Introdução: atualmente, em pleno isolamento social, devido à pandemia da Covid-19, a relação professor/aluno e o estágio nos anos finais no Ensino Fundamental se tornou um desafio. Não obstante, são também considerados um instrumento indispensável para o contato direto com aluno e é por meio do estágio, que o discente dos cursos de licenciatura desenvolve os saberes docentes, refletindo sua prática de forma crítica e transformadora. Objetivos: buscou relatar as atividades desenvolvidas durante o estágio, que contribuiu com o ensino e aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública. O presente relato justifica-se pela importância da prática docente em tempos de pandemia através do estágio curricular obrigatório. Métodos: em tempos de enfrentamento ao Covid-19, foram necessário observações e coleta de dados através meio eletrônicos para conclusão das atividades referentes ao estágio curricular. O cenário de referência da pesquisa foi em uma escola pública do Estado de Minas Gerais da educação básica, na cidade de Canápolis - MG. Foram coletados dados através de ambiente virtual durante o primeiro semestre do ano letivo de 2020. Para o desenvolvimento desse relato, o estágio foi dividido em duas etapas: Conhecer estrutura organizacional da escola; Elaboração do produto virtual que foi elaborado com materiais de fácil acesso através de grupos do Whatsapp, aplicativo em que todos participantes tinham acesso. Resultados: na primeira etapa, foi desenvolvida a partir do perfil dos alunos e acompanhamento das aulas virtuais ofertadas de uma turma do 7ª ano, no período de 20 dias, no qual, foram verificadas as dificuldades dos educadores em produzir conteúdo online, junto à inexperiência no uso de plataformas, aplicativos, editar vídeos, deficiência de recursos por parte da escola como também pela comunidade escolar que, são alguns fatores que impede a efetivação do trabalho docente de forma eficiente em tempos de pandemia. Partindo dessa observação, foi proposta uma trilha pedagógica sobre educação ambiental. Na segunda etapa, foi o desenvolvimento de uma trilha pedagógica para tempos de isolamento devido à pandemia. A trilha Pedagógica intitulada “Promoção da Educação Ambiental crítica em tempos de pandemia” foi baseada na metodologia ativa sequencia didática formada por três aulas. A primeira aula foi a problematização por meio do curta metragem “Ilha das Flores”. A segunda aula foi realizada uma contextualização (discussão e questionamentos) do curta com enfoque no lixo urbano. Na terceira aula foi solicitada para que os alunos realizassem o teste “Pegada Ecológica” no site wwwf.org.br com objetivo de refletirem sobre o local onde vivem e se posicionarem na comunidade na perspectiva da educação ambiental. Autores como Tardif (2012), Libâneo (2017), defendem a ideia de que, para se ter sucesso da prática docente, é necessário que a escola seja “loco” principal para os profissionais da educação atuantes, que não adianta cursos teóricos, seminários e palestras. Infelizmente, a formação se efetiva no exercício pedagógico, no trabalho dentro da escola, mas também na construção de novas práticas que podem ser tanto como fora do ambiente escolar. Considerações finais: No inicio, se pensou que seria um grande desafio na realização do estágio e a elaboração de uma trilha pedagógico em tempos de pandemia, devido o isolamento social, limitação de acesso ao espaço físico da escola e a materiais impressos. No entanto, observou que um novo olhar sobre a nova demanda escolar, deve ser visto como uma oportunidade de aprender a lidar com todas essas ferramentas tecnológicas e perceber que o ensino e aprendizagem é um processo em que deve-se focar nas competências e habilidades desenvolvidas e não apenas em cumprimento de carga horária. Foi possível observar que essa pesquisa melhorou o uso de ferramentas tecnológicas e despertou a criatividade e a motivação para futuras pesquisas a partir da temática prática docente.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da Conexão Unifametro 2020!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VIII Encontro de Iniciação à Pesquisa, VIII Encontro de Monitoria e Iniciação Científica, X Encontro de Pós-graduação e I Encontro de Experiências Docentes. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. A Conexão Unifametro 2020 teve como tema Virtualize-se, trazendo o convite ao olhar das potencialidades que esse novo mundo nos apresenta, o que se reflete na produção científica compartilhada em nossos Encontros Científicos.
Esperamos que essa coletânea possa auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Agradecemos a todos pela confiaça em compartilhar suas produções científicas em nosso evento e contamos com sua participação na próxima CONEXÃO.
Boa leitura!
Drª. Denise Moreira Lima Lobo
Coordenadora da Comissão Científica da Conexão Unifametro 2020
As normas para submissão e apresentação de trabalhos podem ser acessadas neste link.
Comissão Organizadora
Unifametro
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques
Thalita Rodrigues
Juliana Pereira Pessoa
Denise Moreira Lima Lobo
Pedro Henrique Teixeira Cruz
Rita Maria Lima Rebouças
Pedro Convertte
Douglas Joca Paiva
Comissão Científica
Denise Moreira Lima Lobo - Coordenação Comissão Científica
Ana Cileia Pinto Teixeira Henriques - Coordenação de Pesquisa e Monitoria
CURSO REPRESENTAÇÃO
Administração – Fortaleza Cristiane Madeiro Araújo
Administração - Maracanaú Ana Carla Cavalcante das Chagas
Análise e Desenvolvimento de Sistemas Marcondes Josino Alexandre
Arquitetura e Urbanismo Simone Menezes Mendes
Ciências Contábeis Allan Pinheiro Holanda
Direito Rogério da Silva e Souza
Educação Física Raíssa Fortes Pires Cunha
Enfermagem - Fortaleza Antônio Adriano Rocha Nogueira
Enfermagem – Maracanaú Renato Carneiro da Silva
Engenharia Civil/ Engenharia de Produção - Fortaleza Eliezer Fares Abdala Neto
Engenharia de Produção - Maracanaú Karol Wojtila Chaves Lima
Estética e Cosmética Solange Sousa Pinheiro
Farmácia Felipe Rodrigues Magalhães
Fisioterapia Denise Moreira Lima Lobo
Gastronomia Larissa Pereira Aguiar
Gestão (Tecnólogos) Ana Carla Cavalcante das Chagas
Medicina Veterinária Ana Karine Rocha de Melo Leite
Nutrição Leonardo Furtado de Oliveira
Odontologia Pedro Diniz Rebouças
Pedagogia Webster Guerreiro Belmino
Psicologia Olivia Lima Guerreiro de Alencar
Serviço Social Evania Maria Oliveira Severiano
Sistemas de Informação Marcondes Josino Alexandre
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail conexaocientifica@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.
Devido a pandemia, seguimos com agendamento de atendimento presencial ou via Meet.
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2019 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaounifametro2019
Os anais da CONEXÃO Unifametro 2018 estão disponíveis no link: https://doity.com.br/anais/conexaofametro2018.