Introdução: A dermatite atópica (DA) é uma doença inflamatória crônica de pele comum, caracterizada por prurido intenso, eczema e aumento da permeabilidade intestinal (DRAGO et al, 2012), podendo ser mensurada pelo escore da gravidade da DA (SCORAD). Probióticos são microorganismos vivos que ao serem administrados em dosagens adequadas podem trazer benefícios ao ser humano, podendo auxiliar no tratamento de DA (INOUE et al, 2015). Objetivos: Revisar na literatura sobre a utilização de probióticos no tratamento da dermatite atópica em adultos. Métodos: Trata-se de um estudo de revisão de bibliográfica, realizado em Março de 2020. Foi utilizada a plataforma de pesquisa PubMed, incluindo estudos em inglês, publicados entre os anos de 2012 a 2020. Resultados: Após 16 semanas, observou-se, em um estudo, redução significativa no escore SCORAD e do Índice de Qualidade de Vida em Dermatologia (DLQI) no grupo que recebeu tratamento com o probiótico Lactobacillus salivarius (1 x 109 UFC/g), em comparação ao grupo que recebeu placebo, que não apresentou melhoria significativa nos parâmetros clínicos. Ademais, não foi constatado nenhum efeito adverso nos indivíduos que fizeram o uso de probióticos (DRAGO et al, 2012). Resultados semelhantes ocorreram em outro estudo, que fez administração de Lactobacillus acidophilus em participantes com idade superior a 16 anos. Após 8 semanas, o grupo que fez a ingestão do probiótico apresentou escores mais baixos no SCORAD em relação ao grupo que fez o uso de placebo (INOUE et al, 2015). Em contrapartida, um estudo, com duração de quatro a seis meses, avaliou os efeitos dos probióticos no tratamento do eczema. Administraram-se cepas microbiológicas de Lactobacillus e Bifidobacterium sem a utilização de uma dose padrão e com concentrações variadas de probiótico. Percebeu-se que a utilização dos probióticos reduziram levemente os escores no SCORAD. Assim, constatou-se que o seu uso faz pouca diferença nos sintomas da DA. Além disso, esses indivíduos relataram efeitos adversos de sintomas gastrointestinais, tais como diarreia, constipação e cólicas abdominais (MAKRGEORGOU, et al 2018). Conclusão/Considerações finais: A utilização de probióticos no tratamento da DA parece trazer pequenos benefícios. Portanto, faz-se necessária a realização de mais estudos, sobretudo, em adultos, a fim de se obter evidências mais confiáveis. Sugere-se uma metodologia mais criteriosa que tornaria os resultados mais precisos, como tipo de cepa microbiológica a ser usada, dosagem, tempo e administração do probiótico, bem como avaliação objetiva da DA.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2020!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, X Encontro de Pós-graduação e I Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. A Conexão Unifametro 2020 teve como tema Virtualize-se, trazendo o convite ao olhar das potencialidades que esse novo mundo nos apresenta, o que se reflete na produção científica compartilhada em nossos Encontros Científicos.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima CONEXÃO.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2020
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Unifametro
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Thalita Rodrigues
Juliana Pereira Pessoa
Denise Moreira Lima Lobo
Pedro Henrique Teixeira Cruz
Rita Maria Lima Rebouças
Pedro Convertte
Douglas Joca Paiva
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques - Coordenação de Pesquisa e Monitoria
CURSO REPRESENTAÇÃO
Administração – Fortaleza Cristiane Madeiro Araújo
Administração - Maracanaú Ana Carla Cavalcante das Chagas
Análise e Desenvolvimento de Sistemas Marcondes Josino Alexandre
Arquitetura e Urbanismo Simone Menezes Mendes
Ciências Contábeis Allan Pinheiro Holanda
Direito Rogério da Silva e Souza
Educação Física Raíssa Fortes Pires Cunha
Enfermagem - Fortaleza Antônio Adriano Rocha Nogueira
Enfermagem – Maracanaú Renato Carneiro da Silva
Engenharia Civil/ Engenharia de Produção - Fortaleza Eliezer Fares Abdala Neto
Engenharia de Produção - Maracanaú Karol Wojtila Chaves Lima
Estética e Cosmética Solange Sousa Pinheiro
Farmácia Felipe Rodrigues Magalhães
Fisioterapia Denise Moreira Lima Lobo
Gastronomia Larissa Pereira Aguiar
Gestão (Tecnólogos) Ana Carla Cavalcante das Chagas
Medicina Veterinária Ana Karine Rocha de Melo Leite
Nutrição Leonardo Furtado de Oliveira
Odontologia Pedro Diniz Rebouças
Pedagogia Webster Guerreiro Belmino
Psicologia Olivia Lima Guerreiro de Alencar
Serviço Social Evania Maria Oliveira Severiano
Sistemas de Informação Marcondes Josino Alexandre
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Devido a pandemia, seguimos com agendamento de atendimento presencial ou via Meet.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.