Introdução: O sistema de saúde é dividido em três níveis de atenção: primária, secundária e terciária. Porém, não há, entre eles, relações de subordinação, já que todos são igualmente importantes para se atingirem os objetivos comuns das redes de atenção à saúde. A atenção secundária é constituída pelos serviços especializados em nível ambulatorial e hospitalar, como procedimentos de média complexidade, com tecnologia intermediária entre a atenção primária e a terciária. Esse nível compreende serviços médicos especializados de apoio diagnóstico, terapêutico e atendimento de urgência e emergência. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de Fisioterapia em um ambiente de atenção secundária à saúde. Metodologia: Tratou-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência de acadêmicas de Fisioterapia, sob supervisão de uma fisioterapeuta, em um setor do departamento de uma instituição voltada para a segurança pública, localizado na cidade de Fortaleza, Ceará. O período de atividades se estendeu durante parte da vigência pré-estabelecida em contrato, compreendido entre fevereiro e junho de 2020. Resultados/Discussão: As patologias traumato-ortopédicas são predominantes nesse nível de atuação da fisioterapia e, por haver pouca afinidade por essa área, algumas dificuldades foram encontradas, mas foram superadas com determinação e empenho para levar ao paciente o melhor tratamento, de acordo com a sua patologia e limitação. O medo e a insegurança inicial, foram deixados de lado, com as orientações da supervisora de estágio, o que possibilitou a devida adaptação. Algumas das dificuldades encontradas foram no manuseio e aplicação dos aparelhos de eletroterapia, pois divergiam dos utilizados na faculdade. A discussão e estudo dos casos, além da busca por novas abordagens terapêuticas fez despertar, aos poucos, o interesse pela área. O crescimento e evolução foram percebidos com o decorrer do tempo de atuação. Considerações Finais: Apesar de ter sido encontrada uma realidade diferente daquela vivida na faculdade, houve boa adaptação. Com o ganho de experiência, percebeu-se amadurecimento no olhar clínico, buscando encontrar causas primárias das patologias apresentadas, havendo maior resolutividade da queixa principal dos pacientes. O estágio supervisionado trouxe conhecimento da importância da atuação da fisioterapia em um ambiente de atenção secundária à saúde.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2020!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, X Encontro de Pós-graduação e I Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. A Conexão Unifametro 2020 teve como tema Virtualize-se, trazendo o convite ao olhar das potencialidades que esse novo mundo nos apresenta, o que se reflete na produção científica compartilhada em nossos Encontros Científicos.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima CONEXÃO.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2020
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Unifametro
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Thalita Rodrigues
Juliana Pereira Pessoa
Denise Moreira Lima Lobo
Pedro Henrique Teixeira Cruz
Rita Maria Lima Rebouças
Pedro Convertte
Douglas Joca Paiva
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques - Coordenação de Pesquisa e Monitoria
CURSO REPRESENTAÇÃO
Administração – Fortaleza Cristiane Madeiro Araújo
Administração - Maracanaú Ana Carla Cavalcante das Chagas
Análise e Desenvolvimento de Sistemas Marcondes Josino Alexandre
Arquitetura e Urbanismo Simone Menezes Mendes
Ciências Contábeis Allan Pinheiro Holanda
Direito Rogério da Silva e Souza
Educação Física Raíssa Fortes Pires Cunha
Enfermagem - Fortaleza Antônio Adriano Rocha Nogueira
Enfermagem – Maracanaú Renato Carneiro da Silva
Engenharia Civil/ Engenharia de Produção - Fortaleza Eliezer Fares Abdala Neto
Engenharia de Produção - Maracanaú Karol Wojtila Chaves Lima
Estética e Cosmética Solange Sousa Pinheiro
Farmácia Felipe Rodrigues Magalhães
Fisioterapia Denise Moreira Lima Lobo
Gastronomia Larissa Pereira Aguiar
Gestão (Tecnólogos) Ana Carla Cavalcante das Chagas
Medicina Veterinária Ana Karine Rocha de Melo Leite
Nutrição Leonardo Furtado de Oliveira
Odontologia Pedro Diniz Rebouças
Pedagogia Webster Guerreiro Belmino
Psicologia Olivia Lima Guerreiro de Alencar
Serviço Social Evania Maria Oliveira Severiano
Sistemas de Informação Marcondes Josino Alexandre
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Devido a pandemia, seguimos com agendamento de atendimento presencial ou via Meet.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.