Introdução: O conceito de qualidade em serviços de saúde passou, ao longo dos anos, do enfoque puramente técnico para um enfoque mais abrangente, no qual se tenta satisfazer as necessidades, interesses e demandas de três grupos: os prestadores do serviço de saúde, os que gerenciam tais serviços e os que o utilizam, como os clientes. O grupo dos clientes experimentam a qualidade em serviço em duas dimensões: técnica e funcional. A primeira diz respeito ao que é entregue pela empresa ao cliente (resultado), enquanto a segunda se refere à forma como o serviço é prestado, ou seja, ao processo que os clientes têm de se sujeitar para obter aqueles resultados. Diante dessas duas dimensões os clientes avaliam a qualidade dos serviços a partir de cinco fatores: confiabilidade, presteza, segurança, empatia e tangíveis. Dentre esses fatores a empatia tem um destaque porque é por meio da empatia que o cliente vai se sentir respeitado, cuidado de forma humanizada e satisfeito com a organização e com os funcionários que lhe estão prestando o serviço. Objetivos: Analisar por meio da revisão de literatura a importância da empatia prestada à clientes em serviços de saúde. Métodos: Tratou-se de uma revisão de literatura com coleta de dados realizada nas bases de dados SciELO e LILACS, utilizando os seguintes descritores: Serviços em Saúde, Empatia e Cliente. Nos critérios de inclusão foram selecionados estudos do tipo relatos de experiência, relatos de caso e estudos observacionais, publicados de 2009 a outubro/2020, que tinham relação direta com o tema, e como critérios de exclusão foram retiradas dissertações e teses. Resultados: Foram encontrados 7 artigos e, após leitura dos títulos e resumos, foram selecionados 4 para análises. Dentro da qualidade em serviço de saúde está o a fator empatia que é uns dos fatores mais avaliados pelos clientes. A maioria dos pacientes e familiares conhece pouco os detalhes do domínio técnico da qualidade, em geral, avaliam a qualidade técnica do tratamento indiretamente, pelas evidências do interesse e da preocupação dos profissionais com sua saúde e bem-estar. Em outras palavras, esses clientes muitas vezes buscam “pistas” que indiquem ou traduzam a qualidade dos serviços. Nesta busca, avaliam a empatia e a dedicação dos prestadores de serviço nas interações. Então as organizações empáticas sabem o que é ser um cliente da sua própria empresa, então elas procuram entender as necessidades básicas do cliente; devendo proporcionar aos clientes um atenção individual; contratar empregados que dão atenção personalizada, individualizada; oferecer horários de funcionamento que sejam convenientes a todos os clientes pois é por meio de todos esses aspectos da empatia que o cliente ele vai avaliar e decidir se está satisfeito com a forma que está sendo cuidado. Diante disto os gestores das organizações de saúde devem, portanto, juntamente com a melhoria dos processos e sistemas, focar em seus recursos humanos e ter em mente que os serviços de saúde são prestados por pessoas para pessoas. A empatia dos profissionais de saúde prestada em uma unidade de saúde pode trazer benefícios tanto para a organização quanto aos clientes, podem trazer melhores resultados, a aderência aos tratamentos, a satisfação, percepção da organização, enfim, trazer uma avaliação positiva dos clientes aos serviços de saúde, como também da mesma forma, ela pode aumentar a retenção de talentos e o crescimento econômico da organização. Conclusão/Considerações finais: Conclui-se, então, que a empatia é um dos fatores mais importantes a ser trabalhado e instalado em uma organização de saúde, pois a partir de uma avaliação dos clientes diante deste fator ela pode trazer benefícios tanto para a organização quanto ao cliente.
Palavras-chave: Saúde; Empatia.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2020!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, X Encontro de Pós-graduação e I Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. A Conexão Unifametro 2020 teve como tema Virtualize-se, trazendo o convite ao olhar das potencialidades que esse novo mundo nos apresenta, o que se reflete na produção científica compartilhada em nossos Encontros Científicos.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima CONEXÃO.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2020
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Unifametro
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Thalita Rodrigues
Juliana Pereira Pessoa
Denise Moreira Lima Lobo
Pedro Henrique Teixeira Cruz
Rita Maria Lima Rebouças
Pedro Convertte
Douglas Joca Paiva
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques - Coordenação de Pesquisa e Monitoria
CURSO REPRESENTAÇÃO
Administração – Fortaleza Cristiane Madeiro Araújo
Administração - Maracanaú Ana Carla Cavalcante das Chagas
Análise e Desenvolvimento de Sistemas Marcondes Josino Alexandre
Arquitetura e Urbanismo Simone Menezes Mendes
Ciências Contábeis Allan Pinheiro Holanda
Direito Rogério da Silva e Souza
Educação Física Raíssa Fortes Pires Cunha
Enfermagem - Fortaleza Antônio Adriano Rocha Nogueira
Enfermagem – Maracanaú Renato Carneiro da Silva
Engenharia Civil/ Engenharia de Produção - Fortaleza Eliezer Fares Abdala Neto
Engenharia de Produção - Maracanaú Karol Wojtila Chaves Lima
Estética e Cosmética Solange Sousa Pinheiro
Farmácia Felipe Rodrigues Magalhães
Fisioterapia Denise Moreira Lima Lobo
Gastronomia Larissa Pereira Aguiar
Gestão (Tecnólogos) Ana Carla Cavalcante das Chagas
Medicina Veterinária Ana Karine Rocha de Melo Leite
Nutrição Leonardo Furtado de Oliveira
Odontologia Pedro Diniz Rebouças
Pedagogia Webster Guerreiro Belmino
Psicologia Olivia Lima Guerreiro de Alencar
Serviço Social Evania Maria Oliveira Severiano
Sistemas de Informação Marcondes Josino Alexandre
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Devido a pandemia, seguimos com agendamento de atendimento presencial ou via Meet.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.