Introdução: A resistência à insulina (RI) é definida pela insuficiência ou falta de resposta apropriada do hormônio insulina, o qual é responsável por sinalizar as células sobre a presença de glicose circulante no sangue. Com essa alteração, ocorre gradativamente a diminuição na expressão de genes responsáveis pela sinalização da ação da insulina, acarretando o aumento da glicemia. Essa condição de saúde geralmente está associada a outras, como diabetes mellitus (DM) e obesidade. Devido à propriedades como a ação anti-inflamatória, há grande interesse no uso de ácidos graxos ômega-3: ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA) como uma estratégia terapêutica promissora³. Objetivos: É um estudo de revisão sobre os efeitos do consumo de ômega-3 na resistência à insulina. Métodos: Trata-se de uma revisão da literatura, nas bases de dados Pubmed e Scielo utilizando os descritores “insulin resistance” e “ômega-3”. Foram adotados critérios para a seleção dos estudos, incluindo os artigos publicados em inglês, entre janeiro de 2015 e março de 2020. Foram excluídos estudos realizados em animais e de revisão. Resultados: Em um estudo recrutaram aleatoriamente 44 pacientes com DM, que foram divididos em dois grupos: um grupo recebeu 4g/dia de ômega-3 e outro recebeu placebo durante 10 semanas. Obteve-se uma redução expressiva nos ácidos graxos não esterificados (AGNE). Os pacientes melhoraram a sensibilidade à insulina, possivelmente por efeito da diminuição da concentração de AGNE¹. De forma semelhante, outro estudo realizado em 12 semanas, utilizando 68 mulheres diagnosticadas com Síndrome do ovário policístico, as quais foram divididas aleatoriamente em 2 grupos, um para receber 1000 mg de ácidos graxos ômega-3 + 400 UI de suplementos de vitamina E; e o outro para usar placebo, também apresentou resultados positivos, com a diminuição relevante da RI². Já no estudo realizado em 31 adultos resistentes à insulina e com sobrepeso ou obesidade que receberam 3,9g/dia EPA + DHA durante 6 meses não apontou nenhuma melhora clinicamente significativa³. Conclusão/Considerações finais: Embora tenha apresentado bons resultados na maioria dos estudos citados, ainda há poucas pesquisas relacionados a esse assunto. A maioria vem sendo realizada em animais, e os poucos testes em humanos não são suficientes para atestar a eficácia do ômega 3 no quadro de RI. Além disso, testes com o uso de co-suplementação não podem afirmar que os resultados benéficos sejam de responsabilidade exclusiva do ômega-3. Portanto, ainda não se pode concluir que exista uma evidência convincente sobre a eficiência do ômega 3 na melhora da resistência à insulina, sendo necessários mais estudos envolvendo o tema.
Referências:
1 FARSI, Payam Farahbakhsh. et al. Effects of supplementation with omega-3 on insulin sensitivity and non-esterified free fatty acid (NEFA) in type 2 diabetic patients. Arq Bras Endocrinol Metab. n.4, v.58, p.335-340, out., 2014.
2 EBRAHIMI, Faraneh Afshar. et al. The Effects of Omega-3 Fatty Acids and Vitamin E Co-Supplementation on Indices of Insulin Resistance and Hormonal Parameters in Patients with Polycystic Ovary Syndrome: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Trial. Exp Clin Endocrinol Diabetes. v.125, p.353–359, abr., 2017
3 LALIA, Antigoni Z. et al. Effects of Dietary n-3 Fatty Acids on Hepatic and Peripheral Insulin Sensitivity in Insulin-Resistant Humans. Diabetes Care. v.38, p.1228–1237, abr., 2015.
Palavras-chave: Resistência à Insulina, Ômega-3, Adultos.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2020!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, X Encontro de Pós-graduação e I Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. A Conexão Unifametro 2020 teve como tema Virtualize-se, trazendo o convite ao olhar das potencialidades que esse novo mundo nos apresenta, o que se reflete na produção científica compartilhada em nossos Encontros Científicos.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima CONEXÃO.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2020
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Unifametro
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Thalita Rodrigues
Juliana Pereira Pessoa
Denise Moreira Lima Lobo
Pedro Henrique Teixeira Cruz
Rita Maria Lima Rebouças
Pedro Convertte
Douglas Joca Paiva
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques - Coordenação de Pesquisa e Monitoria
CURSO REPRESENTAÇÃO
Administração – Fortaleza Cristiane Madeiro Araújo
Administração - Maracanaú Ana Carla Cavalcante das Chagas
Análise e Desenvolvimento de Sistemas Marcondes Josino Alexandre
Arquitetura e Urbanismo Simone Menezes Mendes
Ciências Contábeis Allan Pinheiro Holanda
Direito Rogério da Silva e Souza
Educação Física Raíssa Fortes Pires Cunha
Enfermagem - Fortaleza Antônio Adriano Rocha Nogueira
Enfermagem – Maracanaú Renato Carneiro da Silva
Engenharia Civil/ Engenharia de Produção - Fortaleza Eliezer Fares Abdala Neto
Engenharia de Produção - Maracanaú Karol Wojtila Chaves Lima
Estética e Cosmética Solange Sousa Pinheiro
Farmácia Felipe Rodrigues Magalhães
Fisioterapia Denise Moreira Lima Lobo
Gastronomia Larissa Pereira Aguiar
Gestão (Tecnólogos) Ana Carla Cavalcante das Chagas
Medicina Veterinária Ana Karine Rocha de Melo Leite
Nutrição Leonardo Furtado de Oliveira
Odontologia Pedro Diniz Rebouças
Pedagogia Webster Guerreiro Belmino
Psicologia Olivia Lima Guerreiro de Alencar
Serviço Social Evania Maria Oliveira Severiano
Sistemas de Informação Marcondes Josino Alexandre
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Devido a pandemia, seguimos com agendamento de atendimento presencial ou via Meet.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.