Introdução: As PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) representam uma variedade de vegetais capazes de enriquecer a dieta dos brasileiros por um baixo custo, fácil manipulação e com retorno nutricional considerável1, no entanto ainda seguem sendo pouco conhecidas pela população de forma geral. A utilização das PANCs na alimentação escolar como reforço nutricional aos estudantes vem sendo estudada2,3,4,5,6 e defendida como estratégia de fortalecimento da segurança alimentar e nutricional embasada pela PNAE (Política Nacional da Alimentação Escolar) A introdução de PANCs no contexto da alimentação escolar pode representar um excelente investimento devido ao baixo custo e ao potencial nutricional dos insumos e também se tornar uma ferramenta de reforço nutricional à alimentação que representa, para muitas crianças7, o principal motivo para frequentarem a escola2. Algumas espécies com bom potencial de aplicação no ambiente escolar são: Almeirão-do-campo (Hypochaeris chillensis), Begônia (Begonia cucullata), Dente-de-leão (Taraxacum officinale), Onze-horas (Portulaca oleracea) e Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata)8. Objetivos: Revisar a literatura sobre experiências de inserção das PANCs na alimentação escolar. Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica, sobre a introdução de PANCs em escolas de ensino fundamental e médio, pesquisadas em base de dados científicos. Ao total, 5 estudos de experiências em escolas foram encontrados.O período de pesquisa se deu entre agosto e setembro de 2020 e foram excluídos 4 trabalhos por tratarem apenas da introdução ao conceito de PANCs. Resultados: Todos os projetos de inclusão das PANCs na alimentação escolar2,3,4,5,6 representaram grande sucesso tanto no âmbito da aprovação sensorial por parte dos estudantes e dos servidores que participaram, quanto pela viabilização da implementação das hortas9 de cultivo nas escolas. As metodologias mais utilizadas foram aplicação de questionários para medir o nível de conhecimento prévio sobre a temática, oficinas teórico-práticas, onde o conceito e espécies de PANCs foram apresentados ao público e degustação de receitas feitas com os insumos. Nos estudos analisados, as escolas mostraram-se receptivas às atividades e à possibilidade de incorporação das PANCs, uma vez que os objetivos da inclusão das espécies não convencionais é a garantia da variedade alimentar, resgate cultural e consciência socioambiental, conceitos estes que, se trabalhados desde a infância, constroem sujeitos sociais com mais potencialidades, sendo uma delas a valorização da alimentação saudável, da produção agroecológica e familiar. Conclusão/Considerações finais: Evidenciou-se que os projetos de introdução as PANCs em escolas representa uma atividade riquíssima de educação nutricional, socioambiental e cultural. Além de ofertar aos estudantes e servidores momentos dinâmicos de aprendizado, oferece uma possibilidade economicamente acessível de enriquecimento nutricional da alimentação escolar com participação direta dos estudantes. Dessa forma faz-se interessante que as experiências das escolas participantes sirvam de modelo para que o mesmo ocorra em mais escolas Brasil afora, pois todas as experiências em escolas se concentram no eixo sul-sudeste e sendo abordadas as plantas nativas da vegetação local, portanto faltam ainda mais trabalhos que abordem experiências nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste.
Palavras-chave: PANCS; Alimentação Escolar; Educação Alimentar e Nutricional.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2020!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, X Encontro de Pós-graduação e I Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. A Conexão Unifametro 2020 teve como tema Virtualize-se, trazendo o convite ao olhar das potencialidades que esse novo mundo nos apresenta, o que se reflete na produção científica compartilhada em nossos Encontros Científicos.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima CONEXÃO.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2020
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Unifametro
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Thalita Rodrigues
Juliana Pereira Pessoa
Denise Moreira Lima Lobo
Pedro Henrique Teixeira Cruz
Rita Maria Lima Rebouças
Pedro Convertte
Douglas Joca Paiva
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques - Coordenação de Pesquisa e Monitoria
CURSO REPRESENTAÇÃO
Administração – Fortaleza Cristiane Madeiro Araújo
Administração - Maracanaú Ana Carla Cavalcante das Chagas
Análise e Desenvolvimento de Sistemas Marcondes Josino Alexandre
Arquitetura e Urbanismo Simone Menezes Mendes
Ciências Contábeis Allan Pinheiro Holanda
Direito Rogério da Silva e Souza
Educação Física Raíssa Fortes Pires Cunha
Enfermagem - Fortaleza Antônio Adriano Rocha Nogueira
Enfermagem – Maracanaú Renato Carneiro da Silva
Engenharia Civil/ Engenharia de Produção - Fortaleza Eliezer Fares Abdala Neto
Engenharia de Produção - Maracanaú Karol Wojtila Chaves Lima
Estética e Cosmética Solange Sousa Pinheiro
Farmácia Felipe Rodrigues Magalhães
Fisioterapia Denise Moreira Lima Lobo
Gastronomia Larissa Pereira Aguiar
Gestão (Tecnólogos) Ana Carla Cavalcante das Chagas
Medicina Veterinária Ana Karine Rocha de Melo Leite
Nutrição Leonardo Furtado de Oliveira
Odontologia Pedro Diniz Rebouças
Pedagogia Webster Guerreiro Belmino
Psicologia Olivia Lima Guerreiro de Alencar
Serviço Social Evania Maria Oliveira Severiano
Sistemas de Informação Marcondes Josino Alexandre
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Devido a pandemia, seguimos com agendamento de atendimento presencial ou via Meet.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.