O presente artigo tem como objetivo a promoção da saúde mental do trabalhador no âmbito hospitalar e como se dar o trabalho do profissional d psicologia neste contexto. Consiste numa pesquisa literária, para devolutiva das práticas integrativas da faculdade princesa do oeste. Sendo este assunto d grande relevância para entender e potencializar o individuo e todos os que compõem a organização de uma determinada empresa. Nas organizações muitos trabalhadores vivenciam algum tipo de sofrimento seja nos aspectos físicos ou mentais. A psicologia e do trabalho chega como uma caça de homens para dar produtividade e lucros a empresa. Ou seja, inicialmente a função do psicólogo que atuava nessa área era apenas conseguir profissionais adequados para cada função dentro da empresa, através de testes que designavam as habilidades e competências do trabalhador, sendo o negocio da empresa o eixo principal. Pouco se importavam com o bem está psicológico. Quando se percebe que o homem pra produzir não depende apenas das aptidões e habilidades em determinada função. Começa a preocupação com o individuo em si, sem focar somente em resultados e lucros, buscando a partir de então metas que vise o bem esta do trabalhador em todos os sentidos, desde um ambiente favorável e acolhedor. Atualmente muito tem se fito para que o trabalhador seja visto como ser humano no seu lugar de trabalho, que antes era visto apenas como uma máquina. Trabalhar e buscar conhecer como se dar o verdadeiro trabalho do profissional de psicologia dentro das organizações, deve começar desde cedo, logo no período da graduação, para que este profissional desde cedo se prepare para atuar numa gestão empresarial visando não somente o lucro mas o sujeito em todas as suas singularidades. De acordo com dados do INSS o adoecimento mental nas relações de trabalho tem apresentado um aumento significativo no Brasil. Os transtornos mentais ocupam a terceira posição entre as causas de consentimento de benefícios previdenciários (BRASIL, 2012- 2015). Isso nos leva a pensar e repensar, enquanto acadêmicos e profissionais, a relevância da psicologia nas organizações, de qualquer que seja o segmento institucional, pois vidas são vividas, divididas e compartilhadas, mas a hierarquia do dialogo ainda está enraizada, a regra eu mando você obedece continua predominando e adoecendo vidas que são vistas apenas como máquinas no mundo do trabalho.
Promover a saúde dos trabalhadores dentro de uma empresa é desafiante pois envolve, a cultura e normas da empresa, o que muitas vezes não condiz com as práticas psicológicas cientificas e teóricas. Temos um código de ética, que nos conduz a esta pratica, reconhecido e aprovado, que pode atuar em vários contextos, que infelizmente não condizem com o que nos espera no mundo das organizações. Percebe-se então, a necessidade de se repensar o papel da Psicologia na atualidade dentro das organizações desde a formação acadêmica à sua prática enquanto profissional. Acredita-se que, seja o maior desafio, para este profissional a desconstrução dos paradigmas em relação às práticas profissionais do mesmo. Para além da multiplicidade de abordagens teóricas que a profissão oferece, deve ser enfatizada a presença do psicólogo nas organizações como um profissional que assume responsabilidades frente ao sofrimento do trabalhador. E que bem além precisa quebrar as barreiras posicionando-se, de forma a legitimá-lo e lançando ao homem um olhar que não seja eminentemente clínico, e sim biopsicossocial, como atenção e cuidado à singularidade e subjetividade do sujeito.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2020!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, X Encontro de Pós-graduação e I Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. A Conexão Unifametro 2020 teve como tema Virtualize-se, trazendo o convite ao olhar das potencialidades que esse novo mundo nos apresenta, o que se reflete na produção científica compartilhada em nossos Encontros Científicos.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima CONEXÃO.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2020
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Unifametro
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Thalita Rodrigues
Juliana Pereira Pessoa
Denise Moreira Lima Lobo
Pedro Henrique Teixeira Cruz
Rita Maria Lima Rebouças
Pedro Convertte
Douglas Joca Paiva
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques - Coordenação de Pesquisa e Monitoria
CURSO REPRESENTAÇÃO
Administração – Fortaleza Cristiane Madeiro Araújo
Administração - Maracanaú Ana Carla Cavalcante das Chagas
Análise e Desenvolvimento de Sistemas Marcondes Josino Alexandre
Arquitetura e Urbanismo Simone Menezes Mendes
Ciências Contábeis Allan Pinheiro Holanda
Direito Rogério da Silva e Souza
Educação Física Raíssa Fortes Pires Cunha
Enfermagem - Fortaleza Antônio Adriano Rocha Nogueira
Enfermagem – Maracanaú Renato Carneiro da Silva
Engenharia Civil/ Engenharia de Produção - Fortaleza Eliezer Fares Abdala Neto
Engenharia de Produção - Maracanaú Karol Wojtila Chaves Lima
Estética e Cosmética Solange Sousa Pinheiro
Farmácia Felipe Rodrigues Magalhães
Fisioterapia Denise Moreira Lima Lobo
Gastronomia Larissa Pereira Aguiar
Gestão (Tecnólogos) Ana Carla Cavalcante das Chagas
Medicina Veterinária Ana Karine Rocha de Melo Leite
Nutrição Leonardo Furtado de Oliveira
Odontologia Pedro Diniz Rebouças
Pedagogia Webster Guerreiro Belmino
Psicologia Olivia Lima Guerreiro de Alencar
Serviço Social Evania Maria Oliveira Severiano
Sistemas de Informação Marcondes Josino Alexandre
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Devido a pandemia, seguimos com agendamento de atendimento presencial ou via Meet.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.