PRÁTICA DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPO DE PANDEMIA

  • Autor
  • Ana Paula Santos da Silva
  • Co-autores
  • Aurea Messias de Jesus
  • Resumo
  •  

    Introdução: atualmente, em pleno isolamento social, devido à pandemia da Covid-19, a relação professor/aluno e o estágio nos anos finais no Ensino Fundamental se tornou um desafio. Não obstante, são também considerados um instrumento indispensável para o contato direto com aluno e é por meio do estágio, que o discente dos cursos de licenciatura desenvolve os saberes docentes, refletindo sua prática de forma crítica e transformadora. Objetivos: buscou relatar as atividades desenvolvidas durante o estágio, que contribuiu com o ensino e aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública. O presente relato justifica-se pela importância da prática docente em tempos de pandemia através do estágio curricular obrigatório. Métodos: em tempos de enfrentamento ao Covid-19, foram necessário observações e coleta de dados através meio eletrônicos para conclusão das atividades referentes ao estágio curricular. O cenário de referência da pesquisa foi em uma escola pública do Estado de Minas Gerais da educação básica, na cidade de Canápolis - MG. Foram coletados dados através de ambiente virtual durante o primeiro semestre do ano letivo de 2020. Para o desenvolvimento desse relato, o estágio foi dividido em duas etapas: Conhecer estrutura organizacional da escola; Elaboração do produto virtual que foi elaborado com materiais de fácil acesso através de grupos do Whatsapp, aplicativo em que todos participantes tinham acesso.   Resultados: na primeira etapa, foi desenvolvida a partir do perfil dos alunos e acompanhamento das aulas virtuais ofertadas de uma turma do 7ª ano, no período de 20 dias, no qual, foram verificadas as dificuldades dos educadores em produzir conteúdo online, junto à inexperiência no uso de plataformas, aplicativos, editar vídeos, deficiência de recursos por parte da escola como também pela comunidade escolar que, são alguns fatores que impede a efetivação do trabalho docente de forma eficiente em tempos de pandemia. Partindo dessa observação, foi proposta uma trilha pedagógica sobre educação ambiental. Na segunda etapa, foi o desenvolvimento de uma trilha pedagógica para tempos de isolamento devido à pandemia. A trilha Pedagógica intitulada “Promoção da Educação Ambiental crítica em tempos de pandemia” foi baseada na metodologia ativa sequencia didática formada por três aulas. A primeira aula foi a problematização por meio do curta metragem “Ilha das Flores”. A segunda aula foi realizada uma contextualização (discussão e questionamentos) do curta com enfoque no lixo urbano. Na terceira aula foi solicitada para que os alunos realizassem o teste “Pegada Ecológica” no site wwwf.org.br com objetivo de refletirem sobre o local onde vivem e se posicionarem na comunidade na perspectiva da educação ambiental.  Autores como Tardif (2012), Libâneo (2017), defendem a ideia de que, para se ter sucesso da prática docente, é necessário que a escola seja “loco” principal para os profissionais da educação atuantes, que não adianta cursos teóricos, seminários e palestras. Infelizmente, a formação se efetiva no exercício pedagógico, no trabalho dentro da escola, mas também na construção de novas práticas que podem ser tanto como fora do ambiente escolar. Considerações finais: No inicio, se pensou que seria um grande desafio na realização do estágio e a elaboração de uma trilha pedagógico em tempos de pandemia, devido o isolamento social, limitação de acesso ao espaço físico da escola e a materiais impressos. No entanto, observou que um novo olhar sobre a nova demanda escolar, deve ser visto como uma oportunidade de aprender a lidar com todas essas ferramentas tecnológicas e perceber que o ensino e aprendizagem é um processo em que deve-se focar nas competências e habilidades desenvolvidas e não apenas em cumprimento de carga horária. Foi possível observar que essa pesquisa melhorou o uso de ferramentas tecnológicas e despertou a criatividade e a motivação para futuras pesquisas a partir da temática prática docente.

     

  • Palavras-chave
  • Docência; Estágio Supervisionado; Produto Virtual.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Prática docente e tecnologias educacionais
Voltar Download

Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2020!

Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIII Encontro de Iniciação à PesquisaVIII Encontro de Monitoria e Iniciação CientíficaX Encontro de Pós-graduação e I Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. A Conexão Unifametro 2020 teve como tema Virtualize-se, trazendo o convite ao olhar das potencialidades que esse novo mundo nos apresenta, o que se reflete na produção científica compartilhada em nossos Encontros Científicos. 

Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.

Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima CONEXÃO.

Boa leitura!

Drª. Denise Moreira Lima Lobo

Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2020 

As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.

  • Alimentos, nutrição e saúde
  • Análise e Cálculo Estrutural
  • Análises Clínicas e Toxicológicas
  • Assistência Farmacêutica
  • Auditoria nas Organizações
  • Bem-estar animal, medicina veterinária preventiva e saúde pública veterinária
  • Business Inteligence Artificial e Sistemas de Apoio à decisão
  • Clínica e biotecnologias aplicadas em medicina veterinária
  • Constituição, Cidadania e Efetivação de Direitos
  • Contabilidade, Controladoria e Finanças
  • Desenvolvimento de Produtos e Projetos
  • Direitos Fundamentais, Sustentabilidade e Democracia
  • Doenças Crônicas Não-transmissíveis
  • Engenharia de Software e Computação em Nuvem
  • Estratégias Organizacionais
  • Estudos de Utilização de Medicamentos
  • Farmácia Hospitalar e Clínica
  • Fitoterapia
  • Gestão, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil
  • História, Patrimônio e Identidade
  • Inovação e Inteligência Artificial
  • Lean Manufacturing e Gestão
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  • Movimentos Sociais, Conflito e Direitos humanos
  • Políticas Públicas e Direitos Sociais
  • Prática docente e tecnologias educacionais
  • Procedimentos Físico-Químicos Utilizados em Estética
  • Processo de Cuidar
  • Produção do Espaço, Ocupação, Gestão e Cidadania
  • Produção e Processamento de Alimentos
  • Produtos Naturais, Farmacológicos e Cosméticos
  • Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas
  • Qualidade e inovação em alimentos e nutrição
  • Saneamento Ambiental, Poluição do Ar, Recursos Hídricos e Geotecnia
  • Saúde Mental e o processo de Adoecimento no Trabalho
  • Tecnologia em Engenharia de Tráfego e Transporte
  • Teoria do Projeto, da Arquitetura e da Cidade
  • Planejamento, Modelos e Estratégias em Gestão de Pessoas

Comissão Organizadora

Unifametro
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Thalita Rodrigues
Juliana Pereira Pessoa
Denise Moreira Lima Lobo
Pedro Henrique Teixeira Cruz
Rita Maria Lima Rebouças
Pedro Convertte
Douglas Joca Paiva

Comissão Científica

Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica 

Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques - Coordenação de Pesquisa e Monitoria

CURSO                                                                  REPRESENTAÇÃO

Administração – Fortaleza                                      Cristiane Madeiro Araújo

Administração - Maracanaú                                    Ana Carla Cavalcante das Chagas

Análise e Desenvolvimento de Sistemas                Marcondes Josino Alexandre

Arquitetura e Urbanismo                                         Simone Menezes Mendes

Ciências Contábeis                                                  Allan Pinheiro Holanda

Direito                                                                     Rogério da Silva e Souza

Educação Física                                                      Raíssa Fortes Pires Cunha

Enfermagem - Fortaleza                                          Antônio Adriano Rocha Nogueira

Enfermagem – Maracanaú                                      Renato Carneiro da Silva

Engenharia Civil/ Engenharia de Produção - Fortaleza      Eliezer Fares Abdala Neto

Engenharia de Produção - Maracanaú                    Karol Wojtila Chaves Lima

Estética e Cosmética                                               Solange Sousa Pinheiro

Farmácia                                                                  Felipe Rodrigues Magalhães

Fisioterapia                                                              Denise Moreira Lima Lobo

Gastronomia                                                            Larissa Pereira Aguiar

Gestão (Tecnólogos)                                                Ana Carla Cavalcante das Chagas

Medicina Veterinária                                              Ana Karine Rocha de Melo Leite

Nutrição                                                                  Leonardo Furtado de Oliveira

Odontologia                                                            Pedro Diniz Rebouças

Pedagogia                                                                Webster Guerreiro Belmino

Psicologia                                                                Olivia Lima Guerreiro de Alencar

Serviço Social                                                         Evania Maria Oliveira Severiano

Sistemas de Informação                                          Marcondes Josino Alexandre

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.

Devido a pandemia, seguimos com agendamento de atendimento presencial ou via Meet.

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019

Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018