O IMPACTO DAS DIFERENÇAS SOCIOCULTURAIS NA ADOLESCÊNCIA: UMA ANÁLISE FÍLMICA

  • Autor
  • Anderson Moraes Pires
  • Co-autores
  • Alícia da Costa Pereira , Denilson Ribeiro Dimas , Ariane Ribeiro Cassiano , Artur Bruno Fonseca de Oliveira
  • Resumo
  • Introdução: A adolescência, nas sociedades industriais modernas, de acordo com Papalia e Feldman (2013), é a transição da infância para a vida adulta, que compreende, aproximadamente, dos 11 aos 20 anos de idade. Há estudos que comparam e descrevem as inúmeras alterações físicas e hormonais (PAPALIA; FELDMAN, 2013), que podem promover uma visão da adolescência apenas como uma etapa do desenvolvimento decorrente de uma maturação biológica, assim, desconsidera-se o contexto social e histórico das pessoas (TOMIO; FACCI, 2009). Segundo Tomio e Facci (2009), quando as questões sociais e históricas são adicionadas ao entendimento da fase adolescente, compreendendo que o homem é natureza e história desta natureza, possibilita-se uma análise do desenvolvimento humano de maneira mais próxima da(s) realidade(s) vivida(s). Objetivos: Desta maneira, o objetivo deste trabalho é discutir as diferenças sócio-culturais da adolescência através do enredo de um personagem do filme “Capitão Fantástico” (2016). Métodos: O método utilizado neste trabalho recorre à análise fílmica, pois “demanda cautela, uma vez que envolve um todo repleto de ramificações, leituras e questionamentos de diversas ordens, em diferentes momentos” (CORDEIRO, 1996, p. 2), principalmente no âmbito da adolescência dos protagonistas, que apesar de considerarmos as proposições utópicas do filme, é ainda imprescindível um debate contemporâneo sobre a relação entre consciência coletiva com a psique. Antes da análise em si, faz-se importante a distinção entre análise crítica e análise fílmica. Aquela tem como fundamento a atribuição de um juízo de valor para determinado filme (PENAFRIA, 2009). Já a análise fílmica consiste em esclarecer como determinado filme funciona e, a partir disso propor uma interpretação, onde existe duas etapas importantes: a de decompor, ou seja, descrever e, por conseguinte entender as relações para que possa acontecer compreendimento de ambos no ato de interpretar (PENAFRIA, 2009). Resultados: O filme escolhido para análise, “Capitão Fantástico”, é uma comédia dramática, produzido nos Estados Unidos, com duração de 118 minutos, e mostra em seu enredo os desafios que um pai encontra ao tentar conviver com seus seis filhos longe da civilização urbana. Após o filme ser assistido e observado detalhadamente, destacou-se principalmente os relacionamentos do personagem Bodevan, o filho mais velho. Logo nos momentos iniciais do filme, Bodevan passa por um ritual que marca a transição da infância para a adolescência de um modo diferente do que convencionalmente se observa na cultura urbana ocidental. Vê-se certo estranhamento quando Bodevan tem contato com outras pessoas, principalmente as adolescentes, e isso se deu devido a diferença de repertório sócio-cultural. Essas diferenças são marcas das relações que o jovem estabelece com seu meio: estilo de vida no campo; atividades de caça, pesca, colheita; instrução particular; presença do pensamento filosófico. Tal estilo de vida contrapõe em quase tudo o padrão estabelecido na sociedade urbana ocidental. A escolha profissional, no entanto, é evidenciada como um elemento presente na vida do jovem, de modo que este envereda pelo caminho convencional, diferente da expectativa que seu pai tinha. Isso mostra que os determinantes presentes na constituição do adolescente vão além do ambiente familiar, de forma que este sujeito encontra seu cenário de vida expandido (TOMIO; FACCI, 2009). De modo geral, a trama demonstra as influências sócio-históricas no processo de adolescer do jovem Bodevan, que mesmo imerso em um ambiente atípico têm suas construções cognitivas bem definidas, demonstrando domínio de suas funções psicológicas e posicionamento crítico perante os novos contextos desafiantes que se apresentam. Conclusão/Considerações finais: Considera-se que entender a adolescência apenas como um processo de maturação biológica implica em uma visão naturalizante e reducionista do desenvolvimento, comprometendo a amplitude e a potência do psiquismo. Deste modo a análise do filme reitera a importância do aparato histórico-cultural na compreensão coesa do que de fato configura a adolescência, considerando as relações e a coletividade como eixos fundamentais na construção da consciência e no desenvolvimento humano.

  • Palavras-chave
  • Adolescência, Desenvolvimento humano, Análise Fílmica
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Processo de Cuidar
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Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2020!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIII Encontro de Iniciação à PesquisaVIII Encontro de Monitoria e Iniciação CientíficaX Encontro de Pós-graduação e I Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. A Conexão Unifametro 2020 teve como tema Virtualize-se, trazendo o convite ao olhar das potencialidades que esse novo mundo nos apresenta, o que se reflete na produção científica compartilhada em nossos Encontros Científicos. 

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima CONEXÃO.

Boa leitura!

Drª. Denise Moreira Lima Lobo

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2020 

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.

  • Alimentos, nutrição e saúde
  • Análise e Cálculo Estrutural
  • Análises Clínicas e Toxicológicas
  • Assistência Farmacêutica
  • Auditoria nas Organizações
  • Bem-estar animal, medicina veterinária preventiva e saúde pública veterinária
  • Business Inteligence Artificial e Sistemas de Apoio à decisão
  • Clínica e biotecnologias aplicadas em medicina veterinária
  • Constituição, Cidadania e Efetivação de Direitos
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  • Direitos Fundamentais, Sustentabilidade e Democracia
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  • Prática docente e tecnologias educacionais
  • Procedimentos Físico-Químicos Utilizados em Estética
  • Processo de Cuidar
  • Produção do Espaço, Ocupação, Gestão e Cidadania
  • Produção e Processamento de Alimentos
  • Produtos Naturais, Farmacológicos e Cosméticos
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
  • Qualidade e inovação em alimentos e nutrição
  • Saneamento Ambiental, Poluição do Ar, Recursos Hídricos e Geotecnia
  • Saúde Mental e o processo de Adoecimento no Trabalho
  • Tecnologia em Engenharia de Tráfego e Transporte
  • Teoria do Projeto, da Arquitetura e da Cidade
  • Planejamento, Modelos e Estratégias em Gestão de Pessoas

Comissão Organizadora

Unifametro
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Thalita Rodrigues
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Denise Moreira Lima Lobo
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Pedro Convertte
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Comissão Científica

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Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques - Coordenação de Pesquisa e Monitoria

CURSO                                                                  REPRESENTAÇÃO

Administração – Fortaleza                                      Cristiane Madeiro Araújo

Administração - Maracanaú                                    Ana Carla Cavalcante das Chagas

Análise e Desenvolvimento de Sistemas                Marcondes Josino Alexandre

Arquitetura e Urbanismo                                         Simone Menezes Mendes

Ciências Contábeis                                                  Allan Pinheiro Holanda

Direito                                                                     Rogério da Silva e Souza

Educação Física                                                      Raíssa Fortes Pires Cunha

Enfermagem - Fortaleza                                          Antônio Adriano Rocha Nogueira

Enfermagem – Maracanaú                                      Renato Carneiro da Silva

Engenharia Civil/ Engenharia de Produção - Fortaleza      Eliezer Fares Abdala Neto

Engenharia de Produção - Maracanaú                    Karol Wojtila Chaves Lima

Estética e Cosmética                                               Solange Sousa Pinheiro

Farmácia                                                                  Felipe Rodrigues Magalhães

Fisioterapia                                                              Denise Moreira Lima Lobo

Gastronomia                                                            Larissa Pereira Aguiar

Gestão (Tecnólogos)                                                Ana Carla Cavalcante das Chagas

Medicina Veterinária                                              Ana Karine Rocha de Melo Leite

Nutrição                                                                  Leonardo Furtado de Oliveira

Odontologia                                                            Pedro Diniz Rebouças

Pedagogia                                                                Webster Guerreiro Belmino

Psicologia                                                                Olivia Lima Guerreiro de Alencar

Serviço Social                                                         Evania Maria Oliveira Severiano

Sistemas de Informação                                          Marcondes Josino Alexandre

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.

Devido a pandemia, seguimos com agendamento de atendimento presencial ou via Meet.

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019

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