Introdução: Pertencente aos semestres iniciais da graduação em Arquitetura e Urbanismo, a disciplina Arte e Arquitetura discute as relações entre as duas manifestações culturais e sua existência como reflexo sócio-político e histórico das sociedades. Em tempos de isolamento social, determinação governamental usada como estratégia de enfrentamento da pandemia de COVID-19, as aulas estão sendo ministrada remotamente em ambiente virtual. De maneira inédita, alunos que estão iniciando o curso não conhecem os colegas, o professor ou o ambiente universitário, são introduzidos no mundo da arquitetura e urbanismo à distância, tendo porém, a seu favor, a intimidade com os meios tecnológicos. Apesar disso, nesse primeiro momento, é importante que se forme conexão e engajamento para permitir o encantamento dos alunos com os assuntos com os quais eles lidarão ao longo de uma trajetória de 5 anos pelo menos. Uma grande preocupação para os docentes nesta modalidade de ensino, de forma geral, é como conseguir interação com alunos desconhecidos, a quem não se vê, pois estão escondidos atrás de câmeras desligadas. Compreende-se que, apesar de verem os docentes se apresentarem em ao vivo nas aulas síncronas, frequentemente optam por permanecer ocultos, sem ligar suas câmeras, por medo de se expor aos outros, mostrar seus ambientes familiares, por pura timidez ou mesmo pela conveniência de ficarem a vontade para fazer outras atividades no momento da aula. Objetivos: Assim, o presente artigo objetiva partilhar a experiência docente, como migrante digital (PRENSKY, 2001, p. 5, apud FEY, 2011), na busca pela interação professor-alunos nas aulas à distância, como forma de melhorar o engajamento e as dinâmicas de aprendizado nessa disciplina introdutória à história da arte, arquitetura e evolução urbana. Métodos: Segunda afirmam LEITE e TASSONI (2006, apud VERAS e FERREIRA 2011), cabe ao professor as decisões sobre os processos e objetivos de ensino, articulados nas dimensões cognitiva e afetiva, a partir das quais se possibilita a estruturação do relacionamento positivo dos alunos com o conteúdo e atividades acadêmicas. Dessa forma, visando a construção, no contexto da sala de aula à distância, de uma interrelação positiva e afetiva entre professor e alunos, durante a primeira aula a professora se apresentou, explanou sobre o conteúdo da disciplina e depois, defendendo a ideia que a escolha do curso demonstra a sensibilidade artística latente (muitas vezes desconhecida pela própria pessoa), passou a indagar qual seriam os talentos artísticos dos alunos. As respostas, que variaram entre cantar, dançar, tocar instrumentos, desenhar, até o esperado “nunca pensei nisso, acho que não tenho talento artístico nenhum”, eram dadas enquanto voluntariamente, as câmaras eram acionadas. Em seguida, no decorrer da mesma aula, foi iniciada apresentação de slides introdutória dos assuntos abordados na disciplina, mostrando manifestações artísticas variadas, comparando-as e mostrando sua relação com o momento histórico, e como expressão psicológica do autor. Neste contexto foram discutidas ‘O grito’ e ‘Melancolia’ de Edward Munch, ‘Convergência’ de Jackson Pollock, ‘Red Canva’ de Georgia O’Keefe e ‘Natureza Morta’ de Paul Cesánne, passando depois à representações da figura humana em ‘Retrato de Dora Assise’ de Picasso, ‘Mao Tsé Tung’ de Andy Warhol, e os autorretratos de Rembrandt e Norman Rockwell. Em ‘American Gothic’ de Grant Wood e ‘Casal Arnolfini’ de Jan van Eyck foram destacados os aspectos das imagens que proporcionavam riqueza narrativa e por fim, duas obras contundentes de Norman Rockwell, que suscitaram discussões, mostrando engajamento dos alunos em torno dos dois temas: ‘Veja o problema com o qual vivemos’, que mostra, através da imagem de uma criança negra vítima de preconceito racial sendo escoltada por adultos, durante o período segregacionista americano na década de 1960; e ‘Menina no espelho’, que ilustra o contraste entre a imagem feminina veiculada pela publicidade e a imagem real percebida no espelho, que levantou questões sobre as ilusões disseminadas pelas redes sociais, autoaceitação e empoderamento feminino. Todas as imagens mostradas tinham como objetivo a assimilação do entendimento de arte como meio narrativo, conceito que deveria então ser demonstrado através da construção de suas próprias imagens pessoais: foi solicitado para a aula seguinte que os estudantes fizessem seus autorretratos, fotografias nas quais exprimiriam sua história, personalidade e predileções, sendo acordado que a docente também se exporia através do exercício. Resultados: De acordo com WALTON (1986, apud Nascimento, 2004, apud VERAS e FERREIRA 2011) a relação de afetividade positiva professor-alunos é um elemento que deve se fazer presente no contexto acadêmico, uma vez que os aspectos cognitivos e afetivos se influenciam nas atividades humanas. Percebe-se então que a geração de ambientes virtuais satisfatórios e de bem-estar, no contexto das aulas à distância, podem potencializar trocas culturais e absorção de conhecimentos. Assim, o encontro subsequente, no qual foram apresentados os autorretratos, inclusive da própria docente, representou o compartilhamento, em sala de aula, de intimidades através das fotografias, acompanhados de narrativas e explicações sobre os detalhes inseridos na composição dos cenários, que mostravam quartos, cantinhos de estudo, livros preferidos, mapas de locais visitados e malas de viagem, bichinhos de pelúcia, gatos e cachorros de estimação, violões, filhos e cônjuges, sapatilhas de ballet e instrumentos de trabalho, demonstrando que se configurou um exitoso ambiente de confiança e conforto. Conclusão/Considerações finais: Durante as apresentações dos autorretratos, foi observada intensa troca de mensagens de apreciação e incentivo no chat, mostrando que as interações, mesmo que à distância, estavam sendo efetivadas. Na percepção docente, este momento foi fundamental para construção da relação professor-alunos, despertando o interesse e o engajamento, fundamentais para o processo ensino-aprendizagem, e muito além, a atividade permitiu um vislumbre das personalidades dos atores envolvidos, reverberando também na alimentação do entusiasmo docente durante as aulas.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2020!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, X Encontro de Pós-graduação e I Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. A Conexão Unifametro 2020 teve como tema Virtualize-se, trazendo o convite ao olhar das potencialidades que esse novo mundo nos apresenta, o que se reflete na produção científica compartilhada em nossos Encontros Científicos.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima CONEXÃO.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2020
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Unifametro
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Thalita Rodrigues
Juliana Pereira Pessoa
Denise Moreira Lima Lobo
Pedro Henrique Teixeira Cruz
Rita Maria Lima Rebouças
Pedro Convertte
Douglas Joca Paiva
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques - Coordenação de Pesquisa e Monitoria
CURSO REPRESENTAÇÃO
Administração – Fortaleza Cristiane Madeiro Araújo
Administração - Maracanaú Ana Carla Cavalcante das Chagas
Análise e Desenvolvimento de Sistemas Marcondes Josino Alexandre
Arquitetura e Urbanismo Simone Menezes Mendes
Ciências Contábeis Allan Pinheiro Holanda
Direito Rogério da Silva e Souza
Educação Física Raíssa Fortes Pires Cunha
Enfermagem - Fortaleza Antônio Adriano Rocha Nogueira
Enfermagem – Maracanaú Renato Carneiro da Silva
Engenharia Civil/ Engenharia de Produção - Fortaleza Eliezer Fares Abdala Neto
Engenharia de Produção - Maracanaú Karol Wojtila Chaves Lima
Estética e Cosmética Solange Sousa Pinheiro
Farmácia Felipe Rodrigues Magalhães
Fisioterapia Denise Moreira Lima Lobo
Gastronomia Larissa Pereira Aguiar
Gestão (Tecnólogos) Ana Carla Cavalcante das Chagas
Medicina Veterinária Ana Karine Rocha de Melo Leite
Nutrição Leonardo Furtado de Oliveira
Odontologia Pedro Diniz Rebouças
Pedagogia Webster Guerreiro Belmino
Psicologia Olivia Lima Guerreiro de Alencar
Serviço Social Evania Maria Oliveira Severiano
Sistemas de Informação Marcondes Josino Alexandre
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Devido a pandemia, seguimos com agendamento de atendimento presencial ou via Meet.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.