A EMPATIA NA QUALIDADE EM SERVIÇO DE SAÚDE

  • Autor
  • NAIANE ANDRADE SOUSA
  • Co-autores
  • RODRIGO PEREIRA DO NASCIMENTO , NATALIA AGUIAR MORAES VITORIANO , THAIS TELES VERAS NUNES , RINNA ROCHA LOPES
  • Resumo
  •  

    Introdução: O conceito de qualidade em serviços de saúde passou, ao longo dos anos, do enfoque puramente técnico para um enfoque mais abrangente, no qual se tenta satisfazer as necessidades, interesses e demandas de três grupos: os prestadores do serviço de saúde, os que gerenciam tais serviços e os que o utilizam, como os clientes. O grupo dos clientes experimentam a qualidade em serviço em duas dimensões: técnica e funcional. A primeira diz respeito ao que é entregue pela empresa ao cliente (resultado), enquanto a segunda se refere à forma como o serviço é prestado, ou seja, ao processo que os clientes têm de se sujeitar para obter aqueles resultados. Diante dessas duas dimensões os clientes avaliam a qualidade dos serviços a partir de cinco fatores: confiabilidade, presteza, segurança, empatia e tangíveis. Dentre esses fatores a empatia tem um destaque porque é por meio da empatia que o cliente vai se sentir respeitado, cuidado de forma humanizada e satisfeito com a organização e com os funcionários que lhe estão prestando o serviço. Objetivos: Analisar por meio da revisão de literatura a importância da empatia prestada à clientes em serviços de saúde. Métodos: Tratou-se de uma revisão de literatura com coleta de dados realizada nas bases de dados SciELO e LILACS, utilizando os seguintes descritores: Serviços em Saúde, Empatia e Cliente. Nos critérios de inclusão foram selecionados estudos do tipo relatos de experiência, relatos de caso e estudos observacionais, publicados de 2009 a outubro/2020, que tinham relação direta com o tema, e como critérios de exclusão foram retiradas dissertações e teses. Resultados: Foram encontrados 7 artigos e, após leitura dos títulos e resumos, foram selecionados 4 para análises. Dentro da qualidade em serviço de saúde está o a fator empatia que é uns dos fatores mais avaliados pelos clientes. A maioria dos pacientes e familiares conhece pouco os detalhes do domínio técnico da qualidade, em geral, avaliam a qualidade técnica do tratamento indiretamente, pelas evidências do interesse e da preocupação dos profissionais com sua saúde e bem-estar. Em outras palavras, esses clientes muitas vezes buscam “pistas” que indiquem ou traduzam a qualidade dos serviços. Nesta busca, avaliam a empatia e a dedicação dos prestadores de serviço nas interações. Então as organizações empáticas sabem o que é ser um cliente da sua própria empresa, então elas procuram entender as necessidades básicas do cliente; devendo proporcionar aos clientes um atenção individual; contratar empregados que dão atenção personalizada, individualizada; oferecer horários de funcionamento que sejam convenientes a todos os clientes pois é por meio de todos esses aspectos da empatia que o cliente ele vai avaliar e decidir se está satisfeito com a forma que está sendo cuidado. Diante disto os gestores das organizações de saúde devem, portanto, juntamente com a melhoria dos processos e sistemas, focar em seus recursos humanos e ter em mente que os serviços de saúde são prestados por pessoas para pessoas. A empatia dos profissionais de saúde prestada em uma unidade de saúde pode trazer benefícios tanto para a organização quanto aos clientes, podem trazer melhores resultados, a aderência aos tratamentos, a satisfação, percepção da organização, enfim, trazer uma avaliação positiva dos clientes aos serviços de saúde, como também da mesma forma, ela pode aumentar a retenção de talentos e o crescimento econômico da organização. Conclusão/Considerações finais: Conclui-se, então, que a empatia é um dos fatores mais importantes a ser trabalhado e instalado em uma organização de saúde, pois a partir de uma avaliação dos clientes diante deste fator ela pode trazer benefícios tanto para a organização quanto ao cliente.

    Palavras-chave: Saúde; Empatia.

  • Palavras-chave
  • Serviço em Saúde, Empatia, Cliente.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
Voltar Download

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2020!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIII Encontro de Iniciação à PesquisaVIII Encontro de Monitoria e Iniciação CientíficaX Encontro de Pós-graduação e I Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. A Conexão Unifametro 2020 teve como tema Virtualize-se, trazendo o convite ao olhar das potencialidades que esse novo mundo nos apresenta, o que se reflete na produção científica compartilhada em nossos Encontros Científicos. 

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima CONEXÃO.

Boa leitura!

Drª. Denise Moreira Lima Lobo

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2020 

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.

  • Alimentos, nutrição e saúde
  • Análise e Cálculo Estrutural
  • Análises Clínicas e Toxicológicas
  • Assistência Farmacêutica
  • Auditoria nas Organizações
  • Bem-estar animal, medicina veterinária preventiva e saúde pública veterinária
  • Business Inteligence Artificial e Sistemas de Apoio à decisão
  • Clínica e biotecnologias aplicadas em medicina veterinária
  • Constituição, Cidadania e Efetivação de Direitos
  • Contabilidade, Controladoria e Finanças
  • Desenvolvimento de Produtos e Projetos
  • Direitos Fundamentais, Sustentabilidade e Democracia
  • Doenças Crônicas Não-transmissíveis
  • Engenharia de Software e Computação em Nuvem
  • Estratégias Organizacionais
  • Estudos de Utilização de Medicamentos
  • Farmácia Hospitalar e Clínica
  • Fitoterapia
  • Gestão, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil
  • História, Patrimônio e Identidade
  • Inovação e Inteligência Artificial
  • Lean Manufacturing e Gestão
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Movimentos Sociais, Conflito e Direitos humanos
  • Políticas Públicas e Direitos Sociais
  • Prática docente e tecnologias educacionais
  • Procedimentos Físico-Químicos Utilizados em Estética
  • Processo de Cuidar
  • Produção do Espaço, Ocupação, Gestão e Cidadania
  • Produção e Processamento de Alimentos
  • Produtos Naturais, Farmacológicos e Cosméticos
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
  • Qualidade e inovação em alimentos e nutrição
  • Saneamento Ambiental, Poluição do Ar, Recursos Hídricos e Geotecnia
  • Saúde Mental e o processo de Adoecimento no Trabalho
  • Tecnologia em Engenharia de Tráfego e Transporte
  • Teoria do Projeto, da Arquitetura e da Cidade
  • Planejamento, Modelos e Estratégias em Gestão de Pessoas

Comissão Organizadora

Unifametro
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Thalita Rodrigues
Juliana Pereira Pessoa
Denise Moreira Lima Lobo
Pedro Henrique Teixeira Cruz
Rita Maria Lima Rebouças
Pedro Convertte
Douglas Joca Paiva

Comissão Científica

Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica 

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques - Coordenação de Pesquisa e Monitoria

CURSO                                                                  REPRESENTAÇÃO

Administração – Fortaleza                                      Cristiane Madeiro Araújo

Administração - Maracanaú                                    Ana Carla Cavalcante das Chagas

Análise e Desenvolvimento de Sistemas                Marcondes Josino Alexandre

Arquitetura e Urbanismo                                         Simone Menezes Mendes

Ciências Contábeis                                                  Allan Pinheiro Holanda

Direito                                                                     Rogério da Silva e Souza

Educação Física                                                      Raíssa Fortes Pires Cunha

Enfermagem - Fortaleza                                          Antônio Adriano Rocha Nogueira

Enfermagem – Maracanaú                                      Renato Carneiro da Silva

Engenharia Civil/ Engenharia de Produção - Fortaleza      Eliezer Fares Abdala Neto

Engenharia de Produção - Maracanaú                    Karol Wojtila Chaves Lima

Estética e Cosmética                                               Solange Sousa Pinheiro

Farmácia                                                                  Felipe Rodrigues Magalhães

Fisioterapia                                                              Denise Moreira Lima Lobo

Gastronomia                                                            Larissa Pereira Aguiar

Gestão (Tecnólogos)                                                Ana Carla Cavalcante das Chagas

Medicina Veterinária                                              Ana Karine Rocha de Melo Leite

Nutrição                                                                  Leonardo Furtado de Oliveira

Odontologia                                                            Pedro Diniz Rebouças

Pedagogia                                                                Webster Guerreiro Belmino

Psicologia                                                                Olivia Lima Guerreiro de Alencar

Serviço Social                                                         Evania Maria Oliveira Severiano

Sistemas de Informação                                          Marcondes Josino Alexandre

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.

Devido a pandemia, seguimos com agendamento de atendimento presencial ou via Meet.

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018