Introdução: Devido a pandemia de covid-19 que atingiu o Brasil no início de 2020, houve a necessidade de repensar o ensino de forma que ele se adequasse a necessidade de isolamento social. As disciplinas passaram a ser conduzidas então de forma remota, o que tornou necessário pensar métodos avaliativos que pudessem substituir as provas presenciais. A construção deste relato parte da prática dos professores que conduziram as disciplinas de Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo e Planejamento Regional e Metropolitano durante o semestre 2020.1 e foram aqui sistematizados destacando: os objetivos de cada trabalho, os conteúdos mínimos abordados e os resultados apresentados pelos alunos. Ao final do trabalho, se faz uma síntese para avaliar qualitativamente o resultado do uso do Instagram nessas disciplinas.
Objetivos: Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de duas disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo onde a rede social Instagram foi utilizada como plataforma para a apresentação dos trabalhos finais desenvolvidos pelos alunos.
Métodos: Na disciplina de Planejamento Regional e Metropolitano a rede social foi utilizada como forma de dinamizar a apresentação de um trabalho teórico que deveria ser desenvolvido. Como objetivo do trabalho tinha-se o estudo de um problema urbano de escala regional ou metropolitana, ou seja, um problema que se caracteriza por uma relação entre diferentes cidades ou regiões. A fim de possibilitar uma maior flexibilidade e engajar os alunos no trabalho, foi possibilitado também que eles escolhessem um tema para tratar a partir de suas afinidades, tendo como única restrição a escala de análise. A partir da temática escolhida eles deveriam desenvolver o trabalho em duas etapas principais, a elaboração de um diagnóstico, explicitando e justificando o problema escolhido, e um plano de ação, estabelecendo meios para mitigar este problema.
O Diagnóstico deveria ser elaborado a partir de dados primários ou secundários, que delimitassem a problemática de interesse de cada aluno. Nesta parte deveria constar também a metodologia utilizada para o levantamento e análise dos dados utilizados. Em seguida, os alunos deveriam elaborar um Plano de ação, que se caracteriza por um conjunto de medidas para a mitigação do problema identificado. O Plano de Ação deveria conter pelo menos: um nome, que traduza bem seu conteúdo; os agentes responsáveis por executar, gerir e controlar o plano; a forma de financiamento deste plano; e a descrição do plano em si, que deveria dizer qual seu objetivo, como ele funcionará, o que será realizado e quanto tempo deve durar.
A partir do tema os alunos poderiam escolher uma forma de melhor representar a problemática abordada e o seu plano de ação, para isso eles poderiam utilizar diferentes métodos como: elaboração de cartografia digital ou manual, gráficos, infográficos e mesmo outras formas de expressão artísticas como música, pintura, colagens, contanto que fosse uma conteúdo que pudesse ser compartilhado pelo Instagram. O conteúdo produzido poderia ser exposto nas diferentes ferramentas que a plataforma proporciona, como publicações no Feed, Stories com fixação nos destaques ou vídeos no IGTV.
Na disciplina de Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo a rede social Instagram foi utilizada com objetivo de aproximar os alunos da ferramenta após o desenvolvimento do trabalho. A Atividade de trabalho Prático Supervisionado (APS) consistia em realizar entrevistas com profissionais de arquitetura e urbanismo atuantes na cidade de Fortaleza sobre suas trajetórias profissionais e sobre um de seus trabalhos relevantes. O trabalho já havia sido desenvolvido e apresentado de forma remota através da plataforma Goolge Meet. Foi indicado que os alunos transformassem seus trabalhos em formato de postagens no Instagram uma vez que é crescente a utilização da ferramenta no marketing digital de escritórios de arquitetura e urbanismo. A disciplina em questão, do primeiro semestre, tinha como um de seus objetivos aproximar ao máximo os alunos das diversas possibilidades de prática no campo profissional do arquiteto. Além da transformação de seus trabalhos em posts e stories no Instagram os alunos deveriam utilizar a plataforma para realizar um depoimento do que tinham aprendido na disciplina.
Resultados: Os professores observaram nas duas disciplinas que após uma resistência inicial a maioria dos alunos não apenas conseguiu desenvolver as atividades propostas pelo Instagram, como também a interação entre os trabalhos realizados foi mais dinâmica e interativa, pois os era possível ver e interagir em certa medida com os trabalhos de toda a turma de uma forma mais imediata. Nas duas disciplinas foi relatado que houve dificuldade em expor a própria imagem na plataforma, mas foi considerado válido o exercício uma vez que a vida profissional após a formatura exigirá tais habilidades.
Em uma comparação entre a aplicação do uso do Instagram nas duas disciplinas observamos que na disciplina de Planejamento Regional e Metropolitano houve uma dinâmica mais interativa, pois a rede social foi utilizada ao longo do desenvolvimento da disciplina enquanto que na disciplina de Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo o uso do aplicativo foi mais pontual apenas na finalização da disciplina.
Conclusão/Considerações finais:
A partir dos resultados finais apresentados na disciplina, podemos concluir que uma maioria das turmas teve facilidade em transpor os trabalhos que precisavam ser apresentados para a plataforma do Instagram, os alunos seguiam uns aos outros e podiam acompanhar os trabalhos dos colegas e alguns alunos continuaram a utilizar a conta criada a partir da disciplina como portfólio para apresentação de outros trabalhos de sua autoria.
Como pontos negativos destaca-se: certa resistência inicial de adesão por parte dos alunos pela novidade da forma de apresentação e a pouca diversidade nas ferramentas utilizadas para apresentação comparada as possibilidades do Instagram.
Considera-se válida a experiência, havendo potencial de aprofundamento dessa prática ainda que o período de isolamento social pós pandemia seja superado, pois a plataforma Instagram bem como outras ferramentas digitais tendem a permear a vida profissional de arquitetos de forma crescente, consequentemente se comunicar através dessas ferramentas já é uma necessidade latente.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2020!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, X Encontro de Pós-graduação e I Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. A Conexão Unifametro 2020 teve como tema Virtualize-se, trazendo o convite ao olhar das potencialidades que esse novo mundo nos apresenta, o que se reflete na produção científica compartilhada em nossos Encontros Científicos.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima CONEXÃO.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2020
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Unifametro
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Thalita Rodrigues
Juliana Pereira Pessoa
Denise Moreira Lima Lobo
Pedro Henrique Teixeira Cruz
Rita Maria Lima Rebouças
Pedro Convertte
Douglas Joca Paiva
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques - Coordenação de Pesquisa e Monitoria
CURSO REPRESENTAÇÃO
Administração – Fortaleza Cristiane Madeiro Araújo
Administração - Maracanaú Ana Carla Cavalcante das Chagas
Análise e Desenvolvimento de Sistemas Marcondes Josino Alexandre
Arquitetura e Urbanismo Simone Menezes Mendes
Ciências Contábeis Allan Pinheiro Holanda
Direito Rogério da Silva e Souza
Educação Física Raíssa Fortes Pires Cunha
Enfermagem - Fortaleza Antônio Adriano Rocha Nogueira
Enfermagem – Maracanaú Renato Carneiro da Silva
Engenharia Civil/ Engenharia de Produção - Fortaleza Eliezer Fares Abdala Neto
Engenharia de Produção - Maracanaú Karol Wojtila Chaves Lima
Estética e Cosmética Solange Sousa Pinheiro
Farmácia Felipe Rodrigues Magalhães
Fisioterapia Denise Moreira Lima Lobo
Gastronomia Larissa Pereira Aguiar
Gestão (Tecnólogos) Ana Carla Cavalcante das Chagas
Medicina Veterinária Ana Karine Rocha de Melo Leite
Nutrição Leonardo Furtado de Oliveira
Odontologia Pedro Diniz Rebouças
Pedagogia Webster Guerreiro Belmino
Psicologia Olivia Lima Guerreiro de Alencar
Serviço Social Evania Maria Oliveira Severiano
Sistemas de Informação Marcondes Josino Alexandre
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Devido a pandemia, seguimos com agendamento de atendimento presencial ou via Meet.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.