PANCs NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: UMA REVISÃO

  • Autor
  • Lia Beatriz Marques Damasceno de Moraes
  • Resumo
  •  

    Introdução: As PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) representam uma variedade de vegetais capazes de enriquecer a dieta dos brasileiros por um baixo custo, fácil manipulação e com retorno nutricional considerável1, no entanto ainda seguem sendo pouco conhecidas pela população de forma geral. A utilização das PANCs na alimentação escolar como reforço nutricional aos estudantes vem sendo estudada2,3,4,5,6 e defendida como estratégia de fortalecimento da segurança alimentar e nutricional embasada pela PNAE (Política Nacional da Alimentação Escolar)  A introdução de PANCs no contexto da alimentação escolar pode representar um excelente investimento devido ao baixo custo e ao potencial nutricional dos insumos e também se tornar uma ferramenta de reforço nutricional à alimentação que representa, para muitas crianças7, o principal motivo para frequentarem a escola2.  Algumas espécies com bom potencial de aplicação no ambiente escolar são: Almeirão-do-campo (Hypochaeris chillensis), Begônia (Begonia cucullata), Dente-de-leão (Taraxacum officinale), Onze-horas (Portulaca oleracea) e Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata)8. Objetivos: Revisar a literatura sobre experiências de inserção das PANCs na alimentação escolar. Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica, sobre a introdução de PANCs em escolas de ensino fundamental e médio, pesquisadas em base de dados científicos. Ao total, 5 estudos de experiências em escolas foram encontrados.O período de pesquisa se deu entre agosto e setembro de 2020 e foram excluídos 4 trabalhos por tratarem apenas da introdução ao conceito de PANCs. Resultados: Todos os projetos de inclusão das PANCs na alimentação escolar2,3,4,5,6 representaram grande sucesso tanto no âmbito da aprovação sensorial por parte dos estudantes e dos servidores que participaram, quanto pela viabilização da implementação das hortas9 de cultivo nas escolas. As metodologias mais utilizadas foram aplicação de questionários para medir o nível de conhecimento prévio sobre a temática, oficinas teórico-práticas, onde o conceito e espécies de PANCs foram apresentados ao público e degustação de receitas feitas com os insumos. Nos estudos analisados, as escolas mostraram-se receptivas às atividades e à possibilidade de incorporação das PANCs, uma vez que os objetivos da inclusão das espécies não convencionais é a garantia da variedade alimentar, resgate cultural e consciência socioambiental, conceitos estes que, se trabalhados desde a infância, constroem sujeitos sociais com mais potencialidades, sendo uma delas a valorização da alimentação saudável, da produção agroecológica e familiar. Conclusão/Considerações finais: Evidenciou-se que os projetos de introdução as PANCs em escolas representa uma atividade riquíssima de educação nutricional, socioambiental e cultural. Além de ofertar aos estudantes e servidores momentos dinâmicos de aprendizado, oferece uma possibilidade economicamente acessível de enriquecimento nutricional da alimentação escolar com participação direta dos estudantes. Dessa forma faz-se interessante que as experiências das escolas participantes sirvam de modelo para que o mesmo ocorra em mais escolas Brasil afora, pois todas as experiências em escolas se concentram no eixo sul-sudeste e sendo abordadas as plantas nativas da vegetação local, portanto faltam ainda mais trabalhos que abordem experiências nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste.   

    Palavras-chave: PANCS; Alimentação Escolar; Educação Alimentar e Nutricional.

     

  • Palavras-chave
  • Palavras-chave: PANCS; Alimentação Escolar; Educação Alimentar e Nutricional.
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  • Alimentos, nutrição e saúde
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2020!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIII Encontro de Iniciação à PesquisaVIII Encontro de Monitoria e Iniciação CientíficaX Encontro de Pós-graduação e I Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. A Conexão Unifametro 2020 teve como tema Virtualize-se, trazendo o convite ao olhar das potencialidades que esse novo mundo nos apresenta, o que se reflete na produção científica compartilhada em nossos Encontros Científicos. 

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima CONEXÃO.

Boa leitura!

Drª. Denise Moreira Lima Lobo

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2020 

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.

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CURSO                                                                  REPRESENTAÇÃO

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Administração - Maracanaú                                    Ana Carla Cavalcante das Chagas

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Ciências Contábeis                                                  Allan Pinheiro Holanda

Direito                                                                     Rogério da Silva e Souza

Educação Física                                                      Raíssa Fortes Pires Cunha

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Enfermagem – Maracanaú                                      Renato Carneiro da Silva

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Engenharia de Produção - Maracanaú                    Karol Wojtila Chaves Lima

Estética e Cosmética                                               Solange Sousa Pinheiro

Farmácia                                                                  Felipe Rodrigues Magalhães

Fisioterapia                                                              Denise Moreira Lima Lobo

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Gestão (Tecnólogos)                                                Ana Carla Cavalcante das Chagas

Medicina Veterinária                                              Ana Karine Rocha de Melo Leite

Nutrição                                                                  Leonardo Furtado de Oliveira

Odontologia                                                            Pedro Diniz Rebouças

Pedagogia                                                                Webster Guerreiro Belmino

Psicologia                                                                Olivia Lima Guerreiro de Alencar

Serviço Social                                                         Evania Maria Oliveira Severiano

Sistemas de Informação                                          Marcondes Josino Alexandre

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.

Devido a pandemia, seguimos com agendamento de atendimento presencial ou via Meet.

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