Introdução: Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre a docência com crianças a partir das ações do projeto Brincando e Aprendendo, desenvolvido por estudantes de graduação no município de Cascavel/Ce. O projeto oferece aulas de dança, teatro, atividades lúdicas e atende cerca de 20 crianças de bairros periféricos do município. A realização das ações ocorre semanalmente e busca o diálogo com os contextos e singularidades, destacando o protagonismo e a potência criativa de cada criança (MELLO; FREIRE, 1986; BRASIL, 2009; OLIVEIRA, 2019), a partir da aprendizagem norteada pela brincadeira. Nesse contexto, em interação com outras crianças e com o meio em que estão inseridas (VYGOTSKY, 2007), as crianças se desenvolvem, se expressam, comunicam situações vividas e constroem acordos que orientam seus processos de aprendizagem (KISHIMOTO, 2011). Para os componentes do projeto, tais ações também se revelam muito significativas, uma vez que estreita relações com os conhecimentos do fazer pedagógico. Objetivo: Descrever a importância da relação entre teoria e prática para a formação do professor, a partir da experiência do projeto Brincando e Aprendendo. Métodos: A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de cunho descritivo. Sua realização emergiu da experiência docente vivenciada no Projeto Brincando e Aprendendo, a qual oportunizou reflexões sobre a relação entre os conhecimentos pedagógicos nas perspectivas teórica e prática. As reuniões para planejamento, escolha de recursos e materiais e avaliação dos encontros ocorrem semanalmente, sempre às sextas-feiras. A análise desta experiência, ocorreu a partir destes encontros, onde foram observadas as reflexões realizadas sobre a experiência docente a partir da relação entre os conteúdos estudados e refletidos no âmbito das disciplinas do curso de Pedagogia, bem como dos exemplos que conseguiu-se identificar na prática com as crianças do projeto, sobretudo com relação à organização das ações, planejamento e escuta das crianças. Resultados: A análise destas experiências confirmou que o projeto proposto tem um papel muito importante na formação pessoal e profissional. Conhecer os diversos campos de atuação da Pedagogia, refletir sobre a organização do fazer docente em diálogo com os conhecimentos teóricos são importantes possibilidades para pensar a atuação na profissão, desde o comprometimento de transmitir um conhecimento, o cuidado com a vivência social e intelectual das crianças e a um estímulo e desejo pelo aprender. Conclusão/Considerações finais: Dessa forma, a pesquisa apontou que a relação teoria e prática deve ser compreendida de forma indissociável, sobretudo no que se refere ao fazer docente e que a formação em Pedagogia é essencial ao trabalho que reflete sobre esses processos de ensino e aprendizagem, bem como sobre a prática educativa.
Referências: BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/SEB nº20/2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: CNE, 2009b.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida Tizuko Morchida (Org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2011.
MELLO, Sylvia Leser; FREIRE, Madalena. Relatos da (com)vivência: crianças e mulheres da Vila Helena nas famílias e na escola. In: Cadernos de Pesquisa. São Paulo (56): 82-105, fev. 1986.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Planejar práticas pedagógicas: princípios e critérios. In: OLIVEIRA, Zilma Ramos de. O trabalho do professor na Educação Infantil. São Paulo: Biruta, 2019. (3ª Edição).
VIGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Palavras-chave: Relação teoria e prática; Pedagogia; Projeto Brincando e Aprendendo.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2020!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, X Encontro de Pós-graduação e I Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. A Conexão Unifametro 2020 teve como tema Virtualize-se, trazendo o convite ao olhar das potencialidades que esse novo mundo nos apresenta, o que se reflete na produção científica compartilhada em nossos Encontros Científicos.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima CONEXÃO.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2020
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Unifametro
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Thalita Rodrigues
Juliana Pereira Pessoa
Denise Moreira Lima Lobo
Pedro Henrique Teixeira Cruz
Rita Maria Lima Rebouças
Pedro Convertte
Douglas Joca Paiva
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques - Coordenação de Pesquisa e Monitoria
CURSO REPRESENTAÇÃO
Administração – Fortaleza Cristiane Madeiro Araújo
Administração - Maracanaú Ana Carla Cavalcante das Chagas
Análise e Desenvolvimento de Sistemas Marcondes Josino Alexandre
Arquitetura e Urbanismo Simone Menezes Mendes
Ciências Contábeis Allan Pinheiro Holanda
Direito Rogério da Silva e Souza
Educação Física Raíssa Fortes Pires Cunha
Enfermagem - Fortaleza Antônio Adriano Rocha Nogueira
Enfermagem – Maracanaú Renato Carneiro da Silva
Engenharia Civil/ Engenharia de Produção - Fortaleza Eliezer Fares Abdala Neto
Engenharia de Produção - Maracanaú Karol Wojtila Chaves Lima
Estética e Cosmética Solange Sousa Pinheiro
Farmácia Felipe Rodrigues Magalhães
Fisioterapia Denise Moreira Lima Lobo
Gastronomia Larissa Pereira Aguiar
Gestão (Tecnólogos) Ana Carla Cavalcante das Chagas
Medicina Veterinária Ana Karine Rocha de Melo Leite
Nutrição Leonardo Furtado de Oliveira
Odontologia Pedro Diniz Rebouças
Pedagogia Webster Guerreiro Belmino
Psicologia Olivia Lima Guerreiro de Alencar
Serviço Social Evania Maria Oliveira Severiano
Sistemas de Informação Marcondes Josino Alexandre
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Devido a pandemia, seguimos com agendamento de atendimento presencial ou via Meet.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.