Introdução: O aumento populacional e o processo de urbanização acelerado e desordenado das cidades vêm potencializando a contaminação dos corpos hídricos e a escassez de água potável para suprir a necessidade da população. O tratamento que geralmente é empregado para realizar a desinfecção e remoção de poluentes da água consiste no tratamento convencional. Nesse tipo de tratamento são utilizados processos físicos e químicos, no qual são utilizados reagentes como sais de alumínio e ferro para a realização da coagulação e floculação das impurezas presentes na água. Com o uso da eletro-coagulação, o processo fica menos agressivo quimicamente, pois são utilizados eletrodos metálicos que são controlados eletricamente e desta forma possibilita a o controle na formação dos coagulantes que serão utilizados para a remoção das impurezas presentes na águas.
Objetivos: Realizar o tratamento de amostras de águas de lagoa localizada no município de Fortaleza- CE pelo processo de Eletro-coagulação-Flotação com uso de eletrodos metálicos.
Métodos: Nesse estudo foi utilizado um reator eletrolítico, onde foi investigada a influência de algumas variáveis para aferir o desempenho do processo no tratamento da água de lagoa. Dentre as variáveis estudadas podemos destacar o tipo de material dos eletrodos (alumínio e aço cardono); pH, condutividade da amostra, potencial e tensão da corrente aplicada; Cinética de tratamento. A eficiência do tratamento foi realizada através das análises de pH, condutividade, turbidez, cor e carbono orgânico total (COT).
Resultados: Os resultados preliminares da presente pesquisa mostram-se promissores, haja vista que houve uma melhora significativa dos parâmetros avaliados, especialmente cor, turbidez e COT. No caso das análises de cor e COT, houve uma remoção acima de 95% e de 80%, respectivamente.
Conclusão/Considerações finais: O uso da tecnologia eletrolítica vem tendo bastante destaque, pois possibilita uma melhoria na qualidade das águas após a sua utilização. Desta forma, a água tratada pode ser descartada no meio ambiente de uma forma mais segura ou até mesmo ser usado em outros processos, seja na indústria ou em residências.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2020!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, X Encontro de Pós-graduação e I Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. A Conexão Unifametro 2020 teve como tema Virtualize-se, trazendo o convite ao olhar das potencialidades que esse novo mundo nos apresenta, o que se reflete na produção científica compartilhada em nossos Encontros Científicos.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima CONEXÃO.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2020
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Unifametro
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Thalita Rodrigues
Juliana Pereira Pessoa
Denise Moreira Lima Lobo
Pedro Henrique Teixeira Cruz
Rita Maria Lima Rebouças
Pedro Convertte
Douglas Joca Paiva
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques - Coordenação de Pesquisa e Monitoria
CURSO REPRESENTAÇÃO
Administração – Fortaleza Cristiane Madeiro Araújo
Administração - Maracanaú Ana Carla Cavalcante das Chagas
Análise e Desenvolvimento de Sistemas Marcondes Josino Alexandre
Arquitetura e Urbanismo Simone Menezes Mendes
Ciências Contábeis Allan Pinheiro Holanda
Direito Rogério da Silva e Souza
Educação Física Raíssa Fortes Pires Cunha
Enfermagem - Fortaleza Antônio Adriano Rocha Nogueira
Enfermagem – Maracanaú Renato Carneiro da Silva
Engenharia Civil/ Engenharia de Produção - Fortaleza Eliezer Fares Abdala Neto
Engenharia de Produção - Maracanaú Karol Wojtila Chaves Lima
Estética e Cosmética Solange Sousa Pinheiro
Farmácia Felipe Rodrigues Magalhães
Fisioterapia Denise Moreira Lima Lobo
Gastronomia Larissa Pereira Aguiar
Gestão (Tecnólogos) Ana Carla Cavalcante das Chagas
Medicina Veterinária Ana Karine Rocha de Melo Leite
Nutrição Leonardo Furtado de Oliveira
Odontologia Pedro Diniz Rebouças
Pedagogia Webster Guerreiro Belmino
Psicologia Olivia Lima Guerreiro de Alencar
Serviço Social Evania Maria Oliveira Severiano
Sistemas de Informação Marcondes Josino Alexandre
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Devido a pandemia, seguimos com agendamento de atendimento presencial ou via Meet.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.