AVALIAÇÃO DURANTE A PANDEMIA: A UTILIZAÇÃO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA PARA APRESENTAÇÃO REMOTA DE TRABALHOS

  • Autor
  • Lucas Golignac Lessa
  • Co-autores
  • Lara Barreira de Vasconcelos
  • Resumo
  • Introdução: Devido a pandemia de covid-19 que atingiu o Brasil no início de 2020, houve a necessidade de repensar o ensino de forma que ele se adequasse a necessidade de isolamento social. As disciplinas passaram a ser conduzidas então de forma remota, o que tornou necessário pensar métodos avaliativos que pudessem substituir as provas presenciais. A construção deste relato parte da prática dos professores que conduziram as disciplinas de Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo e Planejamento Regional e Metropolitano durante o semestre 2020.1 e foram aqui sistematizados destacando: os objetivos de cada trabalho, os conteúdos mínimos abordados e os resultados apresentados pelos alunos. Ao final do trabalho, se faz uma síntese para avaliar qualitativamente o resultado do uso do Instagram nessas disciplinas.

    Objetivos: Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de duas disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo onde a rede social Instagram foi utilizada como plataforma para a apresentação dos trabalhos finais desenvolvidos pelos alunos.

    Métodos: Na disciplina de Planejamento Regional e Metropolitano a rede social foi utilizada como forma de dinamizar a apresentação de um trabalho teórico que deveria ser desenvolvido. Como objetivo do trabalho tinha-se o estudo de um problema urbano de escala regional ou metropolitana, ou seja, um problema que se caracteriza por uma relação entre diferentes cidades ou regiões. A fim de possibilitar uma maior flexibilidade e engajar os alunos no trabalho, foi possibilitado também que eles escolhessem um tema para tratar a partir de suas afinidades, tendo como única restrição a escala de análise. A partir da temática escolhida eles deveriam desenvolver o trabalho em duas etapas principais, a elaboração de um diagnóstico, explicitando e justificando o problema escolhido, e um plano de ação, estabelecendo meios para mitigar este problema.

    O Diagnóstico deveria ser elaborado a partir de dados primários ou secundários, que delimitassem a problemática de interesse de cada aluno. Nesta parte deveria constar também a metodologia utilizada para o levantamento e análise dos dados utilizados. Em seguida, os alunos deveriam elaborar um Plano de ação, que se caracteriza por um conjunto de medidas para a mitigação do problema identificado. O Plano de Ação deveria conter pelo menos: um nome, que traduza bem seu conteúdo; os agentes responsáveis por executar, gerir e controlar o plano; a forma de financiamento deste plano; e a descrição do plano em si, que deveria dizer qual seu objetivo, como ele funcionará, o que será realizado e quanto tempo deve durar.

    A partir do tema os alunos poderiam escolher uma forma de melhor representar a problemática abordada e o seu plano de ação, para isso eles poderiam utilizar diferentes métodos como: elaboração de cartografia digital ou manual, gráficos, infográficos e mesmo outras formas de expressão artísticas como música, pintura, colagens, contanto que fosse uma conteúdo que pudesse ser compartilhado pelo Instagram. O conteúdo produzido poderia ser exposto nas diferentes ferramentas que a plataforma proporciona, como publicações no Feed, Stories com fixação nos destaques ou vídeos no IGTV.

    Na disciplina de Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo a rede social Instagram foi utilizada com objetivo de aproximar os alunos da ferramenta após o desenvolvimento do trabalho. A Atividade de trabalho Prático Supervisionado (APS) consistia em realizar entrevistas com profissionais de arquitetura e urbanismo atuantes na cidade de Fortaleza sobre suas trajetórias profissionais e sobre um de seus trabalhos relevantes. O trabalho já havia sido desenvolvido e apresentado de forma remota através da plataforma Goolge Meet. Foi indicado que os alunos transformassem seus trabalhos em formato de postagens no Instagram uma vez que é crescente a utilização da ferramenta no marketing digital de escritórios de arquitetura e urbanismo. A disciplina em questão, do primeiro semestre, tinha como um de seus objetivos aproximar ao máximo os alunos das diversas possibilidades de prática no campo profissional do arquiteto. Além da transformação de seus trabalhos em posts e stories no Instagram os alunos deveriam utilizar a plataforma para realizar um depoimento do que tinham aprendido na disciplina.

    Resultados: Os professores observaram nas duas disciplinas que após uma resistência inicial a maioria dos alunos não apenas conseguiu desenvolver as atividades propostas pelo Instagram, como também a interação entre os trabalhos realizados foi mais dinâmica e interativa, pois os era possível ver e interagir em certa medida com os trabalhos de toda a turma de uma forma mais imediata. Nas duas disciplinas foi relatado que houve dificuldade em expor a própria imagem na plataforma, mas foi considerado válido o exercício uma vez que a vida profissional após a formatura exigirá tais habilidades.

    Em uma comparação entre a aplicação do uso do Instagram nas duas disciplinas observamos que na disciplina de Planejamento Regional e Metropolitano houve uma dinâmica mais interativa, pois a rede social foi utilizada ao longo do desenvolvimento da disciplina enquanto que na disciplina de Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo o uso do aplicativo foi mais pontual apenas na finalização da disciplina.

    Conclusão/Considerações finais:

    A partir dos resultados finais apresentados na disciplina, podemos concluir que uma maioria das turmas teve facilidade em transpor os trabalhos que precisavam ser apresentados para a plataforma do Instagram, os alunos seguiam uns aos outros e podiam acompanhar os trabalhos dos colegas e alguns alunos continuaram a utilizar a conta criada a partir da disciplina como portfólio para apresentação de outros trabalhos de sua autoria.

    Como pontos negativos destaca-se: certa resistência inicial de adesão por parte dos alunos pela novidade da forma de apresentação e a pouca diversidade nas ferramentas utilizadas para apresentação comparada as possibilidades do Instagram.

    Considera-se válida a experiência, havendo potencial de aprofundamento dessa prática ainda que o período de isolamento social pós pandemia seja superado, pois a plataforma Instagram bem como outras ferramentas digitais tendem a permear a vida profissional de arquitetos de forma crescente, consequentemente se comunicar através dessas ferramentas já é uma necessidade latente. 

  • Palavras-chave
  • Ensino Remoto; Métodos de Avaliação; Redes Sociais.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Produção do Espaço, Ocupação, Gestão e Cidadania
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2020!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIII Encontro de Iniciação à PesquisaVIII Encontro de Monitoria e Iniciação CientíficaX Encontro de Pós-graduação e I Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. A Conexão Unifametro 2020 teve como tema Virtualize-se, trazendo o convite ao olhar das potencialidades que esse novo mundo nos apresenta, o que se reflete na produção científica compartilhada em nossos Encontros Científicos. 

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima CONEXÃO.

Boa leitura!

Drª. Denise Moreira Lima Lobo

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2020 

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.

  • Alimentos, nutrição e saúde
  • Análise e Cálculo Estrutural
  • Análises Clínicas e Toxicológicas
  • Assistência Farmacêutica
  • Auditoria nas Organizações
  • Bem-estar animal, medicina veterinária preventiva e saúde pública veterinária
  • Business Inteligence Artificial e Sistemas de Apoio à decisão
  • Clínica e biotecnologias aplicadas em medicina veterinária
  • Constituição, Cidadania e Efetivação de Direitos
  • Contabilidade, Controladoria e Finanças
  • Desenvolvimento de Produtos e Projetos
  • Direitos Fundamentais, Sustentabilidade e Democracia
  • Doenças Crônicas Não-transmissíveis
  • Engenharia de Software e Computação em Nuvem
  • Estratégias Organizacionais
  • Estudos de Utilização de Medicamentos
  • Farmácia Hospitalar e Clínica
  • Fitoterapia
  • Gestão, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil
  • História, Patrimônio e Identidade
  • Inovação e Inteligência Artificial
  • Lean Manufacturing e Gestão
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Movimentos Sociais, Conflito e Direitos humanos
  • Políticas Públicas e Direitos Sociais
  • Prática docente e tecnologias educacionais
  • Procedimentos Físico-Químicos Utilizados em Estética
  • Processo de Cuidar
  • Produção do Espaço, Ocupação, Gestão e Cidadania
  • Produção e Processamento de Alimentos
  • Produtos Naturais, Farmacológicos e Cosméticos
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
  • Qualidade e inovação em alimentos e nutrição
  • Saneamento Ambiental, Poluição do Ar, Recursos Hídricos e Geotecnia
  • Saúde Mental e o processo de Adoecimento no Trabalho
  • Tecnologia em Engenharia de Tráfego e Transporte
  • Teoria do Projeto, da Arquitetura e da Cidade
  • Planejamento, Modelos e Estratégias em Gestão de Pessoas

Comissão Organizadora

Unifametro
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Thalita Rodrigues
Juliana Pereira Pessoa
Denise Moreira Lima Lobo
Pedro Henrique Teixeira Cruz
Rita Maria Lima Rebouças
Pedro Convertte
Douglas Joca Paiva

Comissão Científica

Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica 

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques - Coordenação de Pesquisa e Monitoria

CURSO                                                                  REPRESENTAÇÃO

Administração – Fortaleza                                      Cristiane Madeiro Araújo

Administração - Maracanaú                                    Ana Carla Cavalcante das Chagas

Análise e Desenvolvimento de Sistemas                Marcondes Josino Alexandre

Arquitetura e Urbanismo                                         Simone Menezes Mendes

Ciências Contábeis                                                  Allan Pinheiro Holanda

Direito                                                                     Rogério da Silva e Souza

Educação Física                                                      Raíssa Fortes Pires Cunha

Enfermagem - Fortaleza                                          Antônio Adriano Rocha Nogueira

Enfermagem – Maracanaú                                      Renato Carneiro da Silva

Engenharia Civil/ Engenharia de Produção - Fortaleza      Eliezer Fares Abdala Neto

Engenharia de Produção - Maracanaú                    Karol Wojtila Chaves Lima

Estética e Cosmética                                               Solange Sousa Pinheiro

Farmácia                                                                  Felipe Rodrigues Magalhães

Fisioterapia                                                              Denise Moreira Lima Lobo

Gastronomia                                                            Larissa Pereira Aguiar

Gestão (Tecnólogos)                                                Ana Carla Cavalcante das Chagas

Medicina Veterinária                                              Ana Karine Rocha de Melo Leite

Nutrição                                                                  Leonardo Furtado de Oliveira

Odontologia                                                            Pedro Diniz Rebouças

Pedagogia                                                                Webster Guerreiro Belmino

Psicologia                                                                Olivia Lima Guerreiro de Alencar

Serviço Social                                                         Evania Maria Oliveira Severiano

Sistemas de Informação                                          Marcondes Josino Alexandre

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.

Devido a pandemia, seguimos com agendamento de atendimento presencial ou via Meet.

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018