Introdução: É sabido que, para uma boa adesão das mudanças dietéticas e do plano alimentar, é necessária uma comunicação eficaz entre profissional e paciente. Existem tecnologias educativas que se mostram eficazes no processo adesão do paciente como, por exemplo, o uso de materiais impressos como folders, e-books e cartilhas. Objetivos: Realizar um levantamento de tecnologias educativas para auxílio na promoção da saúde. Métodos: O presente trabalho trata-se de um estudo de revisão de literatura, em que foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicas PubMED e Scielo, utilizando os descritores “Promoção da Saúde” (“Health Promotion”), “Educação Alimentar e Nutricional” (“Food and Nutrition Education”) e “Material Educativo” ("Educational Material"), selecionando artigos do período de 2015 a 2020. Para sistematizar as buscas, foram utilizados operadores booleanos. Resultados: Segundo Gonçalves et al. (2019), em estudo do tipo metodológico com levantamento bibliográfico, com objetivo de construir uma cartilha educativa para o Diabetes Mellitus (DM), no qual também foi submetida à validação através de 7 especialistas, que concluíram que a cartilha seria válida, podendo ser utilizadas por profissionais e indivíduos portadores de DM. Outro estudo, que buscou validação de um manual sobre aleitamento materno, avaliado por 12 especialistas, e concluíram que o material é valido para uso de promoção da saúde. Segundo Jesus et al. (2020), que objetivou o seu estudo com a produção e validação de uma cartilha para pessoa com o vírus da imunodeficiência humana (HIV), o material poderia contribuir com a autonomia dos indivíduos em tomar suas decisões. A cartilha foi avaliada por 22 especialistas que analisaram linguagem, aparência e conteúdo através do Índice de Nível de Validade de Conteúdo superior a 0,8, concluindo que a cartilha é de grande relevância para os profissionais da saúde e público-alvo e, posteriormente, a cartilha foi disponibilizada na forma impressa para instituições públicas de saúde e online para a população alvo. Um estudo quantitativo de validação de material educativo composto por módulos e folhetos, para crianças menores de dois anos foi avaliada por 7 especialistas qualificados, que concluíram que o conteúdo exposto na cartilha era válido, porém com a limitação de não ter sido aplicado no público alvo. Conclusão/Considerações finais: Portanto, conclui-se que a busca e produção por tecnologias educativas vem aumentando nos últimos anos bem como sua validação, porém há uma escassez destes materiais sobre sua aplicabilidade. Logo, faz-se necessários mais estudos que corroborem com a efetividade da aplicação destes materiais para melhorar a comunicação entre profissional e paciente.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2020!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, X Encontro de Pós-graduação e I Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. A Conexão Unifametro 2020 teve como tema Virtualize-se, trazendo o convite ao olhar das potencialidades que esse novo mundo nos apresenta, o que se reflete na produção científica compartilhada em nossos Encontros Científicos.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima CONEXÃO.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2020
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Unifametro
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Thalita Rodrigues
Juliana Pereira Pessoa
Denise Moreira Lima Lobo
Pedro Henrique Teixeira Cruz
Rita Maria Lima Rebouças
Pedro Convertte
Douglas Joca Paiva
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques - Coordenação de Pesquisa e Monitoria
CURSO REPRESENTAÇÃO
Administração – Fortaleza Cristiane Madeiro Araújo
Administração - Maracanaú Ana Carla Cavalcante das Chagas
Análise e Desenvolvimento de Sistemas Marcondes Josino Alexandre
Arquitetura e Urbanismo Simone Menezes Mendes
Ciências Contábeis Allan Pinheiro Holanda
Direito Rogério da Silva e Souza
Educação Física Raíssa Fortes Pires Cunha
Enfermagem - Fortaleza Antônio Adriano Rocha Nogueira
Enfermagem – Maracanaú Renato Carneiro da Silva
Engenharia Civil/ Engenharia de Produção - Fortaleza Eliezer Fares Abdala Neto
Engenharia de Produção - Maracanaú Karol Wojtila Chaves Lima
Estética e Cosmética Solange Sousa Pinheiro
Farmácia Felipe Rodrigues Magalhães
Fisioterapia Denise Moreira Lima Lobo
Gastronomia Larissa Pereira Aguiar
Gestão (Tecnólogos) Ana Carla Cavalcante das Chagas
Medicina Veterinária Ana Karine Rocha de Melo Leite
Nutrição Leonardo Furtado de Oliveira
Odontologia Pedro Diniz Rebouças
Pedagogia Webster Guerreiro Belmino
Psicologia Olivia Lima Guerreiro de Alencar
Serviço Social Evania Maria Oliveira Severiano
Sistemas de Informação Marcondes Josino Alexandre
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Devido a pandemia, seguimos com agendamento de atendimento presencial ou via Meet.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.