Introdução: A educação ambiental na atenção primária à saúde (APS), é de extrema importância para a população. Ela se dá pela relação do ser humano com o meio ambiente e com a natureza a sua volta. É baseado nas diversas espécies de plantas, que, naturalmente oferecem grandes benefícios no combate ou que minimizam alguma alteração no organismo. Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, o uso desse modo de tratamento traz bastantes vantagens como baixo custo, baixo toxicidade, e mínimos efeitos colaterais. Objetivos: Demonstrar os benefícios do uso de plantas medicinais para combate ou minimização de alguma alteração no organismo e sua importância como forma de promoção de saúde e educação ambiental. Métodos: Foi realizado uma Revisão Bibliográfica, com buscas na base de dados do Google Acadêmico, SciELO e do Ministério da Saúde. Com artigos em português, usando como descritores, Promoção de saúde; Plantas medicinais; Educação ambiental, publicados nos anos de 2006 a 2014. Dos estudos encontrados, foram selecionados 4 que contemplavam a temática abordada. Resultados: Os resultados se deram a partir de estudos qualitativos, que mostram o uso das plantas medicinais pela população do Distrito da União Bandeirante – Rondônia e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), dentro da APS e hortas comunitárias. Da qual mostrou, que o uso das plantas medicinais se mostra benéfica no que diz respeito a promoção de saúde da população, atuando como auxiliar no tratamento de doenças e/ou alterações no organismo. Esse recurso se mostrou eficaz no auxílio de males físicos, como gripe, dor no estômago e inflamação. Psicológicos, como no caso da ansiedade e estresse. E benefícios sociais, por proporcionar a população um resgate dos costumes e saberes antigos sobre o uso das ervas, e uma educação ambiental pela a preservação, plantio e cuidado com o solo, para o consumo das plantas, principalmente na forma de chás. E quando aplicado esses saberes pela APS, com os profissionais de saúde, através da conscientização ambiental, repasse de conhecimento e projetos de hortas comunitárias, trouxe uma aproximação entre o profissional de saúde, usuário, e natureza. Conclusão/Considerações finais: As ervas
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2020!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, X Encontro de Pós-graduação e I Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. A Conexão Unifametro 2020 teve como tema Virtualize-se, trazendo o convite ao olhar das potencialidades que esse novo mundo nos apresenta, o que se reflete na produção científica compartilhada em nossos Encontros Científicos.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima CONEXÃO.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2020
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Unifametro
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Thalita Rodrigues
Juliana Pereira Pessoa
Denise Moreira Lima Lobo
Pedro Henrique Teixeira Cruz
Rita Maria Lima Rebouças
Pedro Convertte
Douglas Joca Paiva
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques - Coordenação de Pesquisa e Monitoria
CURSO REPRESENTAÇÃO
Administração – Fortaleza Cristiane Madeiro Araújo
Administração - Maracanaú Ana Carla Cavalcante das Chagas
Análise e Desenvolvimento de Sistemas Marcondes Josino Alexandre
Arquitetura e Urbanismo Simone Menezes Mendes
Ciências Contábeis Allan Pinheiro Holanda
Direito Rogério da Silva e Souza
Educação Física Raíssa Fortes Pires Cunha
Enfermagem - Fortaleza Antônio Adriano Rocha Nogueira
Enfermagem – Maracanaú Renato Carneiro da Silva
Engenharia Civil/ Engenharia de Produção - Fortaleza Eliezer Fares Abdala Neto
Engenharia de Produção - Maracanaú Karol Wojtila Chaves Lima
Estética e Cosmética Solange Sousa Pinheiro
Farmácia Felipe Rodrigues Magalhães
Fisioterapia Denise Moreira Lima Lobo
Gastronomia Larissa Pereira Aguiar
Gestão (Tecnólogos) Ana Carla Cavalcante das Chagas
Medicina Veterinária Ana Karine Rocha de Melo Leite
Nutrição Leonardo Furtado de Oliveira
Odontologia Pedro Diniz Rebouças
Pedagogia Webster Guerreiro Belmino
Psicologia Olivia Lima Guerreiro de Alencar
Serviço Social Evania Maria Oliveira Severiano
Sistemas de Informação Marcondes Josino Alexandre
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Devido a pandemia, seguimos com agendamento de atendimento presencial ou via Meet.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.