kg de massa corporal, não-castrada. A queixa da tutora era que seu animal apresentava lesões dermatológicas há um mês. Dessa forma, foi solicitado um hemograma completo. Resultados:O eritrograma mostrou: hematócrito de 30,8% (referência: 37 a 55%), hemoglobina de 8,9 g/dL (referência: 12 a 18) e presença de hemácias normocíticas hipocrômicas. Assim, visualizou-se anemia não renegerativa no animal. Em relação ao leucograma, verificou-se: número total de leucócitos 20.200 (referência: 6.000 a 17.000 células/µL) com presença de neutrófilos tóxicos (4%). Um quadro de neutrofilia com desvio á esquerda e eosinofilia também estavam presentes. Essas alterações mostravam um quando de infecção/inflamação e parasitose. O valor da proteína plasmática total foi de 10,2 (referência: 6 a 8 g/dL), mostrando um quadro de hiperproteinemia que podia estar associado à desidratação ou hiperglobulinemia. No estiraço sanguíneo, verificou-se a presença de microfilárias. Dessa forma, foi solicitado um ecocardiograma no qual mostrou a presença de microfiláias na artéria pulmonar e coração, diagnosticando dirofilariose. Conclusão/Considerações finais: Nesse relato de caso, a dirofilariose induziu alterações hematológicas debilitantes para o animal. O estiraço sanguíneo e o ecocardiograma foram essenciais para o diagnóstico da enfermidade, sendo, por tanto, exames de grande relevância na rotina clínica veterinária.
Referências: OLIVEIRA, I.N.V.; MOREIRA, H.R.; FAZIO-JUNIOR, P.I. et al. Perfil hematológico e bioquímico de cães infectados por Dirofilaria immitis da localidade da ilha de Algodoal, Pará. Revista Brasileira de Medicina Veterinária, v.35, Supl.2, p.74-80, 2013,
FREITAS, F.V.; SIQUEIRA, V.C.F.; VIDAL, N.B.C. et al. Dirofilarose em uma cadela: relato de caso. Revista Científica de Medicina Veterinária, Ano X, n.30, p.1-9, 2018.
SILVA R.C.; LANGONI H. Dirofilariose. Zoonose emergente negligenciada. Ciência Rural,v.39, p.1614-1623, 2009.
Palavras-chave: Dirofilariose; Anemia; Ecocardiograma.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2020!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, X Encontro de Pós-graduação e I Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. A Conexão Unifametro 2020 teve como tema Virtualize-se, trazendo o convite ao olhar das potencialidades que esse novo mundo nos apresenta, o que se reflete na produção científica compartilhada em nossos Encontros Científicos.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima CONEXÃO.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2020
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Unifametro
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Thalita Rodrigues
Juliana Pereira Pessoa
Denise Moreira Lima Lobo
Pedro Henrique Teixeira Cruz
Rita Maria Lima Rebouças
Pedro Convertte
Douglas Joca Paiva
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques - Coordenação de Pesquisa e Monitoria
CURSO REPRESENTAÇÃO
Administração – Fortaleza Cristiane Madeiro Araújo
Administração - Maracanaú Ana Carla Cavalcante das Chagas
Análise e Desenvolvimento de Sistemas Marcondes Josino Alexandre
Arquitetura e Urbanismo Simone Menezes Mendes
Ciências Contábeis Allan Pinheiro Holanda
Direito Rogério da Silva e Souza
Educação Física Raíssa Fortes Pires Cunha
Enfermagem - Fortaleza Antônio Adriano Rocha Nogueira
Enfermagem – Maracanaú Renato Carneiro da Silva
Engenharia Civil/ Engenharia de Produção - Fortaleza Eliezer Fares Abdala Neto
Engenharia de Produção - Maracanaú Karol Wojtila Chaves Lima
Estética e Cosmética Solange Sousa Pinheiro
Farmácia Felipe Rodrigues Magalhães
Fisioterapia Denise Moreira Lima Lobo
Gastronomia Larissa Pereira Aguiar
Gestão (Tecnólogos) Ana Carla Cavalcante das Chagas
Medicina Veterinária Ana Karine Rocha de Melo Leite
Nutrição Leonardo Furtado de Oliveira
Odontologia Pedro Diniz Rebouças
Pedagogia Webster Guerreiro Belmino
Psicologia Olivia Lima Guerreiro de Alencar
Serviço Social Evania Maria Oliveira Severiano
Sistemas de Informação Marcondes Josino Alexandre
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Devido a pandemia, seguimos com agendamento de atendimento presencial ou via Meet.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.