A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA E A PEDAGOGIA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PROJETO BRINCANDO E APRENDENDO

  • Autor
  • Leticia Santana de Paula
  • Co-autores
  • Ana Letícia Alves Chaves , Italo de Souza Silva , Moises Severino da Silva , Raianny Lima Soares
  • Resumo
  •  

    Introdução: Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre a docência com crianças a partir das ações do projeto Brincando e Aprendendo, desenvolvido por estudantes de graduação no município de Cascavel/Ce. O projeto oferece aulas de dança, teatro, atividades lúdicas e atende cerca de 20 crianças de bairros periféricos do município. A realização das ações ocorre semanalmente e busca o diálogo com os contextos e singularidades, destacando o protagonismo e a potência criativa de cada criança (MELLO; FREIRE, 1986; BRASIL, 2009; OLIVEIRA, 2019), a partir da aprendizagem norteada pela brincadeira. Nesse contexto, em interação com outras crianças e com o meio em que estão inseridas (VYGOTSKY, 2007), as crianças se desenvolvem, se expressam, comunicam situações vividas e constroem acordos que orientam seus processos de aprendizagem (KISHIMOTO, 2011). Para os componentes do projeto, tais ações também se revelam muito significativas, uma vez que estreita relações com os conhecimentos do fazer pedagógico. Objetivo: Descrever a importância da relação entre teoria e prática para a formação do professor, a partir da experiência do projeto Brincando e Aprendendo. Métodos: A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de cunho descritivo. Sua realização emergiu da experiência docente vivenciada no Projeto Brincando e Aprendendo, a qual oportunizou reflexões sobre a relação entre os conhecimentos pedagógicos nas perspectivas teórica e prática. As reuniões para planejamento, escolha de recursos e materiais e avaliação dos encontros ocorrem semanalmente, sempre às sextas-feiras. A análise desta experiência, ocorreu a partir destes encontros, onde foram observadas as reflexões realizadas sobre a experiência docente a partir da relação entre os conteúdos estudados e refletidos no âmbito das disciplinas do curso de Pedagogia, bem como dos exemplos que conseguiu-se identificar na prática com as crianças do projeto, sobretudo com relação à organização das ações, planejamento e escuta das crianças. Resultados: A análise destas experiências confirmou que o projeto proposto tem um papel muito importante na formação pessoal e profissional. Conhecer os diversos campos de atuação da Pedagogia, refletir sobre a organização do fazer docente em diálogo com os conhecimentos teóricos são importantes possibilidades para pensar a atuação na profissão, desde o comprometimento de transmitir um conhecimento, o cuidado com a vivência social e intelectual das crianças e a um estímulo e desejo pelo aprender. Conclusão/Considerações finais: Dessa forma, a pesquisa apontou que a relação teoria e prática deve ser compreendida de forma indissociável, sobretudo no que se refere ao fazer docente e que a formação em Pedagogia é essencial ao trabalho que reflete sobre esses processos de ensino e aprendizagem, bem como sobre a prática educativa.

    Referências: BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/SEB nº20/2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: CNE, 2009b.

    KISHIMOTO, Tizuko Morchida Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida Tizuko Morchida (Org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2011.

    MELLO, Sylvia Leser; FREIRE, Madalena. Relatos da (com)vivência: crianças e mulheres da Vila Helena nas famílias e na escola. In: Cadernos de Pesquisa. São Paulo (56): 82-105, fev. 1986.

    OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Planejar práticas pedagógicas: princípios e critérios. In: OLIVEIRA, Zilma Ramos de. O trabalho do professor na Educação Infantil. São Paulo: Biruta, 2019. (3ª Edição).

    VIGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

     

    Palavras-chave: Relação teoria e prática; Pedagogia; Projeto Brincando e Aprendendo.

     

     

  • Palavras-chave
  • Relação teoria e prática; Pedagogia; Projeto Brincando e Aprendendo.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Prática docente e tecnologias educacionais
Voltar Download

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2020!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIII Encontro de Iniciação à PesquisaVIII Encontro de Monitoria e Iniciação CientíficaX Encontro de Pós-graduação e I Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. A Conexão Unifametro 2020 teve como tema Virtualize-se, trazendo o convite ao olhar das potencialidades que esse novo mundo nos apresenta, o que se reflete na produção científica compartilhada em nossos Encontros Científicos. 

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima CONEXÃO.

Boa leitura!

Drª. Denise Moreira Lima Lobo

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2020 

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.

  • Alimentos, nutrição e saúde
  • Análise e Cálculo Estrutural
  • Análises Clínicas e Toxicológicas
  • Assistência Farmacêutica
  • Auditoria nas Organizações
  • Bem-estar animal, medicina veterinária preventiva e saúde pública veterinária
  • Business Inteligence Artificial e Sistemas de Apoio à decisão
  • Clínica e biotecnologias aplicadas em medicina veterinária
  • Constituição, Cidadania e Efetivação de Direitos
  • Contabilidade, Controladoria e Finanças
  • Desenvolvimento de Produtos e Projetos
  • Direitos Fundamentais, Sustentabilidade e Democracia
  • Doenças Crônicas Não-transmissíveis
  • Engenharia de Software e Computação em Nuvem
  • Estratégias Organizacionais
  • Estudos de Utilização de Medicamentos
  • Farmácia Hospitalar e Clínica
  • Fitoterapia
  • Gestão, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil
  • História, Patrimônio e Identidade
  • Inovação e Inteligência Artificial
  • Lean Manufacturing e Gestão
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Movimentos Sociais, Conflito e Direitos humanos
  • Políticas Públicas e Direitos Sociais
  • Prática docente e tecnologias educacionais
  • Procedimentos Físico-Químicos Utilizados em Estética
  • Processo de Cuidar
  • Produção do Espaço, Ocupação, Gestão e Cidadania
  • Produção e Processamento de Alimentos
  • Produtos Naturais, Farmacológicos e Cosméticos
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
  • Qualidade e inovação em alimentos e nutrição
  • Saneamento Ambiental, Poluição do Ar, Recursos Hídricos e Geotecnia
  • Saúde Mental e o processo de Adoecimento no Trabalho
  • Tecnologia em Engenharia de Tráfego e Transporte
  • Teoria do Projeto, da Arquitetura e da Cidade
  • Planejamento, Modelos e Estratégias em Gestão de Pessoas

Comissão Organizadora

Unifametro
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Thalita Rodrigues
Juliana Pereira Pessoa
Denise Moreira Lima Lobo
Pedro Henrique Teixeira Cruz
Rita Maria Lima Rebouças
Pedro Convertte
Douglas Joca Paiva

Comissão Científica

Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica 

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques - Coordenação de Pesquisa e Monitoria

CURSO                                                                  REPRESENTAÇÃO

Administração – Fortaleza                                      Cristiane Madeiro Araújo

Administração - Maracanaú                                    Ana Carla Cavalcante das Chagas

Análise e Desenvolvimento de Sistemas                Marcondes Josino Alexandre

Arquitetura e Urbanismo                                         Simone Menezes Mendes

Ciências Contábeis                                                  Allan Pinheiro Holanda

Direito                                                                     Rogério da Silva e Souza

Educação Física                                                      Raíssa Fortes Pires Cunha

Enfermagem - Fortaleza                                          Antônio Adriano Rocha Nogueira

Enfermagem – Maracanaú                                      Renato Carneiro da Silva

Engenharia Civil/ Engenharia de Produção - Fortaleza      Eliezer Fares Abdala Neto

Engenharia de Produção - Maracanaú                    Karol Wojtila Chaves Lima

Estética e Cosmética                                               Solange Sousa Pinheiro

Farmácia                                                                  Felipe Rodrigues Magalhães

Fisioterapia                                                              Denise Moreira Lima Lobo

Gastronomia                                                            Larissa Pereira Aguiar

Gestão (Tecnólogos)                                                Ana Carla Cavalcante das Chagas

Medicina Veterinária                                              Ana Karine Rocha de Melo Leite

Nutrição                                                                  Leonardo Furtado de Oliveira

Odontologia                                                            Pedro Diniz Rebouças

Pedagogia                                                                Webster Guerreiro Belmino

Psicologia                                                                Olivia Lima Guerreiro de Alencar

Serviço Social                                                         Evania Maria Oliveira Severiano

Sistemas de Informação                                          Marcondes Josino Alexandre

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.

Devido a pandemia, seguimos com agendamento de atendimento presencial ou via Meet.

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018